Ola, estou tomando escitalopram 10mg a 90 dias para ansiedade generalizada e ainda sinto alguns efei

2 respostas
Ola, estou tomando escitalopram 10mg a 90 dias para ansiedade generalizada e ainda sinto alguns efeitos colaterais e um pouco de medo de sair na rua isso é normal?
Não há como responder com segurança esta sua pergunta, sem conhecer pessoalmente seu caso. Mas, de modo geral, existem alguns aspectos a ser considerados: 1. Se vem melhorando ao longo destes noventa dias, então é normal que ainda não esteja totalmente bem. Se melhorou até certo momento e parou de melhorar já há algum tempo, então o tratamento precisa ser ajustado. 2. Grande parte dos efeitos colaterais desaparece ou, pelo menos, melhora intensamente ao longo das primeiras semanas de uso, porém isto vai depender da sensibilidade individual e há efeitos colaterais que podem permanecer, em algumas pessoas, durante todo o período de uso. 3. Medo de sair na rua pode ser sintoma fóbico e não de ansiedade generalizada e sintomas fóbicos nem sempre têm resposta boa à medicação, frequentemente havendo necessidade de técnicas comportamentais para tratá-los.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o escitalopram é da classe dos antidepressivos, excelente indicação tratar quadros de ansiedade e depressão. Sintomas de adaptação no organismo podem aparecer na introdução ou ajuste medicamento, os quais tendem a melhorar dentro de aproximadamente 1 semana. Entre esses efeitos colaterais podem aparecer náuseas, cefaléia e oscilação do sono Importante lembrar que os efeitos de melhora da medicação ocorrem após pelo menos 4 semanas de uso.
Pelo tempo que você já está usando a medicação já não é esperado que tenha sintomas de ansiedade, como essa dificuldade em sair na rua. Talvez seja necessário ajuste da dose ou até mesmo troca da medicação. Dessa forma, sugiro que retorne ao seu psiquiatra para que ele possa fazer esclarecimentos e as intervenções necessárias. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica com o profissional de confiança pode melhorar muito sua adesão ao tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2151 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.