Olá, eu fui diagnosticada com diabetes gestacional, faço o controle e tá sempre nos valores que a mé

5 respostas
Olá, eu fui diagnosticada com diabetes gestacional, faço o controle e tá sempre nos valores que a médica me passou. Eu queria saber se faz mal eu tomar vitamina de banana com mamão, maçã e chia, sem açúcar, de lanche da tarde
Olá! As vitaminas são ótimos lanches, mesmo para pacientes com alteração da glicemia. Nesse caso, depende da quantidade de cada fruta e de chia, da sua fome e a forma como você come frutas ao longo do dia. Geralmente eu oriento meus pacientes a escolherem uma fruta para a vitamina, uma semente e a bebida de preferência.

Olá! Nos casos de diabetes gestacional, evitamos refeições compostas apenas por carboidratos sozinhos (pão, frutas, massas, biscoitos), pois podem causar um pico na glicemia. Sempre procure adicionar fibras, proteínas e gorduras na refeição para esse pico de glicemia ser menor. A vitamina possui o leite e a chia que vão evitar esse pico muito alto, sendo uma boa opção. Porém, depende das quantidades e da sua alimentação como um todo. Se precisar de ajuda estou à disposição! Beijos!
No seu dia a dia vc pode consumir como lanche (que não causa picos de glicemia) as castanhas, nozes, amendoins, abacate, coco, as frutas oleaginosas, que vão te promover uma maior saciedade. Quanto a sua vitamina, escolha uma fruta, as sementes (chia, linhaça) e 100ml de leite semidesnatado (substituindo o leite integral). Preferível fazer refeições de menor volume e mais vezes ao dia que geram um menor impacto na glicemia.
Olá pontos importantes com relação a vitamina:
Primeiro a quantidade de fruta. Podes misturar 2 frutas desde que não ultrapasse 1 xícara de fruta.
Segundo qual leite estas usando? Seria leite de caixinha UHT? O ideal é utilizar leites pasteurizados, que não passem pelo processo de UHT.
Terceiro você é intolerante a lactose? Você está constipada? Saiba que a intolerância a lactose pode causar constipação ou "acelerar" o intestino, além do aumento de bactérias ruins e fungos no intestino que podem favorecer a complicações.
Como você foi diagnosticada com diabetes gestacional, é essencial prestar atenção à sua dieta para manter os níveis de glicose no sangue sob controle. A vitamina de banana com mamão, maçã e chia pode ser uma opção saudável, desde que seja preparada de forma adequada e consumida em moderação.

Aqui estão algumas considerações para a preparação e consumo da vitamina:

Quantidade de frutas: Verifique a quantidade de frutas que você está usando na vitamina. Embora as frutas sejam uma opção nutritiva, elas também contêm carboidratos naturais que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue. Certifique-se de não exagerar nas porções de frutas.

Adoçantes: Evite adicionar açúcar ou adoçantes na vitamina. As frutas já têm açúcares naturais e adicioná-los pode elevar ainda mais os níveis de glicose no sangue.

Chia: A chia é uma semente rica em fibras e proteínas, o que pode ser benéfico para o controle dos níveis de açúcar no sangue. No entanto, é importante não exagerar na quantidade, pois as sementes também contêm calorias.

Combinação com outros alimentos: Ao fazer a vitamina, você pode adicionar outras fontes de proteínas ou gorduras saudáveis para ajudar a diminuir o impacto do açúcar das frutas na glicemia.

Horário de consumo: O lanche da tarde pode ser um momento apropriado para uma vitamina saudável, mas verifique seus níveis de açúcar no sangue antes e depois do lanche para garantir que os níveis estejam dentro das metas estabelecidas por sua médica.

Lembre-se sempre de seguir as orientações da sua médica e nutricionista para o controle adequado do diabetes gestacional. Eles podem fornecer informações mais detalhadas e personalizadas com base nas suas necessidades específicas.

É importante monitorar regularmente os níveis de glicose no sangue, manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios físicos adequados durante a gravidez para garantir um controle adequado do diabetes gestacional e promover a saúde da mãe e do bebê.