Olá, fui diagnosticada com TDAH e comecei a tomar Ritalina faz 2 dias. Eu sinto os efeitos físicos,

9 respostas
Olá, fui diagnosticada com TDAH e comecei a tomar Ritalina faz 2 dias. Eu sinto os efeitos físicos, como dor de cabeça, cabeça pesada, sensação de estômago vazio sempre, e um refluxo. Mas não vi que minha concentração melhorou, me sinto bem distraída e esquecida igual. É assim mesmo?
boa tarde!
os efeitos colaterais são normais,a tendência é ter uma diminuição e adaptação do seu organismo com a substância.
Assim como os efeitos colaterais,os benefícios com o uso da substância ocorrem gradativamente.Persista um pouco mais,e converse posteriormente com o seu psiquiatra para que o mesmo possa fazer os ajustes,caso sejam necessários.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Concordo com o Dr. Rômulo. A pessoa mais adequada para identificar os ajustes necessários será o seu psiquiatra.

Agora, quanto a distração e esquecimento, quando há diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, faz-se necessário a realização de sessões de psicoterapia.
A psicoterapia na abordagem Cognitivo-Comportamental facilitará a construção de estratégias para que você possa viver melhor, traçando metas em busca de seus objetivos.
Estudos revelam que a combinação medicamento/terapia oferece melhores resultados comparados a utilização de apenas uma das intervenções (apenas medicação ou apenas psicoterapia).
Espero ter lhe ajudado!
Att.
Acredito que 2 dias são pouco tempo para se ter um efeito do remédio, quanto aos efeitos colaterais é bom conversar com seu Psiquiatra. É de suma importância associar o tratamento do medicamento com um tratamento de Psicoterapia, para que você possa ter acesso nas raízes das causas e poder ter uma vida melhor.
O metilfenidato - Ritalina - é uma das drogas de escolha para tratamento do TDAH. Assim como todas as medicações, os efeitos colaterais podem acontecer. Relatos de cefaleia (dor de cabeça), alterações no apetite e no sono podem realmente acontecer, como você relatou e na maioria das vezes, estao relacionados ao início do tratamento e adaptação do organismo, como já citado acima.
Siga as orientações do seu médico, converse com ele, esclareça suas dúvidas.
Olá os efeitos colaterais são normais e tendem a diminuir com o tempo. Quanto ao efeito, todo medicamento tem um tempo para adaptação do organismo e inicio do efeito, em medicamentos que atuam sob o sistema nervoso e funções cerebrais esse tempo tende a ser de 15 a 30 dias. Para se tranquilizar indico que converse com o seu médico. No entanto o tratamento mais completo p TDAH (aquele que produz melhores resultados) deve ser multidisciplinar, combinando terapia e medicamentos.
Olá, bom dia. De fato, dois dias é uma período muito curto para avalar as suas reações. É importante você saber que esses medicamentos, diferente dos antidepressivos comuns (sertralina, fluoxetina, etc), não dependem de tempo para acumulação no organismo para iniciar sua ação. O efeito do metilfenidato (Ritalina) inicia-se em cerca de 30 minutos após a ingestão e persiste por mais ou menos 4 horas. Há também a Ritalina LA cuja liberação no organismo se prolonga por 8 horas. Com efeitos mais prolongados durante o dia, há ainda o Concerta (Metilfenidato) cuja duração é de até 12 horas. Outra opção de tratamento medicamentoso já disponível no Brasil há algum tempo, embora mais caro, é a Lis-dexanfetamina (Venvanse) cuja ação no organismo também permanece por 12 horas. A melhor escolha de tratamento deve ser feita por você e seu médico tendo em vista os benefícios para a sua vida familiar, acadêmica, laboral e, claro, a menor incidência de efeitos adversos como os que você relatou. Todas essas informações (e muitas outras muito úteis para os portadores de TDAH) você encontra facilmente no site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Espero ter ajudado. Em caso de mais alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato. Um abraço.
Boa tarde,

Ainda é muito cedo para poder sentir grandes mudanças na sua atenção. Já em relação aos efeitos colaterias, é normal senti-los, a temdência é a diminuição desses efeitos adversos com a adaptação do organismo com a medicação!

Mas se os efeitos persistirem por um tempo maior ou estiver insuportável, vale retornar ao médico para uma avaliação clínica do mesmo.

Lembrando que importante em conjunto com o tratamento medicamentoso fazer o tratamento psicoterápico!
Boa tarde!
É comum alguns pacientes queixarem se de efeitos colaterais nos primeiros dias de uso do medicamento. O que a maioria dos médicos sugerem é continuar e caso persista após uns 15 dias, fazer reavaliação médica. Também sugiro a psicoterapia para o auxílio na compreensão TDHA e melhora nas suas atividades.
Olá! Entendo o desconforto diante dos efeitos colaterais sofridos e a necessidade de um bem estar rápido, mas a medicação atual associada a terapia e atividades física potencializará bons resultados, dê tempo ao seu organismo e caso queira agende uma primeira consulta com psicólogo.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.