Olá, e a pergunta é: minha mãe que já está com 85 anos, sempre vem alegando não ter vontade de comer

4 respostas
Olá, e a pergunta é: minha mãe que já está com 85 anos, sempre vem alegando não ter vontade de comer, não sente fome, gostaria de saber se posso oferecer a ela Sustagen, será que faz mau? Ela já tem acompanhamento e toma remédios de pressão e colesterol, fora isso está bem. Mas como disse meio desanimada para comer, come mas sem vontade? O que aconselham?
No processo de envelhecimento é comum haver diminuição progressiva do olfato e do paladar. Com isso, a falta de apetite é frequente, ocorrendo em quase 50% dos idosos. Nessa situação o idoso pode desenvolver um quadro de desnutrição, levando a diminuição da defesa imunológica, que aumenta o risco de adquirir várias doenças. As causas são várias incluindo, anemia, infecções, doenças crônicas, efeitos colaterais devido ao uso de remédios, problemas emocionais, etc. Devido a isto, a falta de apetite é um problema médico que deve se abordado através de uma consulta com um médico nutrólogo para estabelecer o diagnóstico das possíveis causas e o tratamento com medicações e suplementos que forem necessários, além da prescrição de um plano alimentar personalizado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
A falta de apetite pode acontecer no idoso em virtude de múltiplas causas que incluem desde alterações na dentição até problemas emocionais e devem ser avaliadas por meio uma consulta detalhada.
Além disso cada idoso é único e sempre precisa ser avaliado individualmente em função de seus hábitos e atividades de vida no momento atual. A partir dessa avaliação será montada uma estratégia que pode incluir substituição de medicações, suplementos específicos, mudanças alimentares dentro do quadro clinico, entre outros. Marque uma avaliação com um geriatra para melhor auxilio e orientações para sua mãe.
Você até pode dar o sustagen, mas ofertar o sustagen não resolverá o problema.
Precisamos saber por que sua mãe perdeu o apetite: está deprimida? está com problemas gastrointestinais? está com problemas na dentição? está com dor? está com problemas de memória? usa algum remédio que dá efeitos colaterais na parte intestinal?
São muitas as causas de perda de apetite e de peso no idoso.
E não é normal que isto ocorra, é um sintoma de alguma condição por trás que merece e deve ser investigada!
Olá. Infelizmente essa é uma queixa comum em idosos e é essencial a investigação do quadro, pois pode ser consequência de outros problemas como efeitos colaterais de medicações, questões emocionais, problemas na dentição, alteração do paladar, alterações da tireoide, diabetes descontrolada, infecções... E se isso se alongar, pode levar a um quadro de perda de peso e sarcopenia. Procure um médico geriatra para melhor avaliação do caso, pois há necessidade de investigação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Sustagen Pó
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.