Olá ,fiz um raio x e deu reabsorção radicular externa nos incisivos superiores e inferiores e em um

4 respostas
Olá ,fiz um raio x e deu reabsorção radicular externa nos incisivos superiores e inferiores e em um canino superior, oq é isso ,tem tratamento? Tenho 22 anos e usei aparelho por muito tempo ,terei q extrair ?to com medo te er q fazer isso
A reabsorção nesse caso específico, é um sequestro de tecido mineralizado da raiz pelo próprio organismo.
Essa reabsorção externa provavelmente é decorrente do uso do aparelho ortodôntico, porém, fica difícil fazer uma avaliação da extensão sem observar as imagens radiográficas. Seria pertinente você procurar um endodontista para que o mesmo faça um diagnóstico mais preciso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Provavelmente esta reabsorção externa pode ser um efeito do tratamento ortodôntico. Mas há diversos níveis de reabsorção, inclusive algumas são controladas, sem necessidade de intervenção. É comum alterações nas pontas das raízes durante a ortodontia. O que precisa ser avaliado é o grau desta reabsorção. Sugiro procurar um endodontista.
Conforme os colegas afirmaram acima em suas respostas, essas reabsorções podem estar relacionadas a alguns fatores de um tratamento ortodôntico como tempo de tratamento, movimento ou força ortodôntica excessivo ...
O que há de ser feito agora é a avaliação do grau de reabsorção dessas raízes e proservação junto a um endodontista(especialista em canal). Remoção dos dentes é a última situação.
São suposições que estou colocando, pois a análise de imagens é fundamental para darmos um parecer mais preciso.
Ei! Mantenha a calma, absorção é normal durante longos períodos de tratamento ortodôntico, principalmente se esses dentes precisaram passar por muita movimentação para chegar na posição ideal. Agora é importante fazer um acompanhamento com seu dentista periodicamente para saber se a absorção está estabilizada e se não está comprometendo nada. Esse acompanhamento é muito importante, assim você evita outras surpresas desagradáveis e o profissional pode intervir se necessário. Grande abraço, Dr Ricardo Queiroz.

Especialistas

Letícia Gobi

Letícia Gobi

Dentista

São Paulo

Flávia Trevizan

Flávia Trevizan

Dentista

São Paulo

Marcelo de Araújo Tarrago

Marcelo de Araújo Tarrago

Dentista

Porto Alegre

Nayara Simões

Nayara Simões

Dentista

Porto Alegre

Érika Tatiana de Andrade

Érika Tatiana de Andrade

Dentista

São Paulo

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Reabsorção Da Raiz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.