Olá, fiz cirurgia de apendicite a 14 dias, a uns 3 dias comecei a fazer tarefas leves, como cozinhar

2 respostas
Olá, fiz cirurgia de apendicite a 14 dias, a uns 3 dias comecei a fazer tarefas leves, como cozinhar alguma coisa ou separar roupas, dá uma dorzinha depois de um tempo mas depois passa, corro algum risco fazendo esse tipo de coisa? E no lugar do corte é normal ficar duro por dentro ao redor? Desde já agradeço a atenção
O pós operatório de apendicectomia segue a recuperação cicatricial de outras cirurgias, de modo que a cicatriz atinge o máximo de força tensional em 90 dias e seria 80% daquela normal. Assim, esforços pesados seriam seguros somente após 90 dias. Esforços leves no sentido de não carregar peso como leitura, andar no plano curtas distâncias, auto higiene, cozinhar, alimentar-se etc estão liberados. A dor é esperada mais intensa nas primeiras 72 horas, mas terá tendência a diminuir gradativamente. Caso a dor aumente e apareça hiperemia na pele, edema, calor local e saída de secreção purulenta na ferida operatória, o retorno para reavaliação do cirurgião é o mais seguro. O risco de esforços são a formação de hérnia ou evisceração. O fato de ter ficado duro o local da cicatriz cirúrgica não é suficiente para um diagnóstico, sendo necessário avaliação do cirurgião para elucidação da dúvida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cuidado com "tarefas leves" 10-12 dias após Apendicectomia. Sua cicatrização ainda está ocorrendo neste intervalo de tempo. O que vc considera leve, na verdade pode ser uma atividade mais intensa para este pós-operatório.
Ouça seu corpo. Sentiu dor, dê um passo atrás. Siga gradualmente a sua recuperação e mantenha seu cirurgião informado. A cicatriz é um tecido de reparação. A elasticidade e firmeza deste tecido não é igual ao tecido normal. Peça ao seu cirurgião para examiná-lo.

Especialistas

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Rafael Gomes Carvalho Barros

Rafael Gomes Carvalho Barros

Cirurgião geral

Belo Horizonte

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Dayana Galdino

Dayana Galdino

Cirurgião geral

Joinville

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1833 perguntas sobre Apendicite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.