Olá... Fiz um tratamento de canal há alguns anos atrás, fiz a restauração mas infelizmente perdi o d

8 respostas
Olá...
Fiz um tratamento de canal há alguns anos atrás, fiz a restauração mas infelizmente perdi o dente...
Por conta dessa Pandemia não consegui extraí o que restou do dente, acabei de descobrir que estou grávida, será que tem algum problema para a gestação esse canal aberto?
Olá! Caso esse dente tenha algum processo infeccioso, o que é provável, pode ser sim prejudicial para sua saúde. O período gestacional adequado para realizar tratamentos odontológicos é no segundo trimestre, quando você deverá fazer esse procedimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, esse dente pode ocasionar outros problemas. O ideal é procurar um dentista para tratar o quanto antes.
Qualquer processo inflamatório/ infeccioso pode acarretar problemas na gestação.
A literatura aponta que pacientes com processos inflamatórios na cavidade oral tem maiores chances de bebês sub nutridos ou partos prematuros .
O ideal é procurar um profissional e fazer uma avaliação afim de avaliar a possibilidade de uma extração. Claro que com todo cuidado que a situação exige!
Olá. São muitas variáveis a se ponderar, por isso é importante manter o contato com o seu Cirurgião Dentista, ele conhece melhor o seu caso. Se o dente já está com o canal vedado, não apresentará infecção nessa região, mas você ainda pode ter infecção na gengiva ao redor dele, dependendo de outros fatores como: anatomia da raiz que sobrou, se está favorecendo acúmulo de placa; o fato de a gengiva ser mais reativa durante a gravidez.
Há também o fator da quarentena a considerar e, ainda, o trimestre da gestação. O melhor período para procedimentos eletivos durante a gravidez é o segundo trimestre. Converse com o seu dentista a fim de chegar na melhor solução para ambos. Att, Fernando Fantin Vono .
Boa noite , sou especialista em endodontia (tratamento de canal), minha orientação no seu caso seria aguardar os primeiro trimestre da gravidez , com a autorização do seu médico podemos sim realizar seu tratamento endodôntico evitando foco de infecção .
Olá... primeiramente PARABÉNS, um bebê a caminho é motivo de alegria.
Sobre a questão da necessidade ou não da extração, e em qual momento ela deve ser realizada, é importante consultar um cirurgião dentista para a correta avaliação.
Em geral, o segundo trimestre da gestação é o mais indicado para a realização de qualquer procedimento, mas isso não significa ficar com dor até lá, caso a dor exista.
Um abraço...

Normalmente, o primeiro trimestre de gestação é preservado em relação aos tratamentos dentários, no que diz respeito à extensão/invasão aos tecidos dentários. Porém, caso seja necessário o C.D. intervir( dores, fraturas, outros), ele têm arsenal dentário próprio para atendimento ao paciente/gestante, bem como conhecimento científico para tal. É muito interessante que seu médico atue junto com o Cirurgião-dentista, a fim de, juntos, obterem uma robusta informação dos dados clínicos do paciente. Assim, de posse dessas informações e de uma criteriosa avaliação odontológica, poderá o C.D. planejar e/ou executar o plano de tratamento para a paciente/gestante.
Oi! Lhe desejo uma gestação tranquila e que venha um bebê rico em saúde com as bênçãos de Deus!!

Cara paciente , sugiro que procure um endodontisra (especialista em canal) para avaliar sobre a REAL SITUAÇÃO deste dente. Caso não tenta uma radiografia deste dente , o profissional irá protegê-la com um avental de chumbo e protetor de tireóide durante a tomada de raio x . Independente deste dente estar com problemas ou não, TRATE ou EXTRAÍA este dente prioritariamente do quarto ao sexto mês de gravidez , pois no último trimestre, (que é período crítico de gestação para intervenções ) se este dente der problema, ele poderá trazer transtornos leves ou gravíssimos de até inchar, abcessos com pus e enorme dor e você irá se colocar e colocar o bebê em risco. Haverão medicações para se tomar e tipo se anestésico, que, por estar grávida , não será indicado. Boa sorte!

Especialistas

Jean Raphael Hora

Jean Raphael Hora

Dentista

Aracaju

Rodrigo Salum

Rodrigo Salum

Dentista

Belo Horizonte

Sérgio Murilo Coelho

Sérgio Murilo Coelho

Dentista

Florianópolis

Francisco Rufino de Lucena Segundo

Francisco Rufino de Lucena Segundo

Cirurgião buco-maxilo-facial

João Pessoa

Lorena Molinos

Lorena Molinos

Dentista

Rio de Janeiro

Selma Bartnik

Selma Bartnik

Dentista

Manaus

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Fraturas Dos Dentes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.