Olá! Faço uso de cloridrato de sertralina 50 mg e clonazepam 2 mg. Uso já faz vários anos. Tem

3 respostas
Olá!
Faço uso de cloridrato de sertralina 50 mg e clonazepam 2 mg.
Uso já faz vários anos.
Tem algum risco em usar essas medicações por tanto tempo?
Não em fazer o uso dessas duas medicações ao mesmo tempo mas sim em fazer uso crônico do clonazepam, tal substância causa dependência, tolerância e outros efeitos, não que ela foi prescrita indevidamente, porém, seu uso é para um curto espaço de tempo e com um proprosito específico, junto com a sertralina ou outro inibidor da recaptacao de serotonina. Espero ter esclarecido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim para o Clonazepam. Há estudos que relacionam diversas alterações de memória e doenças associadas ao uso prolongado de benzodiazepínico (como o clonazepam). Além disso o uso prolongado leva à tolerância (vai precisar de mais medicamento para atingir a mesma sensação) e à dependência (não consegue ficar sem!).
Quanto a sertralina, o uso prolongado pode ser indicado especialmente nos casos das doenças crônicas.
De qualquer forma o melhor para a avaliar se há a necessidade ou não da manutenção dos medicamentos é o seu médico, que conhece seu histórico e pode auxiliar na retirada, se for o caso!
Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Toda química que ingerimos, apenas pelo simples fato de não ser algo natural, já pode causar alguns males ao longo do tempo.
Você deve pensar de uma forma mais ampla.
A não ser que você tenha uma doença crônica incapacitante que lhe obrigue o uso de uma medicação ininterruptamente, aí sim, podemos dizer que você precisará de uma medicação diária.
Mas as doenças com fatores emocionais e é claro com componentes biológicos pois somos um todo, devem ser exploradas de uma forma mais íntima, ou seja, você deve buscar ajuda para a sua causa e não apenas remediar com remédio, se é que me entende.
O remédio da conta de alguns sintomas, mas não fará você pensar e interiorizar-se para realmente resolver a questão. Procure uma terapia e mergulhe em si mesmo(a). Este é o verdadeiro remédio. A busca de sua consciência interior dos fatos que não estão compreendidos e lhe fazem sofrer...
Att
Eduardo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1653 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.