Olá é possível uma pessoa que tem transtorno bipolar ter uma crise e não voltar mais?

7 respostas
Olá é possível uma pessoa que tem transtorno bipolar ter uma crise e não voltar mais?
Caso o paciente não seja medicado pode ficar na crise, nesse caso a ajuda de familiares ou amigos próximos para acompanhar o tratamento é fundamental.

Além de tratamento medicamentoso, recomendo a Psicoterapia para autoconhecimento e entender os conflitos que desencadearam a doença.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno bipolar pode durar várias semanas em uma das fazes (mania ou depressão). Talvez isto esteja te confundido. Para tirar a dúvida procure um profissional para uma avaliação.
O transtorno bipolar necessita de um acompanhamento constante para aumentar o espaçamento entre crises e auxiliar o paciente a levar uma vida normal.
Olá. O transtorno bipolar é uma doença que até o momento não há cura, porém é uma condição onde existe um tratamento adequado e com ótimos resultados. Com acompanhamento psiquiátrico e multidisciplinar regular as chances de uma nova crise se reduzem bastante, tendo o paciente a chance de retomar uma vida equilibrada.
Olá! Se o diagnóstico estiver correto e for mesmo Trantorno Bipolar, não há risco de uma pessoa não voltar de uma crise. A doença, por definição é fásica, ou seja, ocorre em episódios. O que pode ocorrer é de algumas crises terem um manejo clínico mais complicado e acabarem demorando a passar.
Por isso mesmo, o tratamento deve ser focado principalmente na fase em que a pessoa está normal, para que ela não tenha crises.
Olá! O paciente com Transtorno Afetivo Bipolar, também conhecido como transtorno bipolar ou depressão maníaca, é uma doença mental caracterizada por alterações extremas do humor, oscilando em episódios de mania e depressão. Acredite, tem volta sim!!! Um bom diagnóstico e tratamento ajudam as pessoas com transtorno bipolar a levar vidas saudáveis e produtivas. Alguns sintomas da bipolaridade são semelhantes a outras doenças, o que pode tornar difícil fechar o diagnóstico. Além disso, muitas pessoas têm esse transtorno juntamente com outra doença, como transtorno de ansiedade, abuso de substâncias ou transtorno alimentar. Até o momento o transtorno bipolar é considerado uma doença vitalícia ( para a vida toda) mas existe tratamento medicamentoso que ajuda e muito a controlar os sintomas, que geralmente são utilizados estabilizadores de humor, antipsicóticos atípicos e antidepressivos. Quando feito em combinação com psicoterapia, o tratamento se torna mais eficaz!
A disposição!
Abraço.
Se pensarmos o transtorno bipolar a partir de critérios pré-estabelecidos que conversam com um desvio de normalidade, podemos dizer que, ao ser tratado via medicamentos e uma psicoterapia constante, é possível retomar aspectos familiares da rotina do paciente, mas isso sempre estará em jogo em sua vivência. Nos momentos de mania ou depressão, sempre estará correlacionado sua experiência com o meio circundante de sentidos e significados. Assim, um transtorno bipolar pode ser compreendido a partir das suas vivências e do sentido que elas acabam tomando a partir daí. Neste aspecto também entra em jogo não apenas se é possível "voltar", mas também de onde se "partirá" deste modo de ser.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 905 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.