Olá Dres. Observei minha gengiva hoje e apareceu um pontinho branco, pouco maior que um cravo. Meio

5 respostas
Olá Dres. Observei minha gengiva hoje e apareceu um pontinho branco, pouco maior que um cravo. Meio que do tamanho de uma espinha. Não saiu pus nem nada. Cabe a ressalva que ele está na mesma linha de uma provável gengivite pois quando passo fio dental entre os dois dentes, ocorre um pequeno sangramento vez ou outra. Esse pontinho está acima dos dentes. O que devo fazer. Estou desesperada! Mto obrigada. Deus abençoe.
É necessário um exame clínico e radiográfico para melhor avaliação. Pode se tratar de uma fístula, sendo necessário o tratamento de canal.

Espero ter ajudado!
Dra. Ariane C Miranda

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É importante marcar uma consulta, pois só a partir de um exame clínico é possível chegarmos a um diagnóstico. Pode estar relacionada a essa gengivite, como pode ser apenas uma coincidência. O agendamento com um cirurgião-dentista é indispensável!
lá, oriento marcar uma avaliação com bucomaxilo com urgência
Provavelmente, você é portadora de gengivite. A gengivite pode evoluir para Periodontite que é a inflamação/ infecção dos ligamentos periodontais. Eles têm dentre outras funções, a de ligar o dente ao osso. Havendo quadro inflamatório/infeccioso, pode aparecer a fístula. Meu conselho é ode que você procure um especialista em periodontia para avaliação real da situação.
É necessário um exame mais completo. Pode se tratar de uma ferida, que na boca, ao invés de formar a famosa "casquinha", se manifesta como uma afta. Pode ser uma fístula também, que é uma forma de seu organismo "drenar" um acúmulo de secreção purulenta, fruto de uma suposta infecção. Minha sugestão, se não estiver com dor ou edema, é aguardar cerca de 15 dias. se a lesão cicatrizar e não reaparecer, provavelmente era uma ferida. Caso persista ou reapareça, procure um cirurgião-dentista para uma investigação mais profunda.

Especialistas

Flavia Lima

Flavia Lima

Dentista

Rio de Janeiro

Fabiana Torres Mesquita Kay

Fabiana Torres Mesquita Kay

Dentista

Brasília

Sara Dayane da Mata

Sara Dayane da Mata

Dentista

Anápolis

Carina Lorenzetti

Carina Lorenzetti

Pediatra

São Paulo

Wagner Neves

Wagner Neves

Pediatra

Rio de Janeiro

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Candidíase oral ou aftas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.