Olá! Estou com gordura no fígado e fazendo uso da metformina 850, e espironolactona para baixar a p

9 respostas
Olá!
Estou com gordura no fígado e fazendo uso da metformina 850, e espironolactona para baixar a pressão, tem alguma problema de parar o fígado? Ambos tomo depois do almoço 1 vez ao dia.
Se voce tem glicemia alta 850 mg de metformona é pouco. se não tem não deve toma-la.
nenhum dos dois vai atacar seu figado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essas medicações ajudam também a diminuir a gordura do fígado.
Olá! A esteatose hepática (fígado gorduroso) em geral está associada a certas condições clínicas como: obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (elevação de colesterol/triglicerídeos), hepatite C, hipotireoidismo, dentre outras causas. As medicações metformina e espironolactona não são causa de esteatose hepática, elas ajudam a controlar fatores que levam ao acúmulo de gordura no fígado. A esteatose hepática, pode evoluir para esteato-hepatite não-alcoólica (inflamação no fígado), que a longo prazo pode evoluir para fibrose hepática (cirrose), por isso é importante fazer acompanhamento com gastroenterologista ou hepatologista. Atenciosamente!
Esteatose hepática é um problema comum e crescente na sociedade moderna. Medidas alimentares e mudança no estilo de vida podem ajudar. Em relação as medicacoes q você toma ( metformina e espironolactona) o uso é permitido desde que o fígado não tenha comprometimento importante no seu funcionamento.
A metformina é uma medicação bem-vinda na esteatose hepática por causa da resistência insulínica presente em grande parte dos pacientes. Espironolactona não é uma medicação usualmente indicada para hipertensão arterial. Talvez o seu médico tenha prescrito por uma outra indicação. São medicações bem toleradas pelo fígado. Apenas a metformina que tem restrições quando existe cirrose descompensada.
Não há problema algum para o fígado nas doses hábituais prescritas. A metformina 850mg pode dar efeitos colaterais gastrointestinais como diarréia, dor epigástrica ou náuseas, mas isso nada ter haver com o fígado estar com problemas e sim com sua ação intestinal.
Quando a função do fígado está normal, mesmo que tenha esteatose (gordura), ambos os medicamentos podem ser utilizados. O ideal é sempre consultar com o seu médico, que avaliará individualmente a sua dúvida.
Olá, o fato de estar usando metformina e espironolactona não promove danos às celulas hepáticas. O problema é que a esteatose hepatica ( ou figado gorduroso ) é uma patologia associada ao Sobrepeso , ao Diabetes , a Hipertensao arterial e a Dislipemia . Então , além de uma dieta adequada , redutora em açucares e gorduras e de baixas calorias e sem a ingesta de alcool você deve tratar cada uma dessas patologias associadas até que o quadro se resolva;
Lembre-se, esteatose hepática não tratada, tão perigosa, quanto ao álcool em relação ao fígado, ambas podem levar a cirrose e câncer hepático, procure um especialista para seguimento e orientações.

Especialistas

Veridiane Cruz Calderaro

Veridiane Cruz Calderaro

Nutricionista

Maringá

Mario Gabriel de Oliveira Campos

Mario Gabriel de Oliveira Campos

Gastroenterologista, Coloproctologista

Campinas

Sara Lougon

Sara Lougon

Nutricionista

Nova Iguaçu

Willian Aguiar

Willian Aguiar

Gastroenterologista

Santarém

Gabriela Rezende

Gabriela Rezende

Gastroenterologista

Ponte Nova

Paula Campolina Campos Ferreira

Paula Campolina Campos Ferreira

Gastroenterologista, Endoscopista

Divinópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 160 perguntas sobre Esteatose hepática
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.