Olá, estou grávida de 30 semanas e na primeira ultra-som ja descobri um mioma subseroso que já está

2 respostas
Olá, estou grávida de 30 semanas e na primeira ultra-som ja descobri um mioma subseroso que já está um pouco avançado e hj está medindo 8,4 cm.. sinto dores BA altura do humbigo pois é onde ele está localizado que da até pra sentir o tamanho dele. Meu parto é normal ou Cesária? Pode ter complicação?
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, presente em 40 a 80% das mulheres e com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e precisam de algum tratamento como sangramento uterino anormal, dor pélvica, cólicas menstruais, dor na relação sexual e infertilidade.
O mioma subseroso é aquele para fora do útero e não altera a fertilidade e não dificulta uma gravidez.
Todo mioma pode crescer na gravidez, principalmente entre a 22º e 28 semana. Como você está com 30 º semanas esse mioma possivelmente não irá crescer mais.
Na gravidez, o mioma apresenta um crescimento rápido. Devido a esse crescimento rápido ele pode degenerar e ocasionar dor. Para dor, discuta com o seu médico o uso de analgésicos.
O mioma subseroso não impede o parto normal e não é uma indicação de parto cesárea. Pode haver sangramento aumentado após o parto e o seu médico deve estar atento e preparado caso ocorra um sangramento aumentado.
Após o parto o mioma irá reduzir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Mioma é muito comum, inclusive na gestação. A localização dos miomas interfere no tipo de sintomas que a mulher sente, esteja grávida ou não. De qualquer modo, em geral, mioma subseroso não impede a gestação de prosseguir até o final, inclusive o parto pode ser normal. Vale a pena acompanhar este mioma até o final da gestação por meio de ultra-sonografias periódicas. A presença da dor também deve ser avaliada e medicada com analgésicos. Cabe ao obstetra que cuida deste caso verificar o bem estar materno e fetal bem como a ocorrência de alguma complicação.

Especialistas

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Nina Machabanski

Nina Machabanski

Ginecologista

Sumaré

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.