Olá! Fiz o teste de tolerância a lactose e deu: Basal: 85, 8mg/dL, 30min: 86,0 mg/dL, 60min: 92,5 mg

5 respostas
Olá! Fiz o teste de tolerância a lactose e deu: Basal: 85, 8mg/dL, 30min: 86,0 mg/dL, 60min: 92,5 mg/dL. O que significa esse resultado?
O teste de tolerância à lactose avalia justamente se a sua glicemia sofre alteração após a ingestão do líquido (que é um carboidrato que levará a uma elevação glicêmica). Neste caso, você apresentou alterações em sua glicemia inferior a 20mg/dL, o que indica ser uma Intolerância à Lactose. É interessante iniciar uma restrição alimentar com fontes de lactose (leites e derivados), optando por Zero Lactose e Lacfree. Procure um Nutricionista para adequar sua alimentação e realizar o tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Neste exame observa-se que somente no ultimo momento, isto é, após 60 min de consumo da lactose seu corpo apresentou pequena absorção, devendo analisar se foi promovido por um stress metabólico ou realmente o corpo tem um pouco de enzimas para digerir.
Dentro da modulação intestinal é recomendado retirar e depois do tratamento recolocar e ver como seu corpo responde, mas sempre com uma equipe multidisciplinar (gastrologista e nutricionista) para um melhor resultado e qualidade de vida..
Quando a alteração da glicemia é inferior a 20mg/dL entre cada intervalo, como no seu exame, indica intolerância a lactose. Recomendo um acompanhamento nutricional adequado para realizar as devidas substituições alimentares e modulação intestinal.
Intolerâncias são tratáveis. Esse teste de intolerância a lactose é inespecífico. Normalmente o tratamento do intestino com probióticos elimina essas intolerancias e devolve sua capacidade de digestibilidade de muitos alimentos, alem de muitos outros benefícios. Já ouviu falar de disbiose? Agende uma consulta que posso ajudá-la.
Olá! O teste de tolerância à lactose envolve a ingestão de uma solução contendo lactose e várias medições da glicose no sangue ao longo do tempo. Em pessoas que digerem bem a lactose, os níveis de glicose aumentam gradualmente. No entanto, em pacientes intolerantes à lactose, o aumento da glicemia é limitado (menos de 20 mg/dL em relação ao nível basal). Neste caso, o resultado inicial de 85,8 mg/dL subindo para 92,5 mg/dL ao final do exame indica intolerância à lactose. É fundamental discutir esses resultados com o médico que solicitou o exame para esclarecer dúvidas e considerar uma consulta com um nutricionista para ajustar a alimentação e aliviar sintomas, prevenindo complicações.

Especialistas

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 522 perguntas sobre Prova de tolerância à lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.