Olá, eu sofro com crises ansiosas a pouco tempo comecei a fazer terapia. É normal passar pela crise
39
respostas
Olá, eu sofro com crises ansiosas a pouco tempo comecei a fazer terapia. É normal passar pela crise se sentir com medo e triste e depois você consegue ficar calma? Fica como se nada tivesse acontecido?
![Dra. Ana Carolina Boaventura Mazzucatto](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/d1de3d/d1de3d9881dc07a4d7a6e7e1eb88dae5_small_square.jpg)
Olá, espero que esteja bem. A ansiedade é uma resposta emocional normal a situações estressantes ou ameaçadoras, que podem causar preocupação ou medo exagerados. Esses sentimentos de medo e tristeza podem persistir por algum momento, mas como você disse que iniciou a terapia, logo vai observar e aprender a melhor forma de conduzir o que está sentindo, é normal passar pelas crises e ter esses sentimentos e encontrar seu ponto de equilíbrio. Espero ter ajudado na pergunta, tudo de bom pra você.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?![](http://platform.docplanner.com/img/general/online-consultations/online-consultation.png?309033880)
![Bruna Viegas Martins](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/81887d/81887dcb36c343251d0aea69d266ee23_small_square.jpg)
Olá! A ansiedade, como outras emoções, podem vir em “ondas” é assim como no mar, vem e vai. Ao poucos, em função do processo de psicoterapia, você vai aprender a lidar melhor com esses momentos, vai aprender ferramentas para lidar com a ansiedade e ela já não terá um impacto tão significativo na tua rotina.
Espero que tu encontre o que precisa!
Fica bem!
Espero que tu encontre o que precisa!
Fica bem!
![Renata De Almeida Lommez](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/2a98bbf3/2a98bbf3-9d72-4918-8f53-c7368615727b_small_square.jpg)
Olá! Espero que você esteja bem! Em psicologia não trabalhamos o termo normal. Somos todos indivíduos com características próprias e adquiridas através da educação e da cultura. Seria interessante marcar um horário com um especialista para que esse, junto à você, possa investigar as causas do seu desconforto. A terapia é um tratamento onde buscamos a causa do transtorno através do sintoma, nesse caso, a ansiedade. Estou à disposição e na torcida para seu sucesso.
![Jessica Cheble](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/285796/285796eebb51e7603fd74be9c1de61ad_small_square.jpg)
Olá! As crises de ansiedade não permanecem por muito tempo, elas podem ir e voltar. Nosso corpo não aguentaria ficar tanto tempo liberando cortisol (hormônio do estresse), pois traria prejuízos demais para o nosso corpo. A calma que você relata é o estado normal que o seu corpo apresenta e consequentemente parece que não esteve no momento de pico de ansiedade. O seu autocuidado está em dia por você ter iniciado a terapia e lhe parabenizo por essa atitude. Com o seu psicólogo, você irá entender os gatilhos para sua ansiedade, o que está lhe trazendo desconforto emocional e assim terá possibilidade de mudar suas crenças e seus comportamentos. Leve a sério seu momento de terapia e aceite mudanças necessárias para o seu bem-estar. Você verá que vai valer muito a pena.
![Vanessa Rodrigues Bordonal](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/9e4d8a/9e4d8a3c42f06652ce685fdd59e1bddc_small_square.jpg)
Olá, sim, é comum se sentir muito ansiosa e depois relaxar. O interessante é entender o que está acontecendo, se essa ansiedade é situacional, que ao nosso ver, seria a ansiedade natural aos estímulos diários, ou, se você tem muitas crises de ansiedade que possa chegar a ser diagnosticada como transtorno de ansiedade. Enfim, oscilar é comum, mais a decisão mais importante você já teve, que foi iniciar a psicoterapia. Boa sorte!
![Maria Helena de Oliveira](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/84bce7/84bce78950bed9f5af1e0144d22dc480_small_square.jpg)
Olá, Essas oscilações podem ocorrer. O seu processo psicoterapia deve auxiliar você à reconhecer cada vez mais essas alterações. Aos poucos pode reconhecer sinais e sintomas até mesmo antes da crise chegar, usar de estratégias para que a crise não chegue ou outras para lidar cada vez melhor com elas. Confia no seu processo, ele tem muita potência. Um abraço!
![Roberly Vaz](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/107242/107242b941b4210e640f97b356af8eaf_small_square.jpg)
Pode ser que a ansiedade tenha sua origem em traumas. A amígdala cerebral é um órgão que detecta ameaças internas e externas. Quando ela está disfuncional situações corriqueiras ativam a amígdala provocando uma resposta exagerada ou ansiedade e medo. Ao certo com a psicoterapia você vai adquirir habilidades de autoregulação. Boa sorte no seu tratamento.
![Dra. Thais Maria Mello Cezar Da Rocha](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/b198a8/b198a8ccaa7021516633d9cb02d5a980_small_square.jpg)
Olá! Pergunte ao seu terapeuta!
![Stephanie Von Wurmb Helrighel](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/fcc95e/fcc95ebe5d8dc7f53938c5d248d79f66_small_square.jpg)
Olá, tudo bem?
Bem-vinda ao Doctorália, e respondendo sua pergunta, sim é normal. Isso ocorre pois o estado de pânico não é um estado que é despertado de acordo com a realidade, mas sim com a fantasia. Quando falamos de fantasia estamos falando do seu mundo interno (psíquico), neste sentido não é real. Quando suas emoções voltam a conectar-se com o real a fantasia perde força e por isso parece que esta tudo bem, pois na realidade externa a ti está tudo bem. Neste sentido a terapia e em alguns casos a medicação se faz importante, para aos poucos desfazer estes medos e fantasias que em acúmulo constroem toda essa ansiedade que te levam ao pânico.
Bem-vinda ao Doctorália, e respondendo sua pergunta, sim é normal. Isso ocorre pois o estado de pânico não é um estado que é despertado de acordo com a realidade, mas sim com a fantasia. Quando falamos de fantasia estamos falando do seu mundo interno (psíquico), neste sentido não é real. Quando suas emoções voltam a conectar-se com o real a fantasia perde força e por isso parece que esta tudo bem, pois na realidade externa a ti está tudo bem. Neste sentido a terapia e em alguns casos a medicação se faz importante, para aos poucos desfazer estes medos e fantasias que em acúmulo constroem toda essa ansiedade que te levam ao pânico.
![Alexandre Belchor](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/4db14f/4db14f86a3bfdbb36c85797de842d10e_small_square.jpg)
A ansiedade é parte integrante da nossa existência, entretanto, quando se apresenta de forma extremada, pode se manifestar através de diversos sintomas somáticos, incluindo o que foi descrito por você, ou seja, dentro do esperado. Que bom que você deu início com a Psicoterapia.
![Camila Saraiva](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/a8df16/a8df16cbc024940cc8467934cb17a7cc_small_square.jpg)
A ansiedade é uma resposta do organismo a uma situação estressora, sendo muito importante como fator evolutivo na manutenção da espécie. Precisamos ter uma reação emocional a fatores estressores para nos proteger. O problema é quando a ansiedade se torna patológica e começamos a senti-la em situações que não demandam tamanha resposta emocional. Com a terapia, aprendemos a ter estratégias para lidar com os pensamentos catastróficos característicos da ansiedade e a conseguir nos acalmar e sair da crise. Conforme não enxergamos mais a situação estressora inicial como ameaçadora, é normal não sentirmos mais medo dela. Ao longo do processo terapêutico, será possível evitar entrar em crises mais pesadas, mas a ansiedade não pode nem deve ser extirpada, pois como disse anteriormente, ela é instintiva e característica do ser humano, fundamental para nos impulsionar a realizar algumas atividades e nos protegermos. Não podemos ficar anestesiados diante da vida, apenas o sofrimento em excesso em eventos que não são ameaçadores que podem ser evitados para conseguirmos maior qualidade de vida. Estar em constante estado de estresse e ansiedade, hipersensíveis e hiperativados cansa e desgasta o organismo.
![Dr. Giovane Gomes de Faria Alves](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/b7ef06/b7ef06b37b749f77c0be343c0bd62ae6_small_square.jpg)
Olá! Espero que você esteja bem.
Como alguns colegas já pontuaram acima, a ansiedade faz parte do sistema de alerta e defesa do organismo. Sendo assim, não é viável e nem possível tirá-la totalmente. É necessário aprender a lidar com a ansiedade. E esse é um trabalho que o psicólogo pode ajudar a desenvolver.
A ansiedade pode vir de várias maneiras inclusive de formas desequilibradas. Quando o desequilíbrio de ansiedade tem determinados sintomas que ocorrem com frequência é também chamado de transtorno de ansiedade. Há vários tipos desses transtornos e um deles é o transtorno do pânico. Ele tem uma característica similar ao que você escreveu na sua pergunta, porque vem numa grande crise de ansiedade que dura pouco tempo e depois se desfaz.
O que pode ajudar no tratamento é a psicoterapia e em alguns casos ir ao psiquiatra também é importante. Exercícios, lazer e outras atividades que tirem a atenção de pensamentos em ameaças, críticas e situações problemáticas também são relevantes.
Como alguns colegas já pontuaram acima, a ansiedade faz parte do sistema de alerta e defesa do organismo. Sendo assim, não é viável e nem possível tirá-la totalmente. É necessário aprender a lidar com a ansiedade. E esse é um trabalho que o psicólogo pode ajudar a desenvolver.
A ansiedade pode vir de várias maneiras inclusive de formas desequilibradas. Quando o desequilíbrio de ansiedade tem determinados sintomas que ocorrem com frequência é também chamado de transtorno de ansiedade. Há vários tipos desses transtornos e um deles é o transtorno do pânico. Ele tem uma característica similar ao que você escreveu na sua pergunta, porque vem numa grande crise de ansiedade que dura pouco tempo e depois se desfaz.
O que pode ajudar no tratamento é a psicoterapia e em alguns casos ir ao psiquiatra também é importante. Exercícios, lazer e outras atividades que tirem a atenção de pensamentos em ameaças, críticas e situações problemáticas também são relevantes.
![Sandra Campos](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/5bcaa8/5bcaa8b6bf510b7e1f2a5de9ff1b2495_small_square.jpg)
Obrigada pela sua pergunta, isso ajuda outras pessoas que tem a mesma dúvida: Sim, é comum que as pessoas experimentem uma sensação de medo e tristeza durante uma crise de ansiedade, mas também é possível que a pessoa se sinta calma depois. Cada pessoa pode experimentar sintomas diferentes durante uma crise de ansiedade, e a intensidade e a duração desses sintomas também podem variar. O importante é lembrar que as crises de ansiedade são temporárias e que é possível aprender a gerenciá-las através de técnicas de relaxamento, de respiração, especialmente a diafragmática e terapia. Não hesite em procurar ajuda se estiver lutando com ansiedade, tem muitas maneiras de diminuir esse sofrimento.
![Sabrina Tabac](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/02a18e/02a18e5793f40994243d6aabeda07e07_small_square.jpg)
Oi! Como muitos colegas de profissão explicaram acima a ansiedade é uma emoção que todos nós temos e ela é fundamental para que nos mantemos alertas ao longo do dia. O problema ocorre quando essa ansiedade começa a ficar mais exaltada com os pensamentos acelerados e sensações desconfortáveis tais como taquicardia , tremedeira,dor de cabeça etc. Após passar os sintomas relatados acima de uma crise de ansiedade é normal sim a sensação de tranquilidade pois é quando o corpo volta à homeostase( equilíbrio). Sugiro prosseguir na psicoterapia não só para aceitar a ansiedade e conversar sobre como também para aprender técnicas cognitivas e comportamentais para o alívio dos sintomas.
![Letícia Soares](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/a7dc37/a7dc3731fca3df02666f8c2089b4f80d_small_square.jpg)
Olá! É comum a ansiedade alcançar seu ápice na crise e depois passar. No entanto, quando isso acontece, é comum que a pessoa passe a sofrer com o que chamamos de ansiedade antecipatória - ou seja, o próprio medo de ter uma crise de ansiedade gera uma nova crise. Por este motivo, é muito importante buscar um profissional para que você possa tratar da sua angústia e dos seus sintomas. Me coloco à disposição! Abraço!
![Dra. Durcilene Lopes Lacerda](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/7e61d7/7e61d75779e671e921499318a83f77d6_small_square.jpg)
Olá, tudo bem? O medo faz parte do nosso dia a dia, em dose saudável, para nos proteger de algo ruim. Ter ansiedade é natural do ser humano e não tem como deixar de sentir. O ideal é aprender a lidar com ela antes que aconteça a crise. Compreendo que sinta medo de acontecer uma crise de ansiedade, mas você tem o poder e o controle para não deixar a ansiedade lhe dominar. Procure trazer para você pensamentos positivos com uma respiração profunda focar no lugar que lhe dar prazer e tranquilidade quando estiver com medo ou com crise de ansiedade.
Sinta-se abraçado por mim!!
Estou à disposição, caso necessário
Sinta-se abraçado por mim!!
Estou à disposição, caso necessário
![Luciana D. Rique](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/0baeb3/0baeb38c1a71a1d95835c35131644a3b_small_square.jpg)
Olá! Sim, é normal, não se preocupe! Emoções e sentimentos como medo e insegurança fazem parte da nossa experiência humana, ainda que sejam muito desagradáveis em algumas situações. Ficou feliz que vc esteja em terapia pois assim vc tem a oportunidade de entender melhor esses sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com essas situações.
![Priscila Dos Santos Correia](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/d5d1f5/d5d1f5ff2e7f017c84b9976e508dd804_small_square.jpg)
Olá! Espero que esteja bem! Sim é comum que essas oscilações ocorram, e como você disse que iniciou terapia a pouco tempo, oriento que leve para as suas sessões de psicoterapia como você sente quando está atravessando esses momentos de crise. No espaço seguro proporcionado pelo ambiente psicoterápico, você poderá trabalhar as suas questões. Espero ter ajudado e fico à disposição.
![Kauana Rainara Ditadi](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/5c1734/5c17343b8929b245b9e0eae5f7da1d08_small_square.jpg)
Olá, espero que você esteja bem! Os episódios de crise de ansiedade são situações que vem acompanhadas de muitas emoções. No seu caso, a tristeza e a insegurança tornam-se mais presentes e são seguidos da calmaria, justamente porque as crises são episódicas - ou seja, elas também findam - e é importante ressaltar que o tempo da duração das crises é muito singular. Que importante o passo que você tomou em escolher pela psicoterapia/análise, com isso você poderá colocar em palavras as associações que essas emoções se apresentam, buscar compreender o contexto em que essas crises aparecem e maneiras para contorná-las! Que seja um ótimo processo para você, qualquer outra dúvida fico à disposição! Abraço!
![Moisés Silas](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/750d8f/750d8faa788432a43a21f31c026a237a_small_square.jpg)
Olá, seja bem vindo (a) ao site, sim quero dizer que é normal sentir-se assim tendo em vista que a ansiedade é um mecanismo de defesa da mente humana, que nos ajuda a sobreviver e conviver com o estresse bom (eustress). Pois isto nos motiva e desafia no dia a dia, só pode ser caracterizado como transtorno, quando nos afeta ou nos impossibilita socialmente, emocionalmente, chegando a causar insônia ou falta de apetite. Caso queira ajuda e acompanhamento psicológico me disponho em atender!
![Eduardo Brenner](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/1a0e09/1a0e09c924736834f495106aa44fe5b7_small_square.jpg)
Olá! Que pena que estás passando por isso. As crises de angústia apontam para algo que está acontecendo no psiquismo, mas que não encontra outra saída. Dessa forma, através de um processo de análise e psicoterapia, a ideia é que se possa investigar os eventos da tua vida, assim como o que tem acontecido no presente, para que se possa encontrar palavra para os acontecimentos, podendo, aos poucos, desmanchar a angústia. O grande objetivo desse tratamento se concentra em poder diminuir a angústia e possibilitar que se tenha uma vida mais satisfatória e com mais desejo. Fico a tua disposição para qualquer dúvida! Grande Abraço
![Filipe Araújo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/5409bb/5409bbd74bd40557df999a59a46c540a_small_square.jpg)
Sim, é comum passar por uma crise ansiosa e, após o episódio, sentir um certo alívio e uma sensação de calma, como se nada tivesse acontecido. Isso pode acontecer porque as crises ansiosas são episódios intensos de ansiedade que desencadeiam uma resposta de luta ou fuga do corpo, liberando hormônios como a adrenalina e o cortisol.
Essa resposta de luta ou fuga pode causar sensações físicas e emocionais intensas, como medo, angústia, taquicardia, sudorese, tremores, entre outras. Quando a crise passa, o corpo pode se recuperar e as sensações intensas diminuem, levando à sensação de alívio e calma.
No entanto, é importante lembrar que as crises ansiosas são sintomas de um transtorno de ansiedade e que o tratamento adequado pode ajudar a controlar e prevenir esses episódios. A terapia pode ser muito útil para entender as causas e fatores desencadeantes das crises ansiosas, e aprender estratégias para lidar com a ansiedade no dia a dia. Se você continuar tendo crises ansiosas, mesmo com a terapia, converse com o seu psicólogo ou profissional de saúde para avaliar outras opções de tratamento, como medicação ou terapia cognitivo-comportamental.
Abraços...
Essa resposta de luta ou fuga pode causar sensações físicas e emocionais intensas, como medo, angústia, taquicardia, sudorese, tremores, entre outras. Quando a crise passa, o corpo pode se recuperar e as sensações intensas diminuem, levando à sensação de alívio e calma.
No entanto, é importante lembrar que as crises ansiosas são sintomas de um transtorno de ansiedade e que o tratamento adequado pode ajudar a controlar e prevenir esses episódios. A terapia pode ser muito útil para entender as causas e fatores desencadeantes das crises ansiosas, e aprender estratégias para lidar com a ansiedade no dia a dia. Se você continuar tendo crises ansiosas, mesmo com a terapia, converse com o seu psicólogo ou profissional de saúde para avaliar outras opções de tratamento, como medicação ou terapia cognitivo-comportamental.
Abraços...
![Erick Meireles Elmiro](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/9124bf/9124bf165ad0232263863ce74226307c_small_square.jpg)
Olá. A resposta é sim. Ao longo da sua terapia você irá notar que as emoções são temporárias e passageiras, e a ansiedade se inclui nisso. O corpo não aguenta tanto tempo de ativação, como ocorre na crise de ansiedade, então naturalmente após uma crise você ira se sentir mais calma pois o corpo busca se regular reduzindo o nível de ansiedade.
![Evelin Rodrigues](https://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/7fc82e7a/7fc82e7a-79d0-4c25-a0ad-b1aee0a6c991_small_square.jpg)
Olá! Sim, é comum durante uma crise de ansiedade sentir medo e tristeza intensos, bem como uma série de sintomas físicos, como palpitações, sudorese, tremores, entre outros. No entanto, muitas pessoas relatam que após a crise, sentem-se aliviadas e calmas como se nada tivesse acontecido.
Essa sensação de alívio após uma crise pode ocorrer porque o corpo e a mente conseguiram se acalmar após a descarga de energia gerada pela ansiedade. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode experimentar a ansiedade de maneira diferente. Algumas pessoas podem sentir-se mais sensíveis e vulneráveis mesmo após a crise, enquanto outras podem se sentir completamente normal.
A terapia pode ajudar a aprender técnicas para lidar com a ansiedade de forma mais eficaz e a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que podem contribuir para a ansiedade. Com o tempo, essas habilidades podem ajudar a reduzir a frequência e intensidade das crises de ansiedade e melhorar a qualidade de vida. Lembre-se de conversar com seu terapeuta sobre suas experiências para que eles possam ajudá-lo a lidar melhor com suas crises e trabalhar em direção à recuperação.
Essa sensação de alívio após uma crise pode ocorrer porque o corpo e a mente conseguiram se acalmar após a descarga de energia gerada pela ansiedade. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode experimentar a ansiedade de maneira diferente. Algumas pessoas podem sentir-se mais sensíveis e vulneráveis mesmo após a crise, enquanto outras podem se sentir completamente normal.
A terapia pode ajudar a aprender técnicas para lidar com a ansiedade de forma mais eficaz e a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que podem contribuir para a ansiedade. Com o tempo, essas habilidades podem ajudar a reduzir a frequência e intensidade das crises de ansiedade e melhorar a qualidade de vida. Lembre-se de conversar com seu terapeuta sobre suas experiências para que eles possam ajudá-lo a lidar melhor com suas crises e trabalhar em direção à recuperação.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
![Letícia Fernandes](https://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/98462120/98462120-99a1-4e08-ad01-989ee548fbe7_small_square.jpg)
oi! Sim esses sentimentos são normais! São respostas emocionais para a situação que você está passando.A ansiedade é fundamental para que nos mantemos alertas ao longo do dia. O problema ocorre quando essa ansiedade deixa de se tornar ocasional e acaba tornando-se recorrente,, atrapalhando atividades da própria vida. Com a psicoterapia você vai adquirir habilidades de autoregulação. Boa sorte no seu tratamento.
![Alir Dorigo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/07d1f4/07d1f4c21853f673c76d7302a5ba5846_small_square.jpg)
Muito normal que durante uma crise ansiosa a pessoa se sinta com medo e triste, mas é possível superá-la e voltar a ficar calma. As crises ansiosas são uma resposta do corpo a um estímulo percebido como ameaçador, e podem desencadear sintomas físicos e emocionais intensos, como palpitações, sudorese, tremores, medo de morrer, entre outros. No entanto, com o tempo e o tratamento adequado, é possível aprender a identificar e controlar esses sintomas, diminuindo a frequência e a intensidade das crises. É importante lembrar que a terapia pode ajudar a desenvolver estratégias de enfrentamento e a modificar padrões de pensamento negativos, contribuindo para uma maior qualidade de vida e bem-estar emocional. Sempre `a disposição.
![Rita Nascimento](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/8f3b60/8f3b60be07e21eb942118ff16ddff4f8_small_square.jpg)
Olá! Sim... pode acontecer. Divida suas dúvidas com seu psicólogo. No processo terapêutico irá aprender as técnicas para controlar sua ansiedade, bom como identificar os gatilhos. Tenha paciência com você no processo!
![Josiane Zim Zaniol](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/b41064/b41064c5dea58ecbb802a1bc0b0887b1_small_square.jpg)
Olá! Que bom que você já iniciou a terapia, vai te ajudar a entender como as suas crises acontecem e lidar melhor com elas.
Como a palavra mesmo sugere, crise tem começo, meio e fim. Então é esperado que ela tenha um certo ciclo, que é singular em cada pessoa ou momento.
Com o processo de terapia, espera-se compreender o que dispara essas crises, desenvolver melhor capacidade de lidar com suas emoções e ir tendo cada vez menos crises e menos intensas.
Como a palavra mesmo sugere, crise tem começo, meio e fim. Então é esperado que ela tenha um certo ciclo, que é singular em cada pessoa ou momento.
Com o processo de terapia, espera-se compreender o que dispara essas crises, desenvolver melhor capacidade de lidar com suas emoções e ir tendo cada vez menos crises e menos intensas.
![Cirano Araújo](http://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/2468ab6c/2468ab6c-8419-474e-a0f4-d21cd5a0a2fb_small_square.jpg)
Olá, como está?
Como todas as crises, é recorrente se sentir com medo, triste, pânico, angústia e vários outros sentimentos durante esses momentos difíceis e complicados que são as crises, contudo após algum tempo, o tempo da crise, da elaboração dela, da solução para ela, pode-se sim ficar mais calma, menos nervosa, menos ansiosa, menos angustiada, não sei se como nada tivesse acontecido porque ainda se tem a memória da crise, algo ainda se lembra, mas não quer dizer que a crise irá se repetir.
A partir disso é muito interessante que além de ter começado o processo terapêutico, que dê continuidade a ele e siga no processo de pensar, elaborar e solucionar esses momentos de crises e outros sintomas mais que angustiem a você.
Espero ter ajudado em algo.
Como todas as crises, é recorrente se sentir com medo, triste, pânico, angústia e vários outros sentimentos durante esses momentos difíceis e complicados que são as crises, contudo após algum tempo, o tempo da crise, da elaboração dela, da solução para ela, pode-se sim ficar mais calma, menos nervosa, menos ansiosa, menos angustiada, não sei se como nada tivesse acontecido porque ainda se tem a memória da crise, algo ainda se lembra, mas não quer dizer que a crise irá se repetir.
A partir disso é muito interessante que além de ter começado o processo terapêutico, que dê continuidade a ele e siga no processo de pensar, elaborar e solucionar esses momentos de crises e outros sintomas mais que angustiem a você.
Espero ter ajudado em algo.
![Gisele Rodrigues](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/d796ca/d796ca64e1460189877bcfb67d45352d_small_square.jpg)
Sim, é normal ficar calma e tranquila depois de uma crise de ansiedade. As crises se caracterizam por serem o pico dos sintomas. Abraço.
![Caio Lage](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/51c4e7/51c4e7a137a0f56706edac4fa313e329_small_square.jpg)
Olá! É normal passar por uma crise ansiosa e experimentar sentimentos intensos, como medo e tristeza. Cada pessoa responde de maneira única às crises de ansiedade, e sentir-se calma após o episódio também é uma reação comum.
Depois de uma crise ansiosa, é possível que o corpo e a mente se acalmem gradualmente à medida que os níveis de estresse diminuem. É importante lembrar que o processo de recuperação varia de pessoa para pessoa e que cada um tem seu próprio ritmo.
Continuar com a terapia é um passo importante para lidar com a ansiedade e desenvolver estratégias para enfrentar as crises. O terapeuta pode ajudá-lo(a) a entender suas emoções, identificar gatilhos e aprender técnicas para manejar a ansiedade de forma saudável.
Lembre-se de ser gentil consigo mesmo(a) durante esse processo. Celebrar os momentos em que se sente calmo(a) e ter paciência com o processo de cura são atitudes importantes. Com o tempo, você pode encontrar maneiras eficazes de lidar com a ansiedade e recuperar o equilíbrio emocional.
Depois de uma crise ansiosa, é possível que o corpo e a mente se acalmem gradualmente à medida que os níveis de estresse diminuem. É importante lembrar que o processo de recuperação varia de pessoa para pessoa e que cada um tem seu próprio ritmo.
Continuar com a terapia é um passo importante para lidar com a ansiedade e desenvolver estratégias para enfrentar as crises. O terapeuta pode ajudá-lo(a) a entender suas emoções, identificar gatilhos e aprender técnicas para manejar a ansiedade de forma saudável.
Lembre-se de ser gentil consigo mesmo(a) durante esse processo. Celebrar os momentos em que se sente calmo(a) e ter paciência com o processo de cura são atitudes importantes. Com o tempo, você pode encontrar maneiras eficazes de lidar com a ansiedade e recuperar o equilíbrio emocional.
![Dra. Fernanda Ataide](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/b25a35/b25a35dbdf108aac0c1894745912d6f4_small_square.jpg)
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
![Adriana de Araújo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/4054cf/4054cf309a72d80d46dbb0062f4484e1_small_square.jpg)
Olá! Ao passar por uma crises de ansiedade é comum experimentar medo e tristeza intensos, e sentir-se mais calmo e bem. As crises ansiosas podem ser assustadoras, mas também são passageiras na grande maioria das vezes.
Lembre-se de que a terapia é um processo que pode ajudar a compreender e lidar com a ansiedade de maneira mais eficaz. Que bom que já iniciou sua jornada! O psicoterapeuta pode ensinar estratégias para enfrentar a ansiedade, controlar os sintomas e reduzir a frequência e a intensidade das crises.
Continue seu trabalho na terapia e lembre-se de que a recuperação pode ser um processo gradual, mas, com apoio e esforço, é possível alcançar uma maior estabilidade emocional. Se necessitar de um novo olhar e um caminho diferente no processo psicológico, conte comigo, estou à disposição. Entre em contato e lhe auxiliarei no seu desenvolvimento emocional. Sucesso naquilo que busca e até breve!
Lembre-se de que a terapia é um processo que pode ajudar a compreender e lidar com a ansiedade de maneira mais eficaz. Que bom que já iniciou sua jornada! O psicoterapeuta pode ensinar estratégias para enfrentar a ansiedade, controlar os sintomas e reduzir a frequência e a intensidade das crises.
Continue seu trabalho na terapia e lembre-se de que a recuperação pode ser um processo gradual, mas, com apoio e esforço, é possível alcançar uma maior estabilidade emocional. Se necessitar de um novo olhar e um caminho diferente no processo psicológico, conte comigo, estou à disposição. Entre em contato e lhe auxiliarei no seu desenvolvimento emocional. Sucesso naquilo que busca e até breve!
![Rafael Weber Pessoa de Mello](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/e47638/e47638a2b408ae092468cf6a775c6231_small_square.jpg)
Que bom que você começou a fazer terapia, e esse tipo de ocorrência é normal acontecer também. A ansiedade pode tomar diferentes formas, e podemos não perceber os sinais que o nosso corpo e mente nos manda, pois a causa dessas crises podem se encontrar no inconsciente e não ser claro o motivo dessa angústia estar se manifestando. Através da terapia, pode ser possível tratar o sintoma e instrumentalizar a sua mente, para que futuramente você tenha mais resiliência e consiga lidar melhor com sua ansiedade.
![Carlos Henrique Matheus Vieira](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/aebc7f/aebc7fd540b41e5d2cd5076309e89b4a_small_square.jpg)
Sim, é bastante comum sentir uma montanha-russa de emoções durante uma crise de ansiedade. Durante a crise, o corpo e a mente entram em um estado de alerta intenso, o que pode gerar sensações de medo, tristeza e desconforto. No entanto, após esse pico, muitas pessoas experimentam um período de calmaria, quase como se nada tivesse acontecido. Esse efeito pode ser um alívio temporário após o corpo sair do estado de estresse agudo. Com o tempo e o avanço na terapia, você aprenderá a lidar melhor com esses momentos, tanto para diminuir a intensidade das crises quanto para entender mais profundamente o que as desencadeia.
![Lorena Franco](https://pixel-p1.s3.sa-east-1.amazonaws.com/doctor/avatar/b28ee1f5/b28ee1f5-9bc2-45bc-bd0b-a71e6fb3d886_small_square.jpg)
Sim, é comum em crises de ansiedade sentir medo ou tristeza intensa, seguidas por momentos de calma, pois o sistema nervoso tende a se autorregular após o pico da crise. A terapia ajudará a identificar gatilhos e desenvolver estrátegias para lidar com essas oscilações emocionais de forma mais eficiente.
![Nathália Silva](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/abdced/abdced04cafae97193e5c8619365b308_small_square.jpg)
Sim, é normal passar por crises de ansiedade e, após o pico da crise, sentir-se mais calma. Durante uma crise ansiosa, o corpo e a mente entram em um estado de alerta elevado, e isso pode gerar sensações de medo, tristeza e até descontrole. No entanto, após a crise, é comum que esses sentimentos se acalmem, e você recupere o equilíbrio. A terapia ajuda muito nesse processo, pois oferece ferramentas para lidar com as crises de forma mais eficaz, diminuindo a intensidade e a frequência ao longo do tempo. Com o tempo, ao trabalhar as causas e as reações da ansiedade, você pode perceber uma maior estabilidade emocional, o que é um ótimo sinal de progresso. Se continuar enfrentando dificuldades, estou à disposição para apoiar você no seu processo de autoconhecimento e bem-estar.
![Amanda Kül](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/54fd8a/54fd8a7f284a402de2aa56a4d153c26c_small_square.jpg)
Completamente normal
Faz parte do processo. Ao sentir que está passando pela crise é porque de alguma forma ao contar sobre o episódio em sessão, você revive inconscientemente o trauma e o seu corpo reage. Quando termina o seu relato, seu consciente volta a tomar conta e você sente alívio ao expressar a dor e incômodo, sua mente sente que está fazendo algo para melhorar tal demanda.
Faz sentido?
Ao externalizar suas emoções e reações, o alívio vem. Psicoterapia é libertador
Faz parte do processo. Ao sentir que está passando pela crise é porque de alguma forma ao contar sobre o episódio em sessão, você revive inconscientemente o trauma e o seu corpo reage. Quando termina o seu relato, seu consciente volta a tomar conta e você sente alívio ao expressar a dor e incômodo, sua mente sente que está fazendo algo para melhorar tal demanda.
Faz sentido?
Ao externalizar suas emoções e reações, o alívio vem. Psicoterapia é libertador
![Dra. Karin Telles](https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/a0e905/a0e905eaa869747596ddb1bac1d33002_small_square.jpg)
Olá! É normal que depois da crise você volte a sentir calma. No entanto, a crise é sinal de que algo não está bem dentro de você, que bom que você já está em psicoterapia.
Especialistas
![Adailio Miguel](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/5203e3/5203e3d3f815d0c3b978dde121c49fa9_medium_square.jpg)
![Stefani Azevedo](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/51db7b/51db7b9c82a8b4c36d121203fd7437cc_medium_square.jpg)
![Jonas Peronio do Nascimento](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/da9d6b/da9d6b697f0f006b1a5e9ef5705b750a_medium_square.jpg)
![Isadora Venturim Silva](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/2460c1/2460c1749491a3a33067f74d21f2be4a_medium_square.jpg)
![Rute Pereira](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/a0061b/a0061bee4b7661a53bc3cb07f943af5a_medium_square.jpg)
![Diane G. N. Tavares](http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/doctoralia.com.br/doctor/7e715f/7e715ff9b9b16b5d498928c525a55cdb_medium_square.jpg)
Perguntas relacionadas
- Bom dia! Gostaria de perguntar devido a uma questão da minha ansiedade, não consigo frequentar a faculdade me dá muita agonia, não converso e me sinto inferior, tenho medo de apresentações... Isso acontece somente na faculdade, eu trabalho fora e não sinto isso.Comecei a faculdade de psicologia e acho…
- Boa tarde! Então eu cresci em Pernambuco e morei lá até os meus 7 anos de idade, e agora moro na cidade a 14 anos, recentemente fiz uma viagem pro lugar onde nasci porque minha família toda é de lá, aqui na cidade só mora eu minha e meu irmão somentes, e desde que eu voltei de viagem pra cidade eu me…
- Nao sei se é ansiedade , mas tenho pigarro na garganta que as vezes me impede de respirar e não consigo ficar deitado, poderá ser também refluxo, sinusite, ou qualquer outra coisa ? o pigarro não é muito mas me impede de respirar normalmente
- Meu medico fez a troca de Certralina 100mg por Citalopran 20mg. Como meu medicamento acabou 4 dias antes da consulta resolvi poupar o custo da certralina imaginando uma mudança. Há algum problema em após 4 dias sem a certralina mudar direto para o citalopran ? Agradeço pela atenção
- É normal os batimentos cardíacos chegarem a 170 em repouso numa crise de ansiedade/panico?
- Tenho 30 anos, recentemente passei por uma crise de pânico. Sou sedentário, passei por estresse devido à mudança de estado, fumo cigarro e exagero no café, tenho sono desregulado e me alimento pouco. Tenho dúvidas; quem tem crise de ansiedade pode se masturbar e fazer musculação? É possível ter…
- Os energéticos pode piorar ansiedade, síndrome de pânico e ataques de pânico ?
- Toda vez que eu tomo café eu fico com um mal estar uma tontura forte, o que deve ser?
- Gostaria de saber se é possível curar traumas ou crenças com a terapia? Estou 1 mês mau por acreditar em ideias que eu não sei se são reais, difícil de tirar da mente.
- Olá, ultimamente estou sentindo dificuldade em relaxar, tem vezes que eu fico muito inquieta, tem momentos que eu fico pensando em algo repetidas vezes, as vezes eu fico ansiosa com umas coisas fútil, em alguns momentos eu sinto um sentimento ruim, isso pode ser ansiedade?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1049 perguntas sobre Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.