Olá! Estou tomando medicação há pouco mais de um mês para depressão: inseris XR (150 mg) à noite e

2 respostas
Olá!
Estou tomando medicação há pouco mais de um mês para depressão: inseris XR (150 mg) à noite e Zetron LT pela manhã.
Venho sentindo queda de pressão, sonolência e falta de atenção nas atividades que preciso fazer.
Isso é normal??
Tem tempo mínimo e máximo de uso desses medicamentos?

Gostaria de tratar sem medicações, pois estou indo pra terapia e vem me ajudando bastante.
Queda de pressão não é suficiente "sentir", pois há muitos sintomas que as pessoas atribuem a "queda de pressão" e não têm esta causa. Há necessidade de medir, de preferência com profissional habilitado (pois há muitas formas de errar medidas de pressão arterial). O Inseris* (trazodona) pode causar sonolência e, eventualmente, a sedação pode estar relacionada a deficiências de atenção. Mas, dificuldades de atenção podem ter muitas causas. Para fazerem efeito, mesmo que a indicação esteja correta e a dose seja suficiente, pode haver necessidade de algumas semanas - e mais, em alguns casos. Muitas vezes, há necessidade de ajustes de doses ou mesmo troca de medicações. Quando se trata de efeitos colaterais, muitas vezes com o tempo de uso diminuem, porém o grau de diminuição e a demora podem ser diferentes, em pessoas diferentes. Alguns casos de depressão (de grau até moderado) têm tratamendo comprovado através de linhas de base comportamental, como TCC e ativação comportamental, por exemplo. Porém, a resposta à terapia depende de muitos fatores e nem todos os pacientes respondem bem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A queda de pressão, sonolência e falta de atenção são efeitos colaterais comuns dos antidepressivos. Esses efeitos podem diminuir com o tempo, mas se persistirem ou piorarem, é importante conversar com o médico que prescreveu a medicação. O médico pode ajustar a dose ou prescrever uma medicação diferente para minimizar esses efeitos colaterais.

Quanto ao tempo mínimo e máximo de uso dos medicamentos, isso dependerá da recomendação do médico e das necessidades individuais do paciente. É importante seguir as instruções do médico quanto à dosagem e duração do tratamento.

Se você preferir tratar a depressão sem medicação, é importante continuar com a terapia e discutir outras opções de tratamento com o médico e o terapeuta. Existem diversas abordagens terapêuticas que podem ajudar a tratar a depressão, como terapia cognitivo-comportamental, terapia interpessoal, terapia de aceitação e compromisso, entre outras. O importante é encontrar uma abordagem que seja eficaz e confortável para você.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.