Olá! Estou tomando Propranolol há uns 3 anos somente por causa do tremor nas mãos, não tenho press

2 respostas
Olá!
Estou tomando Propranolol há uns 3 anos somente por causa do tremor nas mãos, não tenho pressão alta. Porém quando fico um dia sem tomar meu coração acelera muito e sinto pressão na cabeça. Minha pressão pode ter sido afetada devido o uso do medicamento? Eu posso parar de tomar derrepente ou é necessário fazer um desmame? Obrigado!
Olá! O propranolol é uma medicação indicada para o tratamento de hipertensão arterial, angina, arritmias cardíacas, prevenção de enxaqueca, tremor essencial (presumo que seja seu caso), entre outros. O que pode ter acontecido é que, por ter se acostumado com uma frequência cardíaca mais baixa pelo uso do propranolol, a falta da medicação pode provocar palpitações/cefaleia, ou seja, aumentar sua sensibilidade aos batimentos cardíacos, sem que isso represente necessariamente uma alteração ou doença cerebrovascular. O ideal é que seu tratamento seja acompanhado por um médico para que esses efeitos sejam devidamente avaliados no seu contexto de saúde. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Propranolol é um remédio de um grupo chamado de betabloqueadores, eles atuam em alguns receptores no corpo que também tem no coração e lá tem como efeito, dentre outras coisas, diminuir a frequência cardíaca. Quando não tomamos o remédio o coração deixa de ter esse efeito e temos a impressão que está acelerado, como um efeito rebote. Para dizer se pode parar de tomar diretamente ou se precisa de um desmame o ideal é fazer uma avaliação, pois os efeitos dependem da dose do remédio e pode ser necessário um acompanhamento do quadro.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.