Olá faço uso de rivotril a mais de 20 anos . Sempre a noite , só pra dormir e tomo no máximo meio co

2 respostas
Olá faço uso de rivotril a mais de 20 anos . Sempre a noite , só pra dormir e tomo no máximo meio comprimido e me sinto bem todos os dias . E normal ? Grato .
A questão não é se "é normal", mas sim que há muitas pesquisas mostrando que o uso prolongado (por mais de algumas semanas) de medicações benzodiazepínicas como o Rivotril* (clonazepam) tem utilidade questionável, na maioria dos casos e, por outro lado, riscos de efeitos colaterais sérios, sobretudo em relação à memória. Estudos sugerem que uma parte dos efeitos colaterais sobre a memória pode ser irreversível e mesmo a incidência de quadros demenciais aumenta, com o uso dessas medicações. Na imensa maioria dos casos, são possíveis tratamentos mais seguros, medicamentosos e/ou comportamentais. O Rivotril*, por sinal, sequer é uma medicação aprovada para insônia (apesar de causar sono), mas sim para ansiedade - e existem tratamentos de primeira linha, com inibidores seletivos de recaptura de serotonina, drogas duais e outros que são tão ou mais eficazes, em médio e longo prazo, além de psicoterapias comprovadamente eficazes, como a cognitivo-comportamental. Para insônia, há medicações com menos efeitos colaterais, mas o mais importante é a determinação das causas da insônia em cada pessoa e seu tratamento. Finalmente, no caso da insônia, muitas vezes o principal problema está em hábitos errados e abordagens comportamentais e cognitivo-comportamentais se mostram frequentemente suficientes para resolver o problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá ,Bom dia! O uso prolongado de Rivotril (clonazepam), especialmente por mais de 20 anos, para auxiliar no sono é algo que deve ser monitorado cuidadosamente. Clonazepam é um benzodiazepínico, que pode ser eficaz para problemas de sono a curto prazo, mas seu uso a longo prazo não é geralmente recomendado devido ao risco de dependência, tolerância (necessidade de doses maiores para o mesmo efeito) e efeitos colaterais potenciais.
Se você está se sentindo bem e não observa efeitos adversos, isso é positivo. No entanto, é importante ter acompanhamento médico regular para avaliar a necessidade contínua do medicamento e explorar alternativas mais seguras para o manejo do sono a longo prazo, se necessário. Estratégias não farmacológicas, como higiene do sono, terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I) e mudanças no estilo de vida, podem ser alternativas eficazes.
Estou á disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1636 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.