Olá, estou com hipogonadismo e, portanto, agravando a minha depressão. Estou 20 kg acima do peso ideal

3 respostas
Olá, estou com hipogonadismo e, portanto, agravando a minha depressão. Estou 20 kg acima do peso ideal para mim. Além disso, fiquei sabendo que somente exercícios anaeróbicos aumentam a testosterona. Por isso, gostaria de saber se os exercícios aeróbicos (corrida) também aumentam a testosterona?
Nenhum tipo de exercício aumenta a testosterona. você precisa procurar um médico especializado no seu caso ( endocrinologista, ou ginecologista-se for mulher- ou urologista-se for homem ). No caso das mulheres uma causa comum de redução da testosterona é o uso de anticoncepcionais combinados, e isso pode ser revertido com a troca ou suspensão do método. Para ambos os sexos pode ser feita reposição de testosterona quando bem indicado pelo seu médico, e com supervisão correta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Meu amigo cada caso merece detalhada investigação com o médico. Mas não fugindo a sua pergunta, já foi constatado em estudo que os exercícios que mais elevam a testosterona e gh do homem são os multiarticulares com carga pesada, exemplificando temos deadlift, agachamento, supino desenvolvimento para ombros puxadas ou remadas para costas. Diferentemente dos monoarticulares como rosca bíceps, elevação lateral, crucifixo, mesa flexora, cadeira extensora, elevação plantar esses não ajudam a elevar a testosterona. Porém contudo todavia entretanto se vc tem um hipogonadismo seja ele primário ou secundário merece acompanhamento médico e achar que meramente os exercícios vão resolver o seu problema seria otimismo demais. Procure ajuda de quem entende. Forte abraço e cuide-se bem. Mas de antemão lhe digo se exercitar só terá benefícios.
Entendo que por hipogonadismo seja, no seu caso, baixo nível de testosterona associado a sintomas clínicos como depressão, insônia, disfunção erétil, baixa libido e até mesmo aumento de peso. Nestes casos, o importante é realizar um perfil hormonal completo e ser avaliado clinicamente por um urologista ou endocrinologista especializado em DAEM (distúrbio androgênico do envelhecimento masculino). Importante ressaltar que a obesidade está amplamente associada com níveis baixos de testosterona. A gordura tem a capacidade de transformar a testosterona em estradiol, um potente hormônio feminino. Assim, não é apenas o nível de testosterona que fica baixo, mas também a própria produção de espermatozoides pode ficar comprometida, levando a um quadro de infertilidade masculina. Portanto, o exercício físico pode gerar sim um bem estar e uma melhora na sua saúde, mas caso não ocorra perda de peso, dificilmente a testosterona irá aumentar. Nunca use testosterona sem avaliação médica prévia!

Especialistas

Lorena Margalho

Lorena Margalho

Endocrinologista

Belém do Pará

Fernando Iorra

Fernando Iorra

Endocrinologista

Lajeado

Jéssica Viel

Jéssica Viel

Endocrinologista

Chapecó

Giovana Coelho de Lima

Giovana Coelho de Lima

Endocrinologista

Campos Gerais

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Hipogonadismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.