Olá estou tomando sertralina já algum tempo no início perdi peso mais agora engordei tudo de novo. C

2 respostas
Olá estou tomando sertralina já algum tempo no início perdi peso mais agora engordei tudo de novo. Como faço?
Olá! Bom dia!
Dentre os efeitos colaterais da sertralina, o ganho de peso não é muito esperado, apesar de não ser impossível.
Como no início do tratamento você chegou até a perder peso, provavelmente esse ganho de peso não se deve, pelo menos não diretamente, à medicação em si. Muitos pacientes em uso de antidepressivos e ansiolíticos apresentam ganho de peso não devido à efeito colateral da medicação em si, mas sim devido a uma melhora dos sintooomas, que leva à um aumento do apetite. Veja que muitos pacientes com disordens psiquiátricas como depressão e ansiedade apresentam diminuição de apetite como sintoma da própria síndrome.

O que fazer para parar de ganhar peso? Isso depende de uma avaliação mais minuciosa do caso. Precisa-se entender porque você está ganhando peso, se o seu apetite aumentou ou está normal, se você está com alguma outra doença que explique esse ganho de peso, se está apresentando episódios de compulsão alimentar, etc...

Olá! No início do tratamento a sertralina pode causar alguns efeitos colaterais, dentre eles, a diminuição do apetite (ressalto que isso não ocorre para todas as pessoas). Com o passar do tempo e sua adaptação, esse efeito não permanece. Daí que é importante entrar com outras medidas, como atividade física e controle alimentar adequado. É essencial que você comunique qualquer efeito colateral que esteja experimentando ao seu médico, para que ele possa avaliar o quadro e, se necessário, fazer ajustes na dose ou no tipo de medicamento prescrito.

Espero ter ajudado.
Abraço,
Dra. Carol Amorim @carolpsiq