Olá! Estou com dois nódulos no seio esquerdo. No exame de ultrassom, dentre outras informações, consta

4 respostas
Olá! Estou com dois nódulos no seio esquerdo. No exame de ultrassom, dentre outras informações, consta nódulo hipoecoico. Coincidentemente, isto ocorreu meses após eu terminar de amamentar meu filho. E notei devido sentir um certo incômodo no local. Isto geralmente é benigno ou maligno?!
Ola. É importante que va a um medico mastologista ou oncologista para que o seu ultrassom seja avaliado. Ha diversos aspectos do nodulo que são levados em consideração para a diferenciação entre nódulos benignos e malignos. Tamanho, aspecto, localização, evolução associado ao exame fisico por um medico especialista que podem levar a suspeicao de um nódulo maligno. Apos avaliação, pode ser que seja necessária a complementando com outros exames ou uma biopsia, caso o medico julgue pertinente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia , concordo com os colegas é fundamental uma consulta com especialista , sendo o 1º passo uma boa anamnese e exame físico da paciente , depois direcionamos a investigação. Abraços
A informação citada sobre o nódulo ser hipoecóico, normalmente leva à considerar a lesão nodular como sendo de natureza sólida. Esta característica isoladamente não permite definir a conduta mais apropriada para o caso. Características como a orientação em relação à pele (ovalado, arredondado, alto), margens ou contornos regulares ou irregulares, ser ou não circunscrito, presença de sombra acústica posterior ao nódulo, aspecto de vascularização ao estudo adicional com doppler colorido, são importantes para classificar estes nódulos dentro da padronização BIRADS. Em termos gerais, lesões BIRADS 2, são consideradas como benignas, as BIRADS 3, normalmente poderão ser mantidas em acompanhamento semestral com exame de imagem, já as classificadas como BIRADS 4 ou 5 deverão ser encaminhadas para realização de biópsia visando a esclarecimento definitivo.
Bom dia!
Os nódulos mamários podem assumir diferentes características a depender da etiologia. Para melhor elucidação diagnóstica é importante a avaliação do especialista com história clínica, exame físico e exames de imagem. À partir daí o médico definirá se será necessário uma biópsia ou apenas acompanhamento clínico. O passo a passo da propedêutica é fundamental para o diagnóstico.

Especialistas

Graziela Couto de Carvalho

Graziela Couto de Carvalho

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

José Ricardo Lopes Filho

José Ricardo Lopes Filho

Ginecologista

Goianésia

Heloisa Helena Rengel Gonçalves

Heloisa Helena Rengel Gonçalves

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Maira Costa

Maira Costa

Mastologista

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 415 perguntas sobre Tumores benignos de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.