Olá, estava fazendo uso de trazodona (50 mg) e Alprazolam (0,5mg) pra dormir por um ano quando parei

2 respostas
Olá, estava fazendo uso de trazodona (50 mg) e Alprazolam (0,5mg) pra dormir por um ano quando parei de tomar ha alguns dias. Desde então não tenho conseguido dormir. Gostaria de saber quanto tempo até os efeitos do remédio dissiparem?
Se você usava as medicações para dormir, os efeitos dos remédios desaparecem em um a três dias. Você não está tendo "efeitos", já que parou de tomar, provavelmente. Você está com insônia porque você tem insônia e parou de tratar ou porque seu organismo estava habituado às medicações e você está com sintomas da retirada. O uso do alprazolam por um ano, além de não ser uma medicação aprovada para insônia, não é um bom procedimento, na maioria das vezes (há, sempre, exceções), pelos efeitos colaterais do uso em longo prazo. Mas, jamais se deve suspender medicação sem supervisão médica. Você deve procurar um médico pessoalmente para orientar você, se é o caso de reintroduzir ou não a medicação, se ele vai trocar por outra, se vai fazer algum exame relacionado à sua insônia ou se vai partir para técnicas de higiene do sono ou cognitivo-comportamentais. Também, muitas vezes, a insônia é decorrente de transtornos psiquiátricos.

Se você está acostumada a dormir apenas com medicação, logo no mesmo dia sem a medicação, já vai sentir a falta do mesmo. Ou seja, poderá ter insônia. Procure seu médico e peça mais informações principalmente para fazer o desmame.
Acredito que você já possa saber sobre a higiene do sono, mas tente ao máximo ficar sem medicação para dormir. O Alprazolam, citado em sua pergunta, leva à dependência e prejuízo na memória e médio e longo prazo.
Uma dúvida, quais efeitos vc diz para se dissiparem? Vc teve efeito colateral com essas medicações ou se refere ao efeito sonífero dos mesmos?
De qualquer forma, marque com o médico para ver essa questão da insônia, tá?
Abraço e espero que você, em breve, não precise mais desse tipo de medicação.
Mariza Matheus (médica psiquiatra).