Olá , é verdade ou mito que temos que nos alimentar de 3 em 3 horas ?

5 respostas
Olá , é verdade ou mito que temos que nos alimentar de 3 em 3 horas ?
É verdade. A forma mais correta de falar é que devemos fazer as 3 principais refeições do dia em horários adequados (café-da-manhã, almoço e jantar) e, entre eles, pequenos lanches e ma ceia (também pequeno lanche) antes de dormir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É verdade. Devemos nos alimentar a cada 3 ou 4 horas. Com isso, evita-se ir de uma refeição à outra com muita fome. Isso ajuda quando se precisa emagrecer, por exemplo. Estômago vazio também não é bom, principalmente para quem já tem gastrite ou úlcera. O jejum prolongado pode aumentar o hormônio cortisol e, este aumentado, pode aumentar a glicose no sangue, provocar inchaço e aumento do peso.
Discordo, cada corpo manifesta a fome de forma diferente. Primeira coisa é ajustar os nutrientes da dieta e depois observar como a fome se comporta parabéns depois intervir Nos horários alimentares.
É verdade, comemos de 3 a 4 horas para controlar também a insulina circulante no sangue , que é o hormonio que regulado pela o excesso ou falta pode trazer vários problemas a saúde, como resistencia a insulina,obesidade então não só é importante se alimentar nesse intervalo de horas mas também o tipo de refeição que é feita ,uma alimentação saudável é o mais indicado.
Não é uma regra, mas fracionando dessa forma o que mais se nota é justamente um melhor controle de saciedade. Agora se isso é algo inviável na rotina, é totalmente possível trabalhar com um fracionamento menor e refeições com maior aporte de nutrientes e ótima quantidade de fibras para se obter os mesmos benefícios fisiológicos de controle do apetite, glicemia bem regulada... há condições onde é o caso da gastrite que não é recomendado ficar grandes períodos sem comer. Boa parte das doenças que acometem o sistema digestório tem essa recomendação de fracionamento para evitar refeições muito volumosas que podem piorar os sintomas e qualidade de vida da pessoa.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Fernanda Simões dos Santos

Fernanda Simões dos Santos

Nutrólogo, Especialista em clínica médica

São Paulo

Agendar uma visita
Hermano Glauber Branquinho Linhares

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Luana Oliveira

Luana Oliveira

Nutricionista

Juiz de Fora

Ende Tâned

Ende Tâned

Endocrinologista

São Luís

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Emagrecimento definitivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.