Olá especialista, poderiam me indicar alimentos que podem é que não podem para Esofagite de refluxo

5 respostas
Olá especialista, poderiam me indicar alimentos que podem é que não podem para Esofagite de refluxo grau I de Savary-Muller.
Evite alimentos gordurosos, como frituras, e ricos em carboidratos simples, como doces em calda, chocolates, leite condensado. Evite também bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas gasosas, café, chás (preto, verde, mate) e o o consumo de condimentos como pimentas, temperos prontos, molho inglês. Sempre dê preferência ao consumo de alimentos com menor teor de gordura como leite desnatado, queijo branco, ricota, filé de peixe, frango sem pele. Mastigue muito bem os alimentos para facilitar a digestão e procure realizar de 5-6 refeições ao longo do dia, porções menores são mais fáceis de serem digeridas e diminuem as chances de ter refluxo. Faça o acompanhamento regular com um nutricionista.

Consuma mais frutas ,verduras e legumes.
Prefira leite e derivados sem lactose. Evite bebidas alcoólicas ,frituras ,tudo que contém cafeína ,refrigerantes ,alimentos industrializados e sugiro que consulte um nutricionista para uma dieta mais equilibrada e individualizada.
O que você deve evitar:
1. Café e bebidas que contenham cafeína (chá-verde, chá-preto, chá-mate, refrigerantes e bebidas energéticas);
2. Bebidas açucaradas (refrigerante, achocolatado, suco industrializado);
3. Álcool, principalmente as bebidas fermentadas, como cerveja e vinho;
4. Cigarro;
5. Estresse;
6. Refeições muito grandes e volumosas;
7. Comer de 2 a 3 horas antes de deitar-se;
8.  Alimentos ácidos (avalie sua tolerância);
9. Chocolates também podem desencadear refluxo (avalie sua tolerância);
10. Ingerir líquidos durante a refeição;
11. Bebidas gaseificadas;
12. Comer muito rápido, sem horários regulares e pular refeições.
No mais, o ideal seria buscar o auxílio de um(a) nutricionista.
Espero ter ajudado. Fique Bem!
Apesar das recomendações de diretrizes gerais (evitar cafeína, açúcar, comidas gordurosas...), o manejo das causas e sintomas do refluxo e da esofagite envolve a implementação de uma dieta personalizada, desenvolvida com base em uma avaliação nutricional completa do paciente. Para obter sucesso no tratamento, é altamente recomendável que você busque a orientação de um nutricionista para elaborar um plano alimentar específico, considerando suas necessidades individuais. Estou à disposição para auxiliá-lo nesse processo. Conte comigo para alcançar melhores resultados.
O refluxo ocorre em decorrência de um excesso de acidez no estômago. HCl (ácido clorídrico) é altamente corrosivo, e quando em excesso no estômago causa irritação tanto da parede do estômago quanto causar lesões no esôfago. No seu caso, uma vez com diagnóstico em mãos, é recomendável evitar alimentos que podem aumentar ainda mais a acidez no estômago e continuar irritando o esôfago, como alimentos gordurosos, frituras, alimentos ácidos (como tomate e cítricos), café, chocolate, menta, bebidas carbonatadas, alimentos picantes e alimentos muito condimentados. Um aspecto importante é quanto à sua rotina alimentar. Precisa fracionar suas refeições de forma a se alimentar mais frequentemente não ultrapassando o limite de 3h sem comer. Também evitar comer grandes refeições antes de dormir e deitar logo após comer, faça refeições leves e aguarde 45 min a 1h antes de dormir após uma refeição maior. Para auxiliar no desconforto mantenha a cabeceira da cama elevada durante o sono, pode auxiliar.

Quanto aos alimentos que devem ser favorecidos: verduras e frutas in natura, evitando cítricos, carnes brancas ou vermelha sem gordura, evite ao máximo refrigerantes, alcoólicos e sucos industrializados, evite ao máximo processados e artificiais. Muita muita água! E siga as orientações do médico e do nutricionista.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!