Olá. Em grande parte da minha vida minha aparência física me gerou e ainda gera um grande desconfort

17 respostas
Olá. Em grande parte da minha vida minha aparência física me gerou e ainda gera um grande desconforto. Quais as consequências disso para minha saúde mental?
Esse desconforto pode sim trazer consequências de baixa auto estima, de não aceitação do seu próprio corpo entre outros. Seria muito bom buscar ajuda para cuidar disso.

A autoimagem é um dos pilares da construção da autoestima, mas não é o único, sabia? Interessante seria se você buscasse um profissional que pudesse te conduzir no caminho da construção de uma autoestima saudável, para além da sua relação com o espelho, entende? Só assim, cuidando-se em sua totalidade, você vai poder parar de sofrer de verdade e gozar de uma vida mais leve, mais feliz e repleta de conquistas. Desejo muito boa sorte!
A autoestima é algo que construímos desde a infância e que é influenciada pelas opiniões e incentivos que recebemos por parte de pais e pessoas mais próximas a nós ao longo da vida. Mas, à medida que nos conhecemos melhor podemos trabalhar a autoestima com pequenas ações no dia a dia, visando melhorar cada vez mais e conquistar autoconfiança. Quando a autoestima é muito baixa e temos dificuldade em trabalhar as questões que a envolvem, o indicado é procurar a ajuda de um psicólogo.
Durante as sessões de terapia com o profissional você poderá trabalhar algumas frentes que te apoiará nessa construção e melhora de sua auto imagem, tais como:
- Descobrir quais emoções e lembranças te influenciam na sua autoestima;
- Avaliar se existem preconceitos e paradigmas muito arraigados em sua mente que te influenciam negativamente;
- Desmistificar o que te faz ter uma opinião ruim a respeito de si mesma;
- Através de técnicas, trabalhar esses pontos e ressaltar aquilo que você tem de melhor;
- Aumentar o seu nível de consciência e autoconhecimento levando a ter mais autoconfiança;
- Entre outros.
Espero ter contribuído.
Abs
Olá. Uma autoimagem que não te agrada pode gerar insegurança, baixa autoestima, dificuldades nas relações, entre outras questões emocionais. Por isso, aconselho que busque um psicólogo/psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando o entendimento de quais fatores influenciam esse desconforto e também autoconhecimento para que sua visão sobre si não se limite apenas a aparência física. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Formamos nosso autoconceito não apenas através da nossa percepção direta, mas também através da interpretação que fazemos de nosso entorno relacional, ou seja, do que acreditamos que os demais pensam ou esperam de nós. Isso, eventualmente, molda a autoimagem – pois nos conta algo sobre o modo com que o sujeito se percebe, e como consequência, diz também sobre como ele compreende sua realidade. Respondendo mais especificamente o recorte da sua questão, comumente, quando a aparência física causa desconforto, surgem comportamentos e pensamentos repetitivos, muitas vezes, gerando comparações desfavoráveis, que levam à angústia e ao sofrimento. Nesse sentido, ao constatar que não aceita ou que não gosta do que vê refletido no espelho, talvez seja interessante buscar ajuda de profissionais da área da saúde, buscando promover um aumento de bem-estar, tão importante para uma visão positiva de si. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Olá!
Podem ocorrer inúmeras consequências sim, porém somente você poderá dizer, se tem ou não.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá!! De forma prática, o desconforto com a imagem pode gerar comportamentos de evitação, p. ex. deixar de ir a uma festa ou convidar alguém pra sair por medo de ser recusad@ ou deixar de se expor no trabalho (reunião ou apresetação) em função da preocupação com a avaliação sobre a sua imagem. Dependendo da frequência e intensidade, a partir de uma avaliação cuidadosa e verificando a presença de outros sintomas, pode estar associado a transtornos mentais, como ansiedade social ou transtornos alimentares. De qualquer forma, se você perceber prejuízo no seu dia a dia ou sofrimento, busque a orientação de um profissional da saúde mental.
Desconforto em relação ao corpo e autoimagem podem prejudicar a saúde mental. Esse tipo de sentimento pode levar a percepção de menor valia, baixo autoestima e insegurança. Aspectos que podem levar a ter dificuldades da vivência cotidiana, principalmente, momentos que está na presença de outras pessoas, quando esses poderão direcionar o olhar para você. Nesse sentido, o cuidado para a aceitação em relação do próprio corpo é algo importante para que se possa viver com menos sofrimento, o trabalho de psicoterapia pode ser uma ferramenta importante para esse processo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá, seja bem vindo(a)!
Compreendo sobre as inúmeras dificuldades que tem enfrentado.
Lidar todos os dias com essas dores, com certeza não é fácil.
Conflitos internos, insegurança, baixa autoestima, autocobrança, medo, angústia, picos de ansiedade, pensamentos distorcidos, um turbilhão de emoções e comportamentos indesejados.
O primeiro passo é tornar consciente, compreender que essa situação não define quem é você, ter autoconhecimento, autorregulação, desconstrução de crenças disfuncionais, trabalhar sua verdadeira identidade.
Vale salientar que é de extrema importância um acompanhamento com um profissional de saúde/psicóloga, onde terá todo o suporte necessário para um processo evolutivo de muito sucesso.
Olá! O desconforto com a aparência física pode gerar diversas consequências na vida do sujeito como impactos na percepção de si, baixa autoestima, inseguranças, dificuldades nas relações entre outras questões emocionais e psicológicas. Se você perceber que essa questão está lhe trazendo incômodos em sua vida, é válido buscar ajuda de um psicólogo. Na psicoterapia é possível aprofundar essas questões, tomando consciência da sua percepção de si e ressignificar a autoimagem, desenvolvendo mais qualidade de vida e bem-estar emocional. Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 100
Olá! Sinto muito que se sinta assim. As consequências disso está ligado ao grau de desconforto que você sente e o quanto isso afeta no seu dia a dia e na sua auto estima. Mas mesmo esse desconforto sendo pequeno, influencia, pois nós merecemos sermos olhados (principalmente por nós mesmos) com amor, carinho e empatia. Procura uma profissional da psicologia que possa te ajudar a entender o porque desse olhar distorcido pra si e torná-lo mais adaptativo. Tenho certeza que vai melhorar muito sua qualidade de vida.
Desejo que fique bem!
Fico à disposição.
Um abraço!
Boa tarde! Depende da intensidade do desconforto e de como você lida com ele em sua vida: se você percebe que evita situações importantes para você por conta desse desconforto, se afastou de relacionamentos, ou apresenta outros comportamentos em razão disso que lhe causam prejuízos (físicos, financeiros, profissionais, relacionais, etc) ou sofrimento intenso, é importante buscar auxílio psicológico.
No entanto, a percepção do desconforto em relação à aparência pode ser apenas um sentimento natural provocado por uma cultura instagramável de corpos perfeitos e comparação com a realidade do vizinho. A psicoterapia pode prover estratégias e te auxiliar a lidar com esse desconforto de forma que não se agrave e implique no curso de prejuízos emocionais. Espero ter ajudado! ;)
Olá! A aparência física pode ter um impacto significativo na saúde mental. A pressão estética pode levar a sentimentos de autodepreciação, desvalorização e redução da autoestima, o que pode levar a atitudes como se esquivar de interações sociais que exijam exposição 1. A falta de cuidado com a saúde mental pode se manifestar através de sintomas físicos. É muito comum que isso aconteça quando o estresse, ansiedade e pessimismo são intensos. Da mesma forma, uma má condição de saúde física pode favorecer o desenvolvimento de patologias psicológicas 2. Por outro lado, cuidar da saúde física pode ajudar a melhorar a saúde mental. Exercícios físicos regulares, por exemplo, podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a autoestima 3. Espero que essas informações sejam úteis para você.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Vivemos numa sociedade que muito exige uma imagem padronizada e alinhada com o que a cultura entende por beleza. Mas já parou para pensar o quanto isso é subjetivo? Se olharmos para o passado, o conceito de beleza sofreu inúmeras mudanças, de modo que estar preso no conceito coletivo de imagem é uma armadilha que nos causa dor e separatividade, nos distanciando de nossas potencialidades essenciais. Psicoterapia ajuda no processo de autoconhecimento e fortalecimento de nossa subjetividade o que, em última análise, auxiliará na construção de uma autoestima positiva. Lhe fará bem.
Em psicanálise pensamos em um forte elo entre o corpo e a mente. Assim, conhecer mais da autopercepção pode levar o paciente a grandes descobertas, incluindo os motivos originais de possíveis desconfortos.
Para mais esclarecimentos, estarei à disposição.
Olá!! Sentir desconforto constante em relação à própria aparência física pode ter várias consequências negativas para a saúde mental. Isso pode levar a uma baixa autoestima, aumentar a ansiedade social, causar depressão e até contribuir para o desenvolvimento de distúrbios alimentares, como a anorexia ou a bulimia. A preocupação excessiva com a aparência pode também afetar negativamente os relacionamentos interpessoais, a vida social e o desempenho acadêmico ou profissional. Em alguns casos, pode levar à evitação de situações sociais e à perda de oportunidades de vida. É importante buscar apoio psicológico para aprender a lidar com essas questões e melhorar o bem-estar emocional.
Olá, querido(a)! Sinto muito que você esteja passando por isso. Sentir-se desconfortável com a própria aparência é muito difícil. Isso pode ter várias consequências para a saúde mental. Pode afetar a autoestima e a autoconfiança, levando a sentimentos de ansiedade, depressão e até mesmo distúrbios alimentares. Esses sentimentos podem impactar os relacionamentos interpessoais, o desempenho acadêmico ou profissional e o bem-estar geral. É importante buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para trabalhar essas questões e melhorar sua qualidade de vida. Estou de braços abertos para te ajudar nesse processo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!