Olá! Estou em tratamento ortodôntico, porém tenho tido problemas com crescimento gengival. Sempre

4 respostas
Olá!
Estou em tratamento ortodôntico, porém tenho tido problemas com crescimento gengival. Sempre tive os dentes pequenos e agora a aparência deles me incomoda muito. Gostaria de fazer o tratamento cirúrgico da gengivoplastia. Eu posso fazer agora? Ou preciso concluir o tratamento ortodôntico antes?
O ideal é esperar a conclusão do seu tratamento ortodôntico, pois durante o tratamento ortodôntico alguns pacientes podem apresentar hiperplasia gengival ( crescimento da gengiva).
Portanto lhe aconselho a esperar a finalização do tratamento pois assim o profissional irá saber através de um exame clínico mais preciso, o "real tamanho" da sua gengiva e consequentemente o quanto da sua coroa dental é recoberta pelo tecido gengival e o quanto poderá ser removido sem comprometimento estético.
Espero ter lhe ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Juliana Perrone
Ortodontista
Rio de Janeiro
O ideal é q se faça a correção do sorriso gengival com gengivoplastia após a alta do tratamento ortodôntico . Salvo algumas exceções : qdo o crescimento da gengiva atrapalha a manutenção do aparelho pelo ortodontista ; higienização comprometida pelo paciente e incômodo muito grande da estética .
Abraço
Dr. Vitor Nunes
Dentista
Rio de Janeiro
Em via de regra, devemos realizar o tratamento cirúrgico após a finalização do tratamento ortodôntico. Todavia alguns fatores podem inverter a ordem do tratamento. Como por exemplo, quando o crescimento gengival dificulta ao ortodontista a realizar o correto posicionamento dos brackets, ou quando a gengiva impede a correta higienização por parte do paciente. Outro fator que pode determinar uma intervenção cirúrgica antes do fim do Tratamento Ortodôntico é o desconforto estético do paciente, com a ressalva de que uma outra cirurgia poderá ser realizada para otimizar o resultado ao fim do tratamento
O certo é esperar a conclusão do tratamento ortodôntico até mesmo porque com a movimentação ortodôntico é comum o aumento ( hiperplasia) da gengiva em algumas regiões que qdo removido o aparelho regridem. Após o tratamento ortodôntico, faz-se o exame clínico e verifica-se a quantidade de gengiva inserida que poderá ser removida e a análise do sorriso poderá ser feita de forma mais criteriosa.

Especialistas

Camila Cravo

Camila Cravo

Dentista

Recife

Jessica Scolari Miranda

Jessica Scolari Miranda

Dentista

Belo Horizonte

Rodrigo Chenu Migliolo

Rodrigo Chenu Migliolo

Cirurgião buco-maxilo-facial

Limeira

Paula Fabrizio

Paula Fabrizio

Dentista

Santana de Parnaíba

Kamila Moura

Kamila Moura

Dentista

Carpina

Cesar Augusto da Silva Santana

Cesar Augusto da Silva Santana

Dentista

Botucatu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Crescimento Excessivo Da Gengiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.