Olá. Estive pesquisando sobre a possibilidade de criação de resistência ao uso de antidepressivos, e

3 respostas
Olá. Estive pesquisando sobre a possibilidade de criação de resistência ao uso de antidepressivos, e vi que, diferente do caso com os benzodiazepínicos, isso não ocorre. Mas queria entender o porquê. O efeito do antidepressivo vai se construindo no organismo a longo prazo? Como? Se puderem me responder, agradecerei imensamente.
Com o decorrer do tempo o mundo muda, seu corpo muda e tudo que pode ajudar ou prejudicar o desenvolvimento de transtornos mentais pode mudar também.Por isso, algumas vezes o mesmo antidepressivo pode ser benéfico uma época da vida e outra nem tanto , pois outros importantes fatores foram modificados .

Os antidepressivos são medicações com efeito a longo prazo, diferentemente dos benzoadiazepínicos, que possuem efeito ''mais imediato'' tirando o paciente de ''situações de crise''
Olá!
Em geral, algumas substâncias estão associados a dependência, que ocorre após uso repetida de medicações/drogas, levando a efeitos como tolerância (que pode ser interpretada como a resistência, ou seja, a necessidade de doses cada vez maiores) e abstinência (efeitos negativos na falta do uso). Em geral, essas são substâncias com potencial de dependência estão associadas à busca e ao uso compulsivo, por ter ativação de regiões de recompensa no cérebro, principalmente em situações de rápidas sensação de prazer ou bem estar. Isso pode acontecer com o clonazepam, álcool ou outras drogas recreativas, por exemplo.

Os antidepressivos realmente não costumam causar o fenômeno de tolerância, embora sua retirada abrupta pode levar a sintomas de abstinência (que é a chamada síndrome de descontinuação).

Quando pensamos em resistência ao tratamento (no caso, com antidepressivo) alguns pontos devem ser considerados, que incluem 1) se a medicação está sendo tomada de forma adequada, 2) se há uso concomitante de álcool ou outras drogas (pois podem piorar os sintomas), 3) se há estressores distintos atuais (ex.: familiares, condição social etc.), 4) bem como realmente pode haver uma progressão da doença (alterações biológicas do transtorno mental terem se agravado, necessitando de reavaliação e ajuste do tratamento). Estes são apenas alguns fatores.

Diante disso, busque falar com seu médico. É importante pode trazer suas queixas à consulta, para que o tratamento seja ajustao e logo você melhora sua qualidade de vida.

Boa sorte!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!