Olá. Gostaria de entender qual o prejuízo em fazer uso do zolpidem a longo prazo. Isso porque eu sof

2 respostas
Olá. Gostaria de entender qual o prejuízo em fazer uso do zolpidem a longo prazo. Isso porque eu sofro com insônia e, após começar a fazer uso do medicamento passei a dormir muito bem, na hora Planejada, acordava disposto. Usei por quase um ano. Porém comecei a ter sonambulismo, em especial quando ficava resistindo ao sono por qualquer motivo, e minha médica decidiu então substituir por quetiapina. Mas não consigo mais dormir. Aumente a dose de quetiapina de 25 para 50 e não sinto sono. Minha pergunta: qual o mal de eu voltar a usar o Zolpidem, que me fazia dormir bem? Obrigado.
Ele irá causar dependência física e psicológica.
Ele altera a estrutura do sono, ou seja, te bota pra dormir mas o sono é de uma qualidade ruim.
Pode levar a prejuízo de memória, sintomas psicóticos, você fazer atos e não lembrar.
Você com o tempo vai criar resistência, ou seja, precisar de uma dose maior para o mesmo efeito.
Sempre digo: remédio não trata insônia, somente te bota para dormir.
O ideal é medidas comportamentais (higiene do sono) e tratamentos mais naturais (magnésio, mulungu, melissa...)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Apesar de não ser tratada como droga "tarja preta" (as que causam dependência) o uso prolongado/diário (ou seja, maior do que 3 meses) da droga a faz causar tolerância/dependência no organismo. Está no grupo chamado drogas Z's. O Zolpidem é um indutor do sono (usado para dificuldade de entrar no sono) sendo pouco potente na manutenção no mesmo. A insônia não é uma doença geralmente, é um sintoma de uma como: depressão/e ou ansiedade. Por ser uma droga que causa dependência não deve ser retirada abruptamente, deve-se fazer um desmame. A quetiapina é uma ótima medicação que não causa dependência, garantindo uma ótima qualidade de sono, pode-se ser usado até 200 mg para efeitos hipnóticos, garanta-se de comprar uma quetiapina similar/referência para melhor performance. E a grande questão é o não tratamento das causas da insônia referidas anteriormente e só tratar o sintoma. Seria ótimo iniciar psicoterapia, tratamento para as doenças de base (depressão e/ou ansiedade), desmame correto do Zolpidem - pois você já é dependente - e o aumento da dose de Quetiapina para garantir um bom sono. Disponho-me.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.