Olá. Estou com depressão pós parto. A psiquiatra me receitou Serenata. Primeiros 6 dias 25mg, depois

8 respostas
Olá. Estou com depressão pós parto. A psiquiatra me receitou Serenata. Primeiros 6 dias 25mg, depois 50 mg. Estou no 11 dia de tratamento. Uma Angústia que não passa. Está insuportável...
A medicação demora assim pra fazer efeito?
O serenata é compatível com a amamentação?
Obrigada.
Conforme mencionado pelo colega, a medicação pode demorar um período alguns dias para fazer efeito. Algumas medicações levam até 20 dias para você perceber a diferença. Mas não se preocupe, se a medicação não for boa para você, vocês vão achar uma melhor.

Como foi mencionado, a medicação irá lhe ajudar nos sintomas da depressão pós parto, mas uma psicoterapia lhe trará benefícios à longo prazo e na reestruturação dos seus pensamentos e crenças que lhe deixam deprimida.

Se puder lhe dar uma dica lhe recomendaria fazer psicoterapia cognitivo-comportamental.

Um grande abraço
Atenciosamente,
Ana Paula Donate.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depressão pós parto vem de uma nova fase da vida que requer adaptação, esforço físico e psíquico para encarar uma mudança de ciclo na relação consigo mesma, com o bebê idealizado desde a barriga e com o outro de si mesma, num momento de fragilidade. Terapia adequada é um grande remédio sem efeitos colaterais e extremamente importante para os primeiros dias da vida a dois, entre mãe e bebê e suas conexões familiares nas quais incidem mudanças significativas.
Há perda de um estado anterior, romantizado durante a gravidez, para entrada em uma nova fase, marcada abruptamente pelo parto e "sua dor", a intrusão de um novo ser no convívio; dor essa mais que física, comportamental e psíquica, mistura de culpa inconsciente e inseguranças que demandam energia vital acima do suportável.
Olá.
Primeiramente é importante que se sinta à vontade para ir falando com sua médica sobre os efeitos do remédio e quaisquer dúvidas em relação ao impacto na amamentação e na qualidade de vida do(a) bebê. A profissional deve te orientar e te explicar o como e o porquê de todo e qualquer procedimento.
Segundo, conforme os colegas já mencionaram, a medicação pode levar de 2 a 4 semanas para inibir está angústia e demais aspectos negativos e dolorosos...
Terceiro, sugiro que, caso seja possível e confortável, busque auxílio psicoterápico, para tratar dos impactos emocionais de toda essa nova fase que é a de desempenhar o papel de mãe - independente de ser pela primeira ou demais vezes.
Espero ter te ajudado...
Até breve!
Como boa parte dos antidepressivos o serenata (cloridrato de sertralina) pode levar uma média de 15 a 20 dias de uso para percebermos uma resposta ao tratamento. É uma medicação segura para o aleitamento materno. Neste período é importante fazer uma psicoterapia, manter atividades físicas leves e adotar hábitos adequados de sono e alimentação. Mas não deixe de esclarecer qualquer dúvida com o psiquiatra que estiver te acompanhando.
Olá, o medicamento é apenas um suporte, o que vai lhe tratar a depressão pós parto é a psicoterapia.
Abs
Converse abertamente com sua médica e esclareça sobre os sintomas que ainda são recorrentes. A medicação tem um tempo para fazer efeito, se não está resolvendo a causa física, pode ser necessário trocá-la. Contudo, além de tratar os sintomas físicos, é importante que você trate também dos sintomas psicológicos e emocionais. Geralmente existe uma causa para estas crises de angústia. Refletir e falar sobre isto ajudará na redução (ou desaparecimento) dos sintomas.
Olá, a medicação tem um tempo para fazer efeito que varia de indivíduo para indivíduo. Quando se fala de depressão é desejo é que apareça algo para nos tirar desse sofrimento . Logo que a medicação lhe trouxer de volta e vc puder cuidar do seu filho sugiro que busca ajuda psicológica, a medicação vai tirar o sintoma da depressão,porém o que tem lhe deixado deprimida você verá na terapia.
Entendo que será importante você cuidar disso para que possa está inteira nesse momento da sua vida.
A medicação pode demorar mais tempo para fazer efeito. No geral, é segura na amamentação mas deve ficar atenta a dificuldade de bebê sugar ou sonolência excessiva. É importante fazer psicoterapia, buscar orientação nos cuidados do filho e ficar atenta a sinais de transtorno bipolar

Especialistas

Leniusa Gomes Lima Menezes

Leniusa Gomes Lima Menezes

Psicólogo

Brasília

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Depressão pós-parto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.