Olá ,eu iniciei o tratamento com dienogeste por conta da endometriose recém descoberta, porém minha

2 respostas
Olá ,eu iniciei o tratamento com dienogeste por conta da endometriose recém descoberta, porém minha família tem casos de câncer de mama latente, gostaria de saber se esse hormônio afeta nas questões de câncer e se esse hormônio é bioidêntico, ele existe no corpo humano ?
Dra. Érika Matos Ramos Assis
Endocrinologista, Médico clínico geral
Fortaleza
Olá! Não é um hormônio bioidêntico; quanto à questão do risco de câncer, precisa ser avaliado caso a caso - quem são os parentes que tem câncer de mama na sua família ? Parentes de primeiro grau ou mais distantes? Você tem alguma lesão para ser investigada? O ideal é conversar com um mastologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
O tratamento com dienogeste para endometriose é uma escolha comum e eficaz em muitos casos, pois esse hormônio ajuda a reduzir a atividade do tecido endometrial, aliviando a dor e controlando os sintomas da doença. No entanto, suas dúvidas são muito pertinentes, especialmente considerando o histórico familiar de câncer de mama latente.

O dienogeste é um progestagênio sintético, ou seja, é um hormônio similar à progesterona, mas não é bioidêntico. Isso significa que ele não tem exatamente a mesma estrutura química da progesterona produzida pelo corpo humano. Por essa razão, o comportamento do dienogeste no organismo pode diferir do de hormônios naturais, o que pode influenciar seus efeitos colaterais e interações.

No que diz respeito ao risco de câncer de mama, o uso de progestagênios tem sido amplamente estudado. Os dados sobre o dienogeste especificamente ainda são limitados em comparação com outros progestagênios. Contudo, sabe-se que a interação de hormônios sintéticos com receptores hormonais pode, em alguns casos, influenciar o risco de desenvolvimento de câncer de mama, especialmente em indivíduos com predisposição genética. Isso não significa que o dienogeste necessariamente aumentará esse risco, mas a possibilidade deve ser avaliada com cuidado.

Uma abordagem integrativa pode ser especialmente útil em situações como essa, pois considera não apenas o tratamento hormonal, mas também estratégias complementares para reduzir fatores de risco, como controle da inflamação, dieta equilibrada, suporte ao sistema imunológico e monitoramento cuidadoso. É fundamental que o uso do dienogeste seja acompanhado regularmente, com exames que avaliem não só a progressão da endometriose, mas também o impacto no seu equilíbrio hormonal geral. O acompanhamento com mamografias, ultrassonografias de mama ou até exames mais avançados, como ressonância magnética das mamas, pode ser essencial para monitorar quaisquer alterações precoces.

Recomendo que você discuta suas preocupações com seu médico, levantando o histórico familiar de câncer de mama. Ele pode avaliar se o dienogeste continua sendo a melhor opção para você ou se existe a necessidade de ajustes no tratamento. A medicina integrativa também pode ajudar a minimizar os impactos desse tipo de terapia no seu corpo, otimizando sua saúde e reduzindo riscos associados.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia

Especialistas

Maria Nieves Monterroso Felix

Maria Nieves Monterroso Felix

Ginecologista

São Paulo

Juliana Silviano Raio

Juliana Silviano Raio

Ginecologista

Belo Horizonte

Cristina Celia Andrade Alves

Cristina Celia Andrade Alves

Ginecologista

Imperatriz

Dafne Dalledone Moura

Dafne Dalledone Moura

Generalista

Belém do Pará

Lucas Willyam Calazans do Nascimento

Lucas Willyam Calazans do Nascimento

Generalista

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 789 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.