Olá, é normal você sentir que as pessoas nunca estão dispostas a te escutar? Por mais que você estej

16 respostas
Olá, é normal você sentir que as pessoas nunca estão dispostas a te escutar? Por mais que você esteja ali própondo ajudar a solucionar e ajudar ela de alguma forma.
Olá! Na sociedade e no sistema em que vivemos, questões como essa são tidas como comuns. Temos muitos problemas, muitos pensamentos, muitas coisas pra resolver, enfim... não estar disposto a escutar entra em uma questão muito pertinente a se discutir na nossa sociedade hoje em dia. Por outro lado, se essa respostar não te bastar e se isso tiver a ver com algo pessoal seu ou está te fazendo mal, busque um psicólogo. Pode ser importante. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online para adulto - R$ 90

É uma questão complexa para ser tratada com poucas palavras. A pessoa nem sempre deseja uma escuta (ser escutada) se a mesma não estiver disponível para o seu próprio desejo (escutar aquilo que quer). É preciso respeitar o espaço do outro, pois às vezes o que se entende como ajuda não é necessariamente importante para o outro. Além disso, a pessoa também pode se sentir invadida e pode se afastar. Por ora, aquele que deseja ajudar também precisa de apoio. Se achar pertinente neste momento procure um psicoterapeuta para poder te ofecer uma escuta qualificada. Boa sorte!
Olá! Às vezes o que vamos dizer ao outro não é o que ele quer ouvir ou até já sabe a resposta. A grande questão é que temos uma urgência em falar, em dá respostas as questões do outro e ás vezes ela só está precisando ser escutada, e ao falar ela mesma consiga a resposta que estava procurando se ouvindo. Não tenha pressa em responder, se disponibilize a ouvir e ouvir com empatia, quem sabe a pessoa perguntará a você: "qual a sua opinião sobre isso?" e mesmo assim não quer dizer que ela realmente queira sua opinião, apenas se posicione de forma empática a aquilo que ouve.
Espero ter ajudado. Abraço
Ola, tudo bem? Muitas vezes as pessoas não querem ouvir, querem apenas desabafar, "jogar para fora o que esta engasgado" e poucas vezes querem opiniões ou estão dispostas a ouvir o que o outro "acha" sobre o assunto abordado. Por isso é muito complicado, uma pessoa, que não seja profissional (Psicologo) dar opiniões ou até tentar passar sua visão, pois isso pode ser baseado na vida e no que a pessoa ja viveu...o que para outra pessoa pode nao ser a sua realidade e nem vivencia e ela nao percebe da mesma forma e assim ela não "dá muita atenção para o que o outro diz". Se quiser conversar mais a respeito, so me chamar. Ficarei feliz em te ajudar. Obrigada
Cada um tem uma história de vida que por vezes as faz evitar refletir sobre seus problemas. Não se resigne ao abandono insistindo com que a pessoa que não esta disponível a escuta ouça você.
Pode entender melhor sobre Esquema de Abandono e Autosacrifício no youtube Psicologa Thais Galvão Terapia do Esquema
vivemos numa sociedade individualista. algumas pessoas pensam assim. tempo para o outro está meio escasso as vezes. mas aconselho uma ajuda psicológica pra falar melhor a respeito.
Cada indivíduo tem uma forma única de ver e interpretar o mundo. Às vezes, mesmo quando você se propõe a dar a sua opinião e mostrar soluções, a pessoa pode não enxergar a sua postura como "ajuda", seja por não concordar, não entender ou apenas não estar pronta para mudar. Todos temos tempos diferentes para lidar com as adversidades da vida e, nestes momento, o mais importante é ser empático e demonstrar seu apoio aqueles que lhe são queridos. Esperar a pessoa estar pronta para te escutar é mais importante do que arrumar respostas para alguém que não pode vê-las no momento.
As pessoas não estão necessariamente procurando ajuda, mas querendo desabafar, como falou um colega acima. Nem sempre as pessoas estão prontas para resolverem os seus problemas. Muitas vezes elas patinam nesses mesmos problemas durante anos e anos, ficando sempre aquém da solução. Ter o problema e conviver com ele, embora seja doloroso, é menos doloroso que enfrentá-lo. Por isso não se entristeça que alguém próximo a você tenha essa atitude infrutífera para sua própria vida. Mas insista em fazer com que essa pessoa procure um psicólogo.
Olá!
O normal quanto a oferecer ajuda a alguém, é quando essa ajuda vai de encontro ao interesse de quem está para ser ajudado. O seu comportamento, deixa de ser normal quando você quer que os outros se comportem conforme as suas expectativas. As pessoas querem ser elas mesmas, isto é, poder fazer suas próprias escolhas. Nós podemos mudar a nós mesmos, não aos outros. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá tudo bem?
Por mais que tenhamos vontade de ajudar alguém, é preciso que a pessoa esteja disposta a receber essa ajuda. Muitas vezes, nos preocupamos demasiadamente com as pessoas, mais do que elas mesmas, ou sentimos que elas deveriam se comportar da maneira que julgamos mais adequada. Se essas pessoas não estão dispostas a te escutar, cada uma tem sua motivação para isso. Foque mais em você mesmo e no que pode ser feito para melhorar a sua qualidade de vida.
Um grande abraço.
Hoje em dia, com a correria ninguém quer escutar nada, por isso procure ajuda de um psicólogo ai sim terá uma pessoa para te escutar.
Normal? Talvez. Bom? Não.
Nem tudo o que é normalizado é bom ou saudável (infelizmente). Mas justamente por isso existem espaços, como por exemplo em psicoterapia, com um profissional especializado que estará apenas para isso. Para te tratar através dessa escuta selecionada. Compreendo que seja absolutamente frustrante não ter isso da sua rede de apoio, mas nem sempre as pessoas estão bem para escutar e essa pode ser uma das razões para não o fazerem.
Olá! É compreensível sentir-se frustrado ou desanimado quando tem a sensação de que as pessoas não estão dispostas a te escutar ou valorizar suas contribuições. Às vezes, as pessoas podem estar distraídas, ocupadas com suas próprias questões ou simplesmente não terem a capacidade emocional ou mental de lidar com os problemas dos outros no momento. Isso não significa necessariamente que elas não estejam dispostas a te escutar, mas sim que podem estar passando por suas próprias lutas internas. Se essa dificuldade persistir e começar a impactar negativamente sua autoestima, bem-estar emocional ou relacionamentos, pode ser benéfico buscar o apoio de um profissional de saúde mental. A terapia pode ajudar a explorar essas questões mais a fundo, fornecer estratégias de comunicação eficazes e auxiliar na construção de relacionamentos mais saudáveis.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 210
Olá. Sentir que as pessoas não estão dispostas a te escutar, especialmente quando você está tentando ajudar, pode ser uma experiência frustrante e, às vezes, desanimadora. Isso pode ocorrer por vários motivos e, dependendo do contexto, pode ser normal ocasionalmente, mas se é uma experiência constante, vale a pena explorar mais a fundo.

Aqui estão algumas possíveis razões e o que você pode considerar para lidar com essa situação:

1. Dinâmica de Comunicação: Pode ser que a maneira como a mensagem é transmitida não esteja ressoando com os outros. Isso pode envolver o tom de voz, o momento da conversa, ou até mesmo a linguagem usada. Tentar adaptar sua comunicação às necessidades e estilos dos ouvintes pode ajudar.

2. Percepção dos Outros: As pessoas podem estar mais focadas em seus próprios problemas ou preocupações e, por isso, parecem menos dispostas a ouvir. Isso não necessariamente reflete uma rejeição pessoal, mas sim um foco em suas próprias questões.

3. Expectativas de Reciprocidade: Se você frequentemente se encontra na posição de ouvinte, pode haver uma expectativa de que os outros façam o mesmo por você. Quando isso não acontece, pode ser particularmente decepcionante.

4. Relacionamentos e Conexões: Em alguns casos, a qualidade das suas relações pode influenciar quão dispostas as pessoas estão a ouvir. Construir relacionamentos fortes pode encorajar um diálogo mais aberto e receptivo.

Se esse sentimento persistir e começar a afetar seu bem-estar emocional, conversar com um terapeuta pode ajudar. Eles podem oferecer estratégias para melhorar suas interações sociais e ajudá-lo a lidar com as emoções associadas a essas experiências.

Lembrar-se de que cada interação é uma oportunidade de aprender e ajustar sua abordagem. Pode ajudar a melhorar a forma como você é percebido, e como suas mensagens são recebidas. Um forte abraço. Dra. Michelle Teixeira
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Boa tarde! Não é normal sentir que as pessoas não estão dispostas a te escutar, mesmo quando você está se esforçando para ajudar. Isso pode acontecer por várias razões. Às vezes, as pessoas estão distraídas ou focadas em suas próprias preocupações, o que pode fazer com que pareçam menos receptivas. Também pode haver diferenças nos estilos de comunicação; sua maneira de se expressar pode não ressoar com a forma como os outros preferem receber informações. Além disso, a falta de uma conexão emocional forte pode fazer com que a outra pessoa não sinta a mesma urgência em prestar atenção.
Para melhorar essa situação, tente escolher momentos mais apropriados para abordar as pessoas, quando elas estão mais relaxadas e sem muitas distrações. Seja claro e direto ao se comunicar, e use a empatia para criar um ambiente de abertura. Fazer perguntas pode envolver a outra pessoa na conversa e mostrar que você valoriza a opinião dela, incentivando-a a prestar mais atenção quando você fala.
Reflita também sobre suas próprias expectativas e sentimentos, ajustando-os se necessário, e confie em sua capacidade de comunicação. Se esse sentimento for recorrente e estiver afetando seu bem-estar emocional, considerar conversar com um psicólogo pode ser útil para explorar mais a fundo essas experiências e desenvolver estratégias para melhorar suas interações sociais.
Lembre-se de valorizar seus esforços e a intenção positiva por trás deles. Todos nós temos momentos em que nos sentimos não ouvidos, e aprender a navegar essas situações pode fortalecer nossas relações e nosso próprio bem-estar.
Tenha um ótimo dia!
Olá! Primeiramente, sinto muito que você esteja sentindo isso em suas relações... Parece haver uma disparidade entre o quanto você está disposta a ajudar versus o quanto as outras pessoas estão. Acredito que seria importante analisarmos caso a caso dessas relações para podermos entender melhor a questão. Isso é possível em uma análise, onde você poderá ser escutada de uma forma acolhedora e sem julgamentos. Fico à disposição caso queira conhecer meu trabalho!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!