Olá! Eu tenho efeito reverso com rivotril, ele me deixa mais animada… Uma vez eu tomei 3 e fiquei di

3 respostas
Olá! Eu tenho efeito reverso com rivotril, ele me deixa mais animada… Uma vez eu tomei 3 e fiquei dias sem dormir. Pq isso pode acontecer?
Em alguns pacientes, realmente o rivotril (e outros da mesma classe, como diazepam (Valium) e alprazolam (Frontal) podem deixar a pessoa mais eufórica. Quando isso acontece, chamamos de "efeito paradoxal".

Não se sabe o mecanismo preciso desse efeito, mas costuma acontecer em pacientes idosos e/ou com déficit cognitivo. Por vezes, se o uso for imprescindível, é possível tentar uma outra medicação mas a ideia é tentar evitar o uso mesmo.

Qualquer dúvida, converse com seu psiquiatra!

Abraços!

Olá. Esse é um efeito colateral dos benzodiazepínicos que acontece com uma parcela pequena da população. É chamado de reação paradoxal (quando produz o efeito oposto ao que se esperava). Acaba acontecendo por hiperativação de alguns receptores ocasionados por sensibilidade ao remédio. Geralmente o que se faz é rever a dose ou até mesmo substituir a medicação por outra semelhante
Olá, o que provavelmente aconteceu, é o que chamamos de efeito paradoxal. A medicação lhe "ativou" ao invês de ter um efeito mais relaxante ( diminuição da ansiedade). Normalmente, é necessário trocar por outro tipo de medicação.