olá estou com quinze semanas de gestação e gostaria de fazer uma morfológica com dezesseis pode fazer?

2 respostas
olá estou com quinze semanas de gestação e gostaria de fazer uma morfológica com dezesseis pode fazer? pois não fiz com 12 semanas.
A morfológica do 1o trimestre só pode ser realizada até 13 sem e 6 dias. Após esse período, se perde a "janela" para detectar as alterações cromossômicas as quais se destina.
O objetivo da morfológica do 2o trimestre é um pouco diferente; neste exame, estamos procurando alterações congênitas ou q resultaram de alguma alteração cromossômica, ou seja, procuramos alterações q apareçam visualmente, seja externa (mãos, dedos, boca,...) ou internamente (rins, estômago,...). Por isso, não adianta você fazer com menos de 18 sem. Antes disso, o bebê ainda está em processo de formação e devemos aguardar para realizar um exame mais fidedigno e que vai te deixar mais tranquila também. Eu sugiro realizar entre 20 e 22 sem, mas no seu caso faria com 18 e, se necessário, repetiria mais a frente.
Outra opção é o exame de DNA fetal, exame d sangue q se coleta na mãe e q detecta as alterações cromossômicas que a ECO do 1o tri faria. É caro, mas dependendo do caso vale a pena. Converse com seu médico.

Concordo plenamente com a resposta da dra Ingerd