Olá. Eu sou uma jovem de 19 anos com hirsutismo (meus níveis de testosterona estão altos). Minha end

2 respostas
Olá. Eu sou uma jovem de 19 anos com hirsutismo (meus níveis de testosterona estão altos). Minha endócrino passou o anticoncepcional Niki e espironolactona para me ajudar. Em quanto tempo eu poderei ver uma melhora no hirsutismo?
Ola, o hirsutismo normalmente e causado por alguma alteracao hormonal. A situacao ginecologica que mais frequentemente esta relacionada ao hirsutismo e a sindrome dos ovarios policisticos. O acomanhamento com o ginecologista e fundamental para que se encontre o melhor tratamento. Abs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção. Agende a sua consulta.
Qual a causa da sua elevação da testosterona? Tem a síndrome do ovário policístico?
O ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Cursa com irregularidade menstrual, acne, oleosidade excessiva da pele, excesso de pêlos, cistos nos ovários, aumento dos hormônios androgênicos, diabetes, obesidade, alterações do colesterol, doenças cardiovasculares, etc. Outras alterações hormonais precisam ser descartas como hiperprolactinemia, menopausa, alterações da tireoide.
Não tem cura mas controle, baseado em mudanças do estilo de vida, atividades físicas regulares, perda e controle de peso, dieta pobre em carboidratos e gorduras.
O anticoncepcional não trata o ovário policístico mas controla os sintomas como irregularidade menstrual, acne e cistos nos ovário. Ao cessar o anticoncepcional, os sintomas poderão voltar.
As medicações anti-androgênicas como ciproterona, finasterida, flutamida e espironolactona irão reduzir as acnes e oleosidade da pele e o efeito será em 2 meses.
O anticoncepcional e a espironolactona poderão afinar o pêlo, deixá-lo incolor, mas não fará o pêlo cair. Esse efeito da espironolactona demora 3 meses.
O melhor tratamento para o hirsutismo não é o anticoncepcional e a espironolactona e sim a depilação a laser.
O seu caso precisa ser revisto. Converse com o seu médico. Agende a sua consulta. Esclareça suas dúvidas.

Especialistas

Bruno Ramalho de Carvalho

Bruno Ramalho de Carvalho

Ginecologista, Especialista em reprodução humana

Brasília

Julia Pedrosa Fernandes

Julia Pedrosa Fernandes

Pediatra, Endocrinologista pediátrico

Manaus

Pryscilla Lobato Pizzi

Pryscilla Lobato Pizzi

Dermatologista

Santos

Sabrina Toscan

Sabrina Toscan

Endocrinologista

Cascavel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 54 perguntas sobre Hirsutismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.