Ola,eu recentemente comecei a malhar, porem, eu tomo medicação controla: lítio e zofoft. Eu gostaria

2 respostas
Ola, eu recentemente comecei a malhar, porem, eu tomo medicação controlada: lítio e zofoft. Eu gostaria de saber, se eu posso tornar suplementos como whey protein e creatina? E se os mesmos não vão entra em conflitos com minhas medicações controladas?
O problema dos suplementos não tem relação com as medicações. Porém, a tendência das pessoas é usá-los em excesso e isto pode trazer comprometimento à saúde, sobretudo aos rins. Em relação ao lítio, deve-se tomar cuidado com sudorese excessiva, que elimina sódio do organismo e pode aumentar a concentração do lítio. Beber água em excesso, por causa do suor, pode piorar este efeito. Fale com seu psiquiatra e discuta a questão.

Muitas pessoas que tomam medicamentos controlados também usam suplementos alimentares como whey protein e creatina. No entanto, há algumas considerações que você deve ter em mente:
Whey Protein: É basicamente uma proteína derivada do soro do leite. Não há evidências diretas sugerindo que o whey protein tenha interação com o lítio ou com o Zoloft (cujo princípio ativo é a sertralina).
Creatina: É um composto que é encontrado naturalmente em pequenas quantidades nos alimentos e é produzido pelo corpo. Não há estudos substanciais mostrando uma interação direta entre a creatina e o lítio ou a sertralina. No entanto, a creatina pode afetar os níveis de hidratação e a função renal, então se você estiver em uma dosagem alta de lítio (que também é excretada pelo rim), pode ser necessário monitorar mais de perto seus níveis de lítio.
Lembrar que, lítio e sertralina, têm efeitos colaterais que você deve discutir com seu médico. É uma boa prática monitorar o possível surgimento de efeitos colaterais regularmente e informar ao seu médico sobre qualquer suplemento ou mudança na dieta que você estiver considerando.
Além disso podem ocorrer interações desconhecidas e mesmo que não haja evidências importantes não significa que não possam surgir interações. Sempre é uma boa ideia ser cautelosa ao combinar qualquer medicação ou suplemento. Além dos ingredientes ativos, muitos suplementos contêm aditivos, corantes e outros excipientes. É importante verificar os rótulos e estar ciente de qualquer coisa à qual você possa ser sensível ou alérgico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!