Olá! Estou um tanto preocupada com a saúde da minha irmã. Ela tem 8 anos e sempre percebi uma seleti

2 respostas
Olá! Estou um tanto preocupada com a saúde da minha irmã. Ela tem 8 anos e sempre percebi uma seletividade alimentar mas ultimamente isso tem piorado, começou com idas ao banheiro na hora do almoço para fugir de ter que comer e atualmente, assim que o almoço está pronto, ela sente necessidade de defecar, me preocupo por ser a responsável por ela na maior parte do tempo, percebo ela comendo lentamente e fazendo de tudo pra evitar almoçar, o que fazer? a qual especialista recorrer?
Olá! Pode estar indicando um distúrbio psiquiátrico relacionado à alimentação. O melhor é levar a criança para ser avaliada por uma psicóloga infantil e um psiquiatra infantil.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pelo que você descreve, pode ser um sinal de algo mais sério, como o Transtorno de Ingestão Alimentar Restritiva/Evitativa (ARFID), onde a criança evita alimentos e pode ter dificuldades em comer por falta de interesse ou por medo de certas texturas ou sabores. Isso pode levar a deficiências nutricionais e até afetar o crescimento ou o desenvolvimento dela. O ideal é começar com uma consulta ao pediatra, que pode avaliar o estado nutricional e ver se há algo mais por trás dessa evitação alimentar. O pediatra pode indicar um nutricionista para ajudar com a alimentação e, se necessário, um psicólogo ou psiquiatra infantil para lidar com o lado emocional e comportamental. Um gastroenterologista também pode ser útil, caso haja suspeita de algum desconforto digestivo. Uma equipe multidisciplinar é a melhor maneira de cuidar da situação e garantir que sua irmã receba o apoio necessário para voltar a se alimentar bem e crescer de forma saudável.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.