Olá! Estão, estou ficando muito preocupada, minha filha de 4 ano tem contado coisas que são mentira

7 respostas
Olá!
Estão, estou ficando muito preocupada, minha filha de 4 ano tem contado coisas que são mentiras, e ela insiste e até chora quando falo que não é verdade, até porque eu estava junto e sei. Ela tá começando a me trazer problemas com o pai dela. É normal essa idade mentir? Contar uma história que parece ser realmente verdadeira?
Desde já, agradeço a atenção!
Nesta fase, a criança ainda tem dificuldade de diferenciar fantasia com realidade. É importante quando fizer a intervenção questionar com a criança.Como por exemplo: "é mesmo filha, me conta mais um pouco como foi que aconteceu...". Para fazer com que ela pense novamente na situação no momento presente, e juntas concluírem se foi mesmo o que aconteceu. se os pais perceberem que essas situações vem ocorrendo com frequência, é importante buscar ajuda de um especialista para avaliar.

È a fase do faz de conta, está dentro e está fora, descoberta do pensamento, do imaginário, porém, é uma fase muito importante, uma ajuda terapêutica, contribuirá para a relação de vocês, além de avaliar se é natural o processo que sua filhinha está passando.
Olá !
A mentira é pensada.
Crianças nessa idade tem dificuldade de diferenciar fantasia de realidade e apesar de ser normal, faz parte de seu desenvolvimento. É preciso se atentar a frequência desses acontecimentos e caso persista é necessário procurar um especialista.
O mais importante neste caso, é acolher, tentar uma consulta com um profissional de saúde mental que atenda crianças na idade dela para fortalecer seu senso de pertencimento e ajudar a conseguir distinguir o real do imaginário. Atenção a intensidades destas mentiras e qual tipo de enredo é mais frequente. Tudo isso deve ser relatado ao profissional de atendimento para entender qual o ponto de partida para este comportamento. No mais, essa fase de desenvolvimento é normal, só precisa observar a incidência do sofrimento dela diante destas aplicações de mentira ou ao ser desmentida.
Seria importante avaliar todo o contexto, quais situações que elas acontecem, para entender o que está sendo vivenciado pela criança e qual o motivo que leva ela a essa não diferenciação do mundo imaginário do mundo real ou se faz parte do objeto de desejo dela. Sugiro que busque auxílio profissional.
Olá, Mamãe!
Quando a criança começa a mentir, isso não quer dizer que ela seja um mal caráter, crianças tem muita imaginação, criam e faz parte dessa fase.
Dicas para lidar com a mentir:
As crianças crescem aprendendo e repetindo nosso comportamento, evite qualquer menta por mais simples que for, como por exemplo: se alguém te liga e você pede para alguém dizer que você não está.
Não dê castigos ou age com raiva se a criança aprontar algo de errado. Tente sempre conversar, mostra para a criança que você está ali ao lado dela para poder entender o que aconteceu, isso faz com que os pais criem uma relação de confiança.
A criança desde muito pequena precisa entender a importância da honestidade, por isso explique as consequências que uma mentira por ocasionar. Deixa claro para a criança que você sabe quando ele está mentindo e o mais importante, dê atenção mesmo sem a criança pedir. Procure alguns livros infantis que aborda esse tema, e leia sempre junto com a criança.

Olá! Tudo bem?
Assim mãe, a crianças nessa idade tem dificuldade de diferenciar fantasia de realidade e apesar de ser normal, faz parte de seu desenvolvimento. É importante os pais buscarem ajuda para poder conduzir a criança.