Olá! Estou um tanto preocupada com a saúde da minha irmã. Ela tem 8 anos e sempre percebi uma seleti

2 respostas
Olá! Estou um tanto preocupada com a saúde da minha irmã. Ela tem 8 anos e sempre percebi uma seletividade alimentar mas ultimamente isso tem piorado, começou com idas ao banheiro na hora do almoço para fugir de ter que comer e atualmente, assim que o almoço está pronto, ela sente necessidade de defecar, me preocupo por ser a responsável por ela na maior parte do tempo, percebo ela comendo lentamente e fazendo de tudo pra evitar almoçar, o que fazer? a qual especialista recorrer?
Olá! Pode estar indicando um distúrbio psiquiátrico relacionado à alimentação. O melhor é levar a criança para ser avaliada por uma psicóloga infantil e um psiquiatra infantil.

Pelo que você descreve, pode ser um sinal de algo mais sério, como o Transtorno de Ingestão Alimentar Restritiva/Evitativa (ARFID), onde a criança evita alimentos e pode ter dificuldades em comer por falta de interesse ou por medo de certas texturas ou sabores. Isso pode levar a deficiências nutricionais e até afetar o crescimento ou o desenvolvimento dela. O ideal é começar com uma consulta ao pediatra, que pode avaliar o estado nutricional e ver se há algo mais por trás dessa evitação alimentar. O pediatra pode indicar um nutricionista para ajudar com a alimentação e, se necessário, um psicólogo ou psiquiatra infantil para lidar com o lado emocional e comportamental. Um gastroenterologista também pode ser útil, caso haja suspeita de algum desconforto digestivo. Uma equipe multidisciplinar é a melhor maneira de cuidar da situação e garantir que sua irmã receba o apoio necessário para voltar a se alimentar bem e crescer de forma saudável.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!