Olá, estava fazendo uso de trazodona (50 mg) e Alprazolam (0,5mg) pra dormir por um ano quando parei

2 respostas
Olá, estava fazendo uso de trazodona (50 mg) e Alprazolam (0,5mg) pra dormir por um ano quando parei de tomar ha alguns dias. Desde então não tenho conseguido dormir. Gostaria de saber quanto tempo até os efeitos do remédio dissiparem?
Se você usava as medicações para dormir, os efeitos dos remédios desaparecem em um a três dias. Você não está tendo "efeitos", já que parou de tomar, provavelmente. Você está com insônia porque você tem insônia e parou de tratar ou porque seu organismo estava habituado às medicações e você está com sintomas da retirada. O uso do alprazolam por um ano, além de não ser uma medicação aprovada para insônia, não é um bom procedimento, na maioria das vezes (há, sempre, exceções), pelos efeitos colaterais do uso em longo prazo. Mas, jamais se deve suspender medicação sem supervisão médica. Você deve procurar um médico pessoalmente para orientar você, se é o caso de reintroduzir ou não a medicação, se ele vai trocar por outra, se vai fazer algum exame relacionado à sua insônia ou se vai partir para técnicas de higiene do sono ou cognitivo-comportamentais. Também, muitas vezes, a insônia é decorrente de transtornos psiquiátricos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se você está acostumada a dormir apenas com medicação, logo no mesmo dia sem a medicação, já vai sentir a falta do mesmo. Ou seja, poderá ter insônia. Procure seu médico e peça mais informações principalmente para fazer o desmame.
Acredito que você já possa saber sobre a higiene do sono, mas tente ao máximo ficar sem medicação para dormir. O Alprazolam, citado em sua pergunta, leva à dependência e prejuízo na memória e médio e longo prazo.
Uma dúvida, quais efeitos vc diz para se dissiparem? Vc teve efeito colateral com essas medicações ou se refere ao efeito sonífero dos mesmos?
De qualquer forma, marque com o médico para ver essa questão da insônia, tá?
Abraço e espero que você, em breve, não precise mais desse tipo de medicação.
Mariza Matheus (médica psiquiatra).

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 99 perguntas sobre Apraz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.