Olá faço uso de rivotril a mais de 20 anos . Sempre a noite , só pra dormir e tomo no máximo meio co

2 respostas
Olá faço uso de rivotril a mais de 20 anos . Sempre a noite , só pra dormir e tomo no máximo meio comprimido e me sinto bem todos os dias . E normal ? Grato .
A questão não é se "é normal", mas sim que há muitas pesquisas mostrando que o uso prolongado (por mais de algumas semanas) de medicações benzodiazepínicas como o Rivotril* (clonazepam) tem utilidade questionável, na maioria dos casos e, por outro lado, riscos de efeitos colaterais sérios, sobretudo em relação à memória. Estudos sugerem que uma parte dos efeitos colaterais sobre a memória pode ser irreversível e mesmo a incidência de quadros demenciais aumenta, com o uso dessas medicações. Na imensa maioria dos casos, são possíveis tratamentos mais seguros, medicamentosos e/ou comportamentais. O Rivotril*, por sinal, sequer é uma medicação aprovada para insônia (apesar de causar sono), mas sim para ansiedade - e existem tratamentos de primeira linha, com inibidores seletivos de recaptura de serotonina, drogas duais e outros que são tão ou mais eficazes, em médio e longo prazo, além de psicoterapias comprovadamente eficazes, como a cognitivo-comportamental. Para insônia, há medicações com menos efeitos colaterais, mas o mais importante é a determinação das causas da insônia em cada pessoa e seu tratamento. Finalmente, no caso da insônia, muitas vezes o principal problema está em hábitos errados e abordagens comportamentais e cognitivo-comportamentais se mostram frequentemente suficientes para resolver o problema.

Olá ,Bom dia! O uso prolongado de Rivotril (clonazepam), especialmente por mais de 20 anos, para auxiliar no sono é algo que deve ser monitorado cuidadosamente. Clonazepam é um benzodiazepínico, que pode ser eficaz para problemas de sono a curto prazo, mas seu uso a longo prazo não é geralmente recomendado devido ao risco de dependência, tolerância (necessidade de doses maiores para o mesmo efeito) e efeitos colaterais potenciais.
Se você está se sentindo bem e não observa efeitos adversos, isso é positivo. No entanto, é importante ter acompanhamento médico regular para avaliar a necessidade contínua do medicamento e explorar alternativas mais seguras para o manejo do sono a longo prazo, se necessário. Estratégias não farmacológicas, como higiene do sono, terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I) e mudanças no estilo de vida, podem ser alternativas eficazes.
Estou á disposição.