Olá, fiz uma cirurgia para retirada de um teratoma 6cm e endometriose 2,5 cm do ovário direito (sem

4 respostas
Olá, fiz uma cirurgia para retirada de um teratoma 6cm e endometriose 2,5 cm do ovário direito (sem retirada do ovário) e tb limpeza de focos atras do utero. Tomo diost a 1 ano desde a cirurgia. Gostaria de saber quais os impactos de eu deixar de tomar o medicamento. Existe a tendencia da endometriose voltar? Eu nunca tive nenhum sintoma, descobri em exame de rotina. Menstruação regular, sem cólicas.
Obrigada.
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
O tratamento da endometriose visa melhora das dores pélvicas, das cólicas menstruais, das dores na relação sexual, permitindo um funcionamento adequado dos órgãos pélvicos como bexiga e intestino e permitindo uma gravidez espontânea. Com isso, você terá uma melhora do seu bem estar e da sua qualidade de vida.
Ter endometriose não significa realizar uma cirurgia. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle dos sintomas.
A fisioterapia e acupuntura podem ajudar no tratamento.
O controle do humor e as atividades físicas regulares são importantes no tratamento.
Realizar cirurgia não significa ficar livre a endometriose.
O tratamento deve ser mantido no pós-operatório.
Entre as medicações passíveis de uso para controle dos sintomas da endometriose está o dienogeste/pietra/kalist. Lembre que o dienogeste/pietra/kalist não é liberado como anticoncepcional. Na necessidade de anticoncepção, discuta com o seu médico um método para evitar a gravidez indesejada.
A mulher que usa o dienogeste poderá ficar a maior parte do tempo sem menstruar mas terá escapes menstruais, geralmente não mensais.
O seu médico não deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar.
Nunca inicie ou troque uma medicação hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer hormônio. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose.
Se você suspender o tratamento, você irá menstruar e os sintomas da endometriose poderão voltar.
Converse com o seu médico. Agende a sua consulta. Discuta o seu diagnóstico e tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A endometriose é uma doença com caráter recidivante e sim, pode voltar se você voltar a ciclar. Mesmo que não tivesse sintomas na época não significa que não os apresentaria na evolução da doença. Não é recomendado abandonar o tratamento, principalmente se você pretende engravidar no futuro. Se você não está satisfeita com o tratamento atual, exponha seus motivos ao seu médico e procure saber quais são as outras alternativas que você tem.
Olá!
A endometriose ainda é uma doença enigmática. Não compreendemos totalmente como ela evoluirá em cada paciente, mas sabemos que é importante tratar clinicamente (usando o dienogeste, por exemplo), voce está realizando esse tratamento já e acompanhar anualmente com seu médico através de anamnese, exame físico e de imagens (como ressonância magnética de pelve) para avaliar a evolução da doenca.

Tenha o acompanhamento do seu médico.
Avalie sua fertilidade.
Espero que tenha ajudado.
Vale a pena manter o bloqueio do ciclo menstrual para minimizar a chance de recidiva da Endometriose, especialmente se você ainda deseja ter filhos. Boa sorte!

Especialistas

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.