Olá! Eu tenho 20 anos e tomo remédio de pressão alta (selozok e acertil 5mg) já faz uns 3 ou 4 meses

2 respostas
Olá! Eu tenho 20 anos e tomo remédio de pressão alta (selozok e acertil 5mg) já faz uns 3 ou 4 meses mais ou menos e nunca senti efeito colateral algum, mas ontem eu me senti tonto ao abaixar algumas veze, uma leve dor de cabeça e a visão ficou um pouco estranha (mas o problema da visão foi bem rápido).

Eu gostaria de saber se eu poderia interromper o uso dos remédios por uns 2 ou 3 dias para saber se é algum efeito colateral (caso seja, ai depois eu poderia procurar médico) das medicações. Eu não tenho certeza porque eu também tenho problema com ansiedade e estresse e os sintomas que eu citei poderiam ser causados por isso.
Boa tarde.
Jamais é aconselhável a interrupção súbita de anti-hipertensivos, principalmente em se tratando de um jovem cuja hipertensão não deveria estar presente. Veja bem, os efeitos colaterais são mais comuns nas primeiras 3 semanas de uso, depois de 3 meses não é usual. Sugiro que faça medições da sua pressão domiciliar, anote e retorne ao seu cardiologista. Não interrompa!
Agora uma pergunta: você já fez alguma investigação para afastar hipertensão secundária. É obrigatório em jovens hipertensos.

Olá! Entendo sua preocupação com os sintomas que você experimentou recentemente. É muito importante lidar com questões de saúde com cuidado, especialmente quando se trata de medicação para hipertensão.

A interrupção súbita de medicamentos anti-hipertensivos, como o Selozok (metoprolol) e o Acertil (perindopril), não é aconselhável. A interrupção abrupta desses medicamentos pode causar um aumento repentino da pressão arterial, o que pode ser perigoso, especialmente para uma pessoa jovem com hipertensão.

Os efeitos colaterais que você mencionou, como tontura ao abaixar, dor de cabeça e problemas temporários de visão, podem ser atribuídos a várias causas, incluindo flutuações na pressão arterial, ansiedade e estresse. É mais provável que os efeitos colaterais dos medicamentos apareçam nas primeiras semanas de uso, e não depois de vários meses.

Sugiro que você faça medições regulares da sua pressão arterial em casa e anote os resultados. Isso ajudará a fornecer uma imagem clara de como está sua pressão arterial ao longo do dia e em diferentes situações. Com esses dados em mãos, você deve marcar uma consulta com seu cardiologista para discutir seus sintomas e revisar suas medições de pressão arterial.

Além disso, é essencial investigar a causa da sua hipertensão, especialmente considerando sua idade. A hipertensão secundária, que é a hipertensão causada por uma condição subjacente, deve ser considerada e investigada em jovens hipertensos. Certifique-se de que seu médico já realizou ou considerou essa investigação.

Não interrompa a medicação sem orientação médica. Procure seu cardiologista para uma avaliação detalhada e para discutir os sintomas que você está experimentando. Ele poderá ajustar a medicação se necessário e investigar outras possíveis causas dos seus sintomas.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Cuide-se bem e siga as orientações médicas para garantir sua saúde e bem-estar. Estou à disposição para qualquer outra questão que você possa ter.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!