Olá! Estão, estou ficando muito preocupada, minha filha de 4 ano tem contado coisas que são mentira

8 respostas
Olá!
Estão, estou ficando muito preocupada, minha filha de 4 ano tem contado coisas que são mentiras, e ela insiste e até chora quando falo que não é verdade, até porque eu estava junto e sei. Ela tá começando a me trazer problemas com o pai dela. É normal essa idade mentir? Contar uma história que parece ser realmente verdadeira?
Desde já, agradeço a atenção!
Nesta fase, a criança ainda tem dificuldade de diferenciar fantasia com realidade. É importante quando fizer a intervenção questionar com a criança.Como por exemplo: "é mesmo filha, me conta mais um pouco como foi que aconteceu...". Para fazer com que ela pense novamente na situação no momento presente, e juntas concluírem se foi mesmo o que aconteceu. se os pais perceberem que essas situações vem ocorrendo com frequência, é importante buscar ajuda de um especialista para avaliar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
È a fase do faz de conta, está dentro e está fora, descoberta do pensamento, do imaginário, porém, é uma fase muito importante, uma ajuda terapêutica, contribuirá para a relação de vocês, além de avaliar se é natural o processo que sua filhinha está passando.
Olá !
A mentira é pensada.
Crianças nessa idade tem dificuldade de diferenciar fantasia de realidade e apesar de ser normal, faz parte de seu desenvolvimento. É preciso se atentar a frequência desses acontecimentos e caso persista é necessário procurar um especialista.
O mais importante neste caso, é acolher, tentar uma consulta com um profissional de saúde mental que atenda crianças na idade dela para fortalecer seu senso de pertencimento e ajudar a conseguir distinguir o real do imaginário. Atenção a intensidades destas mentiras e qual tipo de enredo é mais frequente. Tudo isso deve ser relatado ao profissional de atendimento para entender qual o ponto de partida para este comportamento. No mais, essa fase de desenvolvimento é normal, só precisa observar a incidência do sofrimento dela diante destas aplicações de mentira ou ao ser desmentida.
Seria importante avaliar todo o contexto, quais situações que elas acontecem, para entender o que está sendo vivenciado pela criança e qual o motivo que leva ela a essa não diferenciação do mundo imaginário do mundo real ou se faz parte do objeto de desejo dela. Sugiro que busque auxílio profissional.
Olá, Mamãe!
Quando a criança começa a mentir, isso não quer dizer que ela seja um mal caráter, crianças tem muita imaginação, criam e faz parte dessa fase.
Dicas para lidar com a mentir:
As crianças crescem aprendendo e repetindo nosso comportamento, evite qualquer menta por mais simples que for, como por exemplo: se alguém te liga e você pede para alguém dizer que você não está.
Não dê castigos ou age com raiva se a criança aprontar algo de errado. Tente sempre conversar, mostra para a criança que você está ali ao lado dela para poder entender o que aconteceu, isso faz com que os pais criem uma relação de confiança.
A criança desde muito pequena precisa entender a importância da honestidade, por isso explique as consequências que uma mentira por ocasionar. Deixa claro para a criança que você sabe quando ele está mentindo e o mais importante, dê atenção mesmo sem a criança pedir. Procure alguns livros infantis que aborda esse tema, e leia sempre junto com a criança.

Olá! Tudo bem?
Assim mãe, a crianças nessa idade tem dificuldade de diferenciar fantasia de realidade e apesar de ser normal, faz parte de seu desenvolvimento. É importante os pais buscarem ajuda para poder conduzir a criança.
Olá! Não se preocupe, o comportamento da sua filha não é incomum. Crianças de 4 anos estão em uma fase de desenvolvimento cognitivo e emocional em que começam a explorar a imaginação e as ficções. Nessa idade, elas muitas vezes misturam realidade com fantasia, e isso pode resultar em histórias que parecem muito reais para elas, mesmo que não sejam.

A mentira nessa fase geralmente não tem a intenção de enganar, mas sim de explorar o mundo ao seu redor ou lidar com emoções difíceis. Além disso, pode ser uma maneira de chamar atenção ou de lidar com conflitos que elas não sabem como expressar de outra forma.

É importante orientar com paciência e explicar gentilmente o que é verdade e o que é fantasia, sem punir. O desenvolvimento da honestidade vem com o tempo e com a consistência nas orientações.

Se você estiver preocupada com o impacto disso na dinâmica familiar ou em outros aspectos do comportamento da sua filha, agende uma consulta comigo para que possamos avaliar melhor a situação e te dar as orientações necessárias.

Especialistas

Crystiane Melo

Crystiane Melo

Psicopedagogo

Campinas

Larice da Silva Luna Santos

Larice da Silva Luna Santos

Psicólogo

Porto Velho

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Cristiane Pellegrini

Cristiane Pellegrini

Psicopedagogo

Piracicaba

Fernanda Paura Cardoso

Fernanda Paura Cardoso

Psicólogo

Rio de Janeiro

Merusa Gollegã

Merusa Gollegã

Terapeuta complementar

Praia Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.