Olá! Estou em tratamento ortodôntico, porém tenho tido problemas com crescimento gengival. Sempre

4 respostas
Olá!
Estou em tratamento ortodôntico, porém tenho tido problemas com crescimento gengival. Sempre tive os dentes pequenos e agora a aparência deles me incomoda muito. Gostaria de fazer o tratamento cirúrgico da gengivoplastia. Eu posso fazer agora? Ou preciso concluir o tratamento ortodôntico antes?
O ideal é esperar a conclusão do seu tratamento ortodôntico, pois durante o tratamento ortodôntico alguns pacientes podem apresentar hiperplasia gengival ( crescimento da gengiva).
Portanto lhe aconselho a esperar a finalização do tratamento pois assim o profissional irá saber através de um exame clínico mais preciso, o "real tamanho" da sua gengiva e consequentemente o quanto da sua coroa dental é recoberta pelo tecido gengival e o quanto poderá ser removido sem comprometimento estético.
Espero ter lhe ajudado.

O ideal é q se faça a correção do sorriso gengival com gengivoplastia após a alta do tratamento ortodôntico . Salvo algumas exceções : qdo o crescimento da gengiva atrapalha a manutenção do aparelho pelo ortodontista ; higienização comprometida pelo paciente e incômodo muito grande da estética .
Abraço
Em via de regra, devemos realizar o tratamento cirúrgico após a finalização do tratamento ortodôntico. Todavia alguns fatores podem inverter a ordem do tratamento. Como por exemplo, quando o crescimento gengival dificulta ao ortodontista a realizar o correto posicionamento dos brackets, ou quando a gengiva impede a correta higienização por parte do paciente. Outro fator que pode determinar uma intervenção cirúrgica antes do fim do Tratamento Ortodôntico é o desconforto estético do paciente, com a ressalva de que uma outra cirurgia poderá ser realizada para otimizar o resultado ao fim do tratamento
O certo é esperar a conclusão do tratamento ortodôntico até mesmo porque com a movimentação ortodôntico é comum o aumento ( hiperplasia) da gengiva em algumas regiões que qdo removido o aparelho regridem. Após o tratamento ortodôntico, faz-se o exame clínico e verifica-se a quantidade de gengiva inserida que poderá ser removida e a análise do sorriso poderá ser feita de forma mais criteriosa.