Olá, eu tenho uma parceira que bebe desde nova, e atualmente elas está com 19 anos e senti q está se

23 respostas
Olá, eu tenho uma parceira que bebe desde nova, e atualmente elas está com 19 anos e senti q está sem controle da bebida. Ela já esteve pior em relação a bebida. Mas estava num momento da vida sem ligar pra nada então vivia bebendo sempre. Hj em dia, praticamente bebe só final de semana. Mas nas últimas semanas ela tem bebido após o trabalho. E ela tem ficado bem alcoolizada, como se o álcool estivesse pegando mais sabe. Bebendo pouco e já ficando alta.
Ela teve muitos problemas familiares. E eu acredito q ela sinta falta desses familiares e tem recorrido a bebida. E ela está me pedindo ajuda pra parar de beber, está se sentindo alcoólatra... Por onde eu começo? Oq posso fazer pra ajudar?
Se ela bebe desde tão nova, com frequência e não possui controle sobre a bebida, ela já é considerada alcoólatra.
Nesse caso é preciso tratamento especializado, com psiquiatra e psicólogo especialista em tratamento com adictos.
Sua vontade de ajudá-la não pode ser maior do que a vontade dela de receber ajuda. Seu apoio será muito mais emocional, infelizmente você não pode fazer nada além disso.

Olá, é ótimo que você queira ajudar sua parceira com a questão do álcool. Primeiramente, ouça-a com empatia e sem julgamentos. Incentive-a a buscar ajuda profissional, como um psicólogo especializado em dependência de álcool. Sugira também que ela participe de grupos terapêuticos, onde pode compartilhar suas experiências.
Ajude-a a encontrar atividades saudáveis que possam substituir o tempo que ela gastaria bebendo, e identifiquem juntos os gatilhos que a levam a beber, buscando evitá-los. Celebre cada pequeno progresso e incentive-a a continuar. Lembre-se de cuidar de si mesmo também, pois ajudar alguém nessa situação pode ser emocionalmente desafiador. Com paciência e apoio, vocês podem enfrentar isso juntos.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 150
Olá! Sinto muito que estejam passando por isso, mas fico feliz que ela esteja buscando ajuda. Primeiramente será necessário compreender porque existe a compulsão pela bebida e para responder essa pergunta será necessário buscar ajuda de um Psicólogo que tenha experiência com adictos.
Como ela é sua parceria você pode incentivá-la a afastar-se de amigos e de lugares onde costuma beber, ter acesso a conteúdos que ajudem a ter uma vida saudável e longe das drogas e realizar atividades físicas prazerosas.
Para algumas pessoas grupos de apoio terapêutico pode ser útil também.
Saiba que o alcoolismo é uma doença e todo alcoolista precisa de uma rede de apoio para conseguir livra-se do vício. É um processo desafiador, mas possível quando existe engajamento verdadeiro. Não sei se você bebe ou não, mas o ideal é que sua parceira tenha por perto pessoas que não usam a bebida como refúgio dos problemas e que buscam enfrentar os desafios da vida na sobriedade.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
É louvável que você queira ajudar sua parceira a lidar com o consumo de álcool. Aqui estão algumas sugestões baseadas na psicologia, psiquiatria e práticas recomendadas para lidar com problemas relacionados ao álcool:

1. Busca de Ajuda Profissional:
- CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) ou CERSAM AD (Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas):Esses serviços públicos são especializados no tratamento de dependentes químicos e oferecem atendimento multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Eles podem fornecer um plano de tratamento individualizado e acompanhamento contínuo.
- Psiquiatra:Um psiquiatra pode avaliar a situação da sua parceira e, se necessário, prescrever medicamentos que ajudem a reduzir o desejo de beber.
- Psicólogo:A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é eficaz para ajudar pessoas a mudar comportamentos relacionados ao consumo de álcool.

2. Grupos de Apoio:
- Alcoólicos Anônimos (AA):Grupos de apoio podem proporcionar um ambiente de suporte e encorajamento. Esses grupos estão disponíveis em muitas regiões e são uma fonte valiosa de apoio.
- Grupos Terapêuticos do CAPS AD ou CERSAM AD:Participar de grupos terapêuticos oferecidos por esses centros pode ser muito benéfico.

3. Entendimento e Educação:
- Aprender sobre os efeitos do álcool e os mecanismos do vício pode ajudar você a apoiar sua parceira de forma mais eficaz.
- Informar-se sobre as estratégias de enfrentamento e habilidades de prevenção de recaídas é essencial.

4. Estabelecimento de Limites e Plano de Ação:
- Ajude sua parceira a estabelecer limites claros sobre quando e quanto beber.
- Elabore um plano de ação com passos concretos e metas realistas para reduzir ou eliminar o consumo de álcool.

5. Ambiente de Apoio:
- Criar um ambiente sem álcool em casa pode ser útil.
- Planeje atividades alternativas que não envolvam o consumo de álcool, especialmente durante os momentos em que ela costuma beber.

6. Apoio Emocional:
- Esteja presente para ouvir e oferecer apoio emocional.
- Encoraje-a a expressar seus sentimentos e dificuldades.

7. Estratégias de Enfrentamento:
- Incentive a adoção de estratégias saudáveis para lidar com o estresse e as emoções, como exercícios físicos, meditação, hobbies e outras atividades prazerosas.

8. Reconhecimento de Pequenas Vitórias:
- Celebre as pequenas conquistas no caminho para a redução ou abstinência do álcool.
- O reconhecimento positivo pode ser um grande motivador.

9. Cuidado Consigo Mesmo:
- Lidar com o vício de um ente querido pode ser emocionalmente desgastante. Certifique-se de cuidar também do seu bem-estar mental e físico.

Encaminhar sua parceira para o CAPS AD ou CERSAM AD é um passo importante, pois esses centros são especializados e têm experiência em lidar com situações como a dela. O processo de recuperação pode ser longo e desafiador, mas com paciência, apoio e os recursos adequados, é possível fazer progressos significativos. Boa sorte a vocês dois neste caminho.
Uau! Eu imagino que essa responsabilidade com alguém não deve ser nada fácil. As colegas acima descreveram super bem todo o processo de apoio e caminhar ao lado de pessoas com vício em substâncias, seja elas quais forem.
Mas fiquei pensando em você e em um auxílio para você viver esse período no sentido de experimentar conscientemente seu lugar nessa relação. Em casos de adicção, o sofrimento costuma contagiar todos à volta da pessoa, e com isso, todos precisam de cuidado. Cuide-se, abraço.
Olá, é compreensível que você esteja preocupado com a situação da sua parceira. O álcool pode ser um mecanismo de enfrentamento para muitas pessoas, especialmente aquelas que vivenciam dificuldades emocionais e familiares, como no caso dela. A sua intenção de ajudar é um primeiro passo importante.

Para começar, considere as seguintes abordagens:

1. **Escuta e Validação**: Ofereça um espaço seguro para que ela possa expressar seus sentimentos e preocupações. É crucial que ela sinta que você a escuta e valida suas experiências sem julgamentos. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais aberto para o diálogo.

2. **Compreensão das Motivações**: Tente entender as razões pelas quais ela recorre ao álcool. Você mencionou a saudade dos familiares e problemas em relacionamentos. Discutir esses sentimentos pode ser uma forma de abordar a questão de maneira mais ampla e significativa.

3. **Sugestão de Ajuda Profissional**: Embora você queira ajudar, é fundamental que ela também busque apoio profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode oferecer um espaço terapêutico adequado e estratégias para lidar com a dependência do álcool. Se possível, incentive-a a procurar um grupo de apoio, como Alcoólicos Anônimos, onde ela pode se sentir acolhida por pessoas que vivenciam desafios semelhantes.

4. **Estabelecer Limites**: Discuta com ela a ideia de limites em relação ao consumo de álcool. Isso pode envolver a definição de dias específicos em que o consumo é permitido, ou a reflexão sobre os efeitos que a bebida traz para sua vida.

5. **Foco no Autocuidado**: Incentive-a a encontrar outras atividades que proporcionem prazer e que possam preencher o vazio que o álcool parece estar tentando ocupar. Isso pode incluir hobbies, exercícios físicos ou relacionamentos sociais saudáveis.

6. **Paciência e Acompanhamento**: É importante lembrar que a mudança pode ser um processo lento e desafiador. Esteja presente para ela enquanto ela navega por esse caminho, celebrando as pequenas conquistas e mantendo-se ao lado dela nos momentos difíceis.

Por fim, cuide de si mesmo nesse processo. Apoiar alguém que está enfrentando desafios com o álcool pode ser emocionalmente desgastante. Considere também procurar apoios para você, seja através de amigos, familiares ou até mesmo de grupos de apoio.

Lembre-se de que a mudança vem de dentro, e a sua parceira precisa estar disposta a buscar essa transformação dentro de si.
Olá! O mais indicado seria orienta-la a começar uma psicoterapia, pois como você trouxe o vício pode ter surgido como fuga em lidar com situações muito doloridas que ela vivencia ou vivenciou. Não é simples mudar padrões de comportamento, mas a terapia comportamental e cognitiva tem muitas evidências científicas relacionadas ao tratamento de abuso de álcool, dificuldade de lidar com emoções difíceis e conflitos familiares. Muitas vezes nos colocarmos como responsáveis em ajudar as pessoas com vícios gera muita frustração, pois já é difícil para essa pessoa cumprir com o compromisso que coloca para si de não consumir, imagine conosco. Parece ser uma relação importante para você. Fico feliz que ela tenha alguém que se preocupe com ela genuinamente. Coloco-me à disposição para encaminhar meu contato. Um abraço!
Olá, seria importante ela fazer uma avaliação com um psicólogo ela pode ter outras comorbidades. Espero ter ajudado.
Olá! Pelo seu relato talvez parceira esteja desenvolvendo uma compulsão, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa investigar e trabalhar as faltas inconscientes relacionadas à esse sintoma. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Olá! Acredito que pode começar por este acolhimento. Não julgar a pessoa já ajuda. Recomendo que a encaminhe para a terapia psicológica, pois um profissional que atua nesta área saberá avaliar o caso e fazer os encaminhamentos necessários: psiquiatra, grupos de mútua-ajuda (Alcoólicos Anônimos), centro de tratamento, enfermaria especializada etc. Um profissional experiente poderá identificar em que grau está o consumo de álcool (uso abusivo ou dependência) e em que estágio de disposição para mudanças o paciente se encontra. Há um longo percurso pela frente, porém, a mudança, que é gradual dentro de um processo, valerá a pena.
Olá, parabéns por sua vontade e apoio com sua parceira. Acredito que o que ela precise seja de um acompanhamento com uma equipe especializada, a princípio, psiquiatra e psicólogo com experiência na área de alcoolismo e dependências químicas.
É difícil, mas se ela está pedindo ajuda já é o primeiro passo positivo nessa jornada que ela terá que percorrer.
Boa noite, parece um quadro de alcoolismo e o primeiro passo é a conscientização e dar início ao tratamento o quanto antes. Psicoterapia e acompanhamento médico para que se fortaleça, ajuda a tratar o alcoolismo e na terapia vai poder resolver seus problemas e conflitos emocionais. Interromper o uso com acompanhamento vai auxiliar no sucesso do tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta

Entendo que sua parceira está enfrentando dificuldades com o consumo de álcool e você quer ajudá-la. Primeiramente, ouça suas preocupações sem julgamentos e mostre empatia. Incentive-a a procurar ajuda profissional, como psicólogos ou grupos de apoio, e ofereça-se para acompanhá-la, se ela se sentir confortável. Trabalhem juntos para estabelecer limites saudáveis e substituam o álcool por atividades positivas. Criar um ambiente seguro em casa e buscar informações adicionais sobre alcoolismo também pode ser útil. Mostrar apoio e compreensão pode fazer uma grande diferença nesse processo.
Mas, além disso, é importante que você se cuide também. Não é fácil ajudar uma pessoa com esse tipo de problema e você não deve carregar isso sozinho.
Oi! Eu entendo como pode ser difícil ver alguém que você ama passando por algo assim. A sua parceira já deu um grande passo ao pedir ajuda, e o seu apoio é essencial neste momento. Parabéns pela iniciativa! Existem algumas linhas de tratamento para este caso, mas seria importante entender melhor o momento e principais motivos que a mantem neste lugar. A terapia pode ser uma ótima maneira de ela encontrar novas formas de lidar com esses sentimentos e o consumo de álcool. Se quiser conversar mais sobre isso e como podemos ajudar, vamos agendar uma sessão? Estou aqui para vocês!!
Olá,

Entendo sua preocupação e é admirável que você queira ajudar sua parceira nesse momento difícil. O primeiro passo é reconhecer que ela está pedindo ajuda, o que é um sinal positivo e um bom ponto de partida.

Escute-a sem julgamentos. Mostrar-se disponível e compreensivo é crucial para que ela se sinta segura e apoiada. Reconheça seus esforços e a importância do passo que ela está dando ao pedir ajuda. Sugira que ela busque ajuda profissional. Um psicólogo especializado em dependência de álcool pode trabalhar com ela em terapias cognitivas e comportamentais para entender e tratar a raiz de seu problema com o álcool. Um psiquiatra também pode ser necessário para avaliar se há a necessidade de medicamentos para ajudar no tratamento.

Alcoólicos Anônimos (AA) é uma excelente opção. Os grupos de apoio oferecem um ambiente seguro onde ela pode compartilhar suas experiências e ouvir as de outros que estão passando pelo mesmo. Essa troca é muitas vezes muito eficaz no processo de recuperação. Ajude-a a encontrar atividades saudáveis que possam substituir o tempo que ela gastaria bebendo. Exercícios físicos, hobbies, ou qualquer outra atividade que ela goste podem ser boas alternativas.

Trabalhem juntos para identificar os gatilhos que a levam a beber. Isso pode ser situações de estresse, certas companhias, ou ambientes específicos. Evitar esses gatilhos pode ser um passo importante para a recuperação. Cada pequeno progresso é uma vitória. Celebre-os juntos e incentive-a a continuar no caminho da recuperação. Lembre-se de cuidar de si mesmo também. Ajudar alguém nessa situação pode ser emocionalmente desafiador. Você também pode precisar de apoio, seja de amigos, familiares ou até mesmo um profissional.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir o caso em detalhes, estou disponível para uma teleconsulta. A telemedicina permite consultas de segunda opinião de modo conveniente, rápido, seguro e discreto, com uma diversidade de médicos, incluindo os melhores e mais recomendados desta plataforma. Caso se interesse, basta clicar no perfil para agendar.

Espero que essas orientações possam ajudar você e sua parceira. Cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Olá. É muito positivo que você esteja disposto (a) a ajudar sua parceira para lidar com o consumo de álcool. Incentive-a a buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra especializado em dependência química. Esses profissionais podem ajudar a identificar as causas subjacentes ao consumo excessivo de álcool e desenvolver um plano de tratamento adequado. Sugira a participação em grupos de apoio, como Alcoólicos Anônimos (AA). Esses grupos proporcionam um ambiente seguro para que as pessoas compartilhem suas experiências e encontrem apoio mútuo.

Se o problema do álcool estiver afetando o relacionamento de vocês, a terapia de casal pode ser uma boa opção para abordar essas questões em um ambiente controlado e seguro.
Olha, é possível que ela já esteja em um estágio avançado, ou seja, dependente do álcool.

As características que você traz são normalmente de tolerância alcóolica, ou seja, o corpo já acostumou com a substância.

O álcool é uma das poucas substâncias que quando excessivo, a pouca quantidade já se torna muito e isso é um sinal de gravidade.

Então, um trabalho multidisciplinar é importante:

psiquiatra
psicólogo especialista na área
grupos de mútua ajuda - AA, alanon, Amor Exigente e Alcoolismo feminino (instagram)
Caps ad, se preferir o SUS.

Esse acompanhamento multidisciplinar favorace a compreensão de qual papel o álcool faz na vida dela, o que leva a beber assim, a análise dos ambientes (familiares, sociais, de trabalho), como você pode ajudá-la, como você se sente com tudo isso, além de como ela poderá fazer para não beber.

É muito importante que você esteja em acompanhamento e seja orientada sobre a dependência alcóolica. Em muitos casos são os familiares, cônjuges que iniciam o tratamento para depois a pessoa que usa a substância entrar em tratamento.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Olá,

O primeiro passo já foi dado por ela ao reconhecer a situação e por você ao se dispor a ajudá-la neste processo.

Vocês podem buscar apoio no CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) de sua cidade. Caso prefiram ou achem mais viável buscar atendimentos particulares, recomendo procurar um psicólogo e um médico psiquiatra que possam trabalhar em conjunto para apoiá-la. Além disso, não descarte o Alcoólicos Anônimos (AA), que oferece apoio comunitário e ajuda na manutenção da sobriedade.

Destaco que este processo pode ser desafiador também para as pessoas próximas, então cuide também da sua saúde física e mental.

Espero ter ajudado!
Realmente, sua parceira precisa de ajuda profissional para dependência de álcool. Você pode ajudá-la com apoio emocional.
Você pergunta como ajudá-la, é louvável seu empenho. Entretanto, eu perguntaria como você pode se ajudar. Sua ligação com uma parceira com dependência de álcool, não é por acaso, normalmente fala da reprodução de seus padrões familiares. Eu lhe sugiro olhar para este lugar, será importante para seu autoconhecimento.
Olá!
É importante falar desse posição que você ocupa nessa relação e desse desejo de ajudá-la. Indico procurar um psicanalista lacaniano.
Olá, é importante que ela busque a ajuda de uma profissional para compreender um pouco melhor a relação dela com a bebida, como isso a afeta, em que lugar está localizado a vontade de beber e qual da função do álcool para ela.
A partir da terapia é possível trabalhar essas questões para conseguir lidar melhor com a relação dela com a bebida.
A sua ajuda e apoio é muito importante, mas é imprescindível que ela busca e vá ate uma psicóloga para trabalhar melhor essas questões.
Espero ter ajudado, estou à disposição.
Quem mais na família bebe? Já ouviu falar em constelação famíliar? Acho que o primeiro passo nesse caso seria olhar a origem no histórico famíliar a história da bebida na família. E a serviço de que este está bebida.. Reconhecer isso já é libertador o suficiente para leva lá ao próximo estágio que é aceitar ajuda. E a partir daí ela realmente vai precisar de um acompanhamento psicológico, pois a bebida é socialmente aceita.. como ela vai se divertir e socializar sem beber? Esse é um aprendizado importante. Não é fácil, pois existem diversos apegos emocionais e diversas perdas nessa escolha e uma delas é a não compreensão das pessoas com quem ela costuma beber, sobre o fato dela escolher se cuidar para ter esse auto controle sobre si mesma. Então abrir mão da bebida é transformar a vida, as relações sociais, os ambientes, fazer escolhas mais saudáveis, viver o luto de não beber mais.. De encarar suas emoções e como ela lida com elas de uma forma diferente, aprender uma nova forma de ser ela mesma. Caso queira conhecer melhor sobre a constelação famíliar entre em contato comigo.
Bom dia!
É provável que ela tenha um quadro depressivo e recorre a bebida como válvula de escape para a sua dir emocional.
Que bom que ela esta pedindo ajuda, é sinal que esta aberta para melhorar.
Busque um Psicólogo, da área sistêmica e cognitivo comportamental que terá uma abordagem para trabalhar traumas.