Olá, fui diagnosticado com Disautonomia Sincope Vaso Vagal, e fui receitado com sertralina. Fiz uso

5 respostas
Olá, fui diagnosticado com Disautonomia Sincope Vaso Vagal, e fui receitado com sertralina. Fiz uso durante anos de cannabis, e ainda faço, há algum problema? Faço o uso somente 1x por dia, antes de dormir, considerando que sempre tive insônia e foi a unica coisa que me ajudou a dormir.
Caro, primeiramente é importante entender qual é a finalidade real da prescrição da sertralina, pelo seu relato me parece que foi diagnosticado algum tipo de transtorno de ansiedade, ansiedade essa que é possivel que você esteja tentando amenizar com o uso da maconha antes de dormir. Relação entre essas duas substâncias não há estudos e/ou informações consideráveis para te dizer que é proibido fazer esse uso conjunto, porém, pode ser que a sertralina não esteja, por não estar na dose adequada ou simplesmente porque não é a substância mais adequada para você, fazendo o efeito desejado e você ainda precise usar a maconha como uma forma de se auto "medicar". Espero ter ajudado, fico a disposição.

O uso da cannabis, quando fumada, apresenta os mesmos riscos para o organismo que o tabaco (sem filtro); isto é, problemas pulmonares e cardio-vasculares. O THC (o canabinóide mais conhecido e que está em maior concetração nas plantas), causa importante síndrome de dependência e aumenta o risco de psicose, estando muito associado com o início de quadros de esquizofrenia . Por se tratar de substância proibida na maioria dos países ainda se conhece pouco das interações com medicações como a sertralina. O que se sabe é que o uso conjunto pode amplificar alguns efeitos colaterais como tontura, sonolência, confusão e dificuldade de concentração. Muitos quadros de ansiedade estão associados à dificuldade de iniciar e manter sono, tontura e ma-estar físico. O uso da sertralina pode combater esses sintomas. Converse com seu médico sobre o uso da cannabis e como isso pode ajudá-lo ou prejudicá-lo.
É natural que alguns sintomas surjam com o uso da Sertralina, a exemplo do aumento de ansiedade (o que pode afetar o sono, por exemplo). Não é possível fazer uma associação direta - não sem antes passar por uma avaliação mais aprofundada - de um prejuízo ou problema no uso das duas substâncias, pois cada corpo reage de uma maneria. Não há pesquisa cientifica que tenha demonstrado, de maneira irrefutável, esse prejuízo de maneira universal, ou seja: para qualquer pessoa que faça essa associação no uso de maconha com psicotrópico. De toda forma, vale procurar um médico (seja um neurologista ou psiquiatra), para entender melhor sobre seu quadro clínico, assim como promover ajustes na sua medicação, caso seja necessário. Seria importante, também, que você conciliasse o cuidado médico à psicoterapia, como forma de cuidar nas questões de ordem emocional
Sim, existe problemas envolvidos com o uso cronico de cannabis, mesmo que não piore esta sua queixa em particular.
Fale com seu medico.
Olá, entendo suas preocupações sobre o uso de sertralina e cannabis, especialmente no contexto de seu diagnóstico de disautonomia com síncope vasovagal.

Primeiro, é importante compreender que a sertralina foi prescrita possivelmente para tratar sintomas de ansiedade, que muitas vezes podem estar presentes em casos de disautonomia. A ansiedade pode exacerbar os sintomas da disautonomia, e a sertralina pode ajudar a estabilizar seu estado emocional e reduzir episódios de síncope.

O uso de cannabis, por outro lado, é uma questão mais complexa. A cannabis pode ajudar a aliviar a insônia, mas também pode ter efeitos colaterais, especialmente quando usada em conjunto com outros medicamentos como a sertralina. Embora não haja estudos conclusivos que proíbam o uso conjunto dessas substâncias, é importante estar ciente de alguns pontos:

1. A cannabis pode amplificar alguns efeitos colaterais da sertralina, como tontura, sonolência, confusão e dificuldade de concentração.
2. O uso crônico de cannabis pode ter efeitos adversos sobre a saúde pulmonar e cardiovascular, além de potencial risco de dependência e efeitos sobre a saúde mental, incluindo o aumento do risco de psicose em algumas pessoas.

Dado que você usa cannabis para ajudar a dormir, pode ser que sua insônia esteja relacionada à ansiedade, algo que a sertralina deve ajudar a tratar. No entanto, se a sertralina não estiver surtindo o efeito desejado ou se você continuar precisando da cannabis, pode ser necessário ajustar a dose da sertralina ou considerar outras opções de tratamento.

Recomendo que você converse abertamente com seu médico sobre seu uso de cannabis e como isso está ajudando ou prejudicando seu bem-estar geral. Seu médico pode avaliar sua situação de forma mais detalhada e, se necessário, ajustar seu tratamento para que você obtenha o melhor resultado possível.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir seu caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar. Assim, podemos conversar de forma mais personalizada e detalhada sobre suas preocupações e necessidades de saúde.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.