Ola Dr.quebrei o meu escafoide e deu,sequela traumatica no polo proximal do osso,estou com pseudoartrose
3
respostas
Ola Dr.quebrei o meu escafoide e deu,sequela traumatica no polo proximal do osso,estou com pseudoartrose no escafoide,meu cirurgiao disse q quebrei um pedacinho do escafoide,ele falo q minha mao esta em colapso e mesmo operando da uns 20 anos minha mao vai parar isso eh verdade?
A pseudartrose do escafoide consiste num quadro sério no qual não houve a consolidação do fragmento fraturado. Existem diversas técnicas de TENTATIVA de reconstrução deste osso, porém não há como assegurar sucesso; e mesmo quando a reconstrução é obtida com êxito, pode ser que evolua com artrose precoce ao longo dos anos. Agora, o grau de limitação de cada paciente a longo prazo é muito variável. O ideal é consultar seu médico especialista para que ele possa lhe informar sobre os caminhos possíveis a serem escolhidos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A pseudartrose do escafoide, quando não tratada, evolui invariávelmente com a degeneração da articulação do punho ou seja artrose do punho. A velocidade de evolução deste processo degenerativo ocorre conforme a demanda da articulação, pacientes que realizam mais esforços desgastam mais rapidamente a articulação.
Quando tratada corretamente e precocemente, antes de que haja a degeneração (artrose) os resultados costumam ser muito bons, devolvendo ao paciente um punho praticamente normal, prevenindo sua degeneração no futuro.
Quando tratada corretamente e precocemente, antes de que haja a degeneração (artrose) os resultados costumam ser muito bons, devolvendo ao paciente um punho praticamente normal, prevenindo sua degeneração no futuro.
A não consolidação das fraturas de escafóide naturalmente evoluem para um desgaste articular acelerado (artrose) e como consequência, com o passar do tempo, o paciente sente dores e limitação dos movimentos. O ideal é procurar um especialista o mais breve possível para avaliar seu caso e explicar as opções de tratamento.
Especialistas
Leandro Yoshinobu Kiyohara
Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Agendar uma visitaRonaldo Daniel Da Costa
Cirurgião da mão, Ortopedista - traumatologista
Belo Horizonte
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Normalmente, qual é o prazo de recuperação após a retirada do parafuso do escafoide?
- Vou fazer uma artrodese no punho qual o tempo da minha recuperação?
- Olá ,bom dia! Eu quebrei o osso escafoide, não fiz cirurgia, demorei muito tempo ,mas consigo movimentar tranquilo o punho, minha duvida é se É possível fazer a cirurgia ainda, e se nao ,ambas as respostas, poderia voltar a treinar luta ,calistenia ou musculação?
- é normal a perda total de movimento de punho e dedos pós cirurgia de escafoide ?
- Boa noite! Fiz a cirurgia da pseudartrose do escafoide, já faz 3 meses e meu osso ainda não consolidou? Isso é normal? E qual é o tempo medio da consolidação
- Quando posso voltar a me exercita com peso na academia depois de ter feito cirugia do escafoide ?
- Olá....há uns 11 anos atrás foi feito uma cirurgia que foi retirado um pedaço de osso atrás do quadril ,para ser colocado como enxerto no fêmur ( na época falaram que não iria fazer falta) ....a minha dúvida é estando grávida agora e si entrasse em trabalho de parto a falta deste osso iria me prejudica?
- Quanto tempo depois d cirurgia de escafoide pode começar a fisioterapia?
- Fratura no escafoide, após colocação do parafuso, ainda sente muita dor, já faz 3 meses, é normal? A dor será crônica?
- Boa noite. Fratura no escafoide completa do terço médio com 2 mm de deslocamento, é possível tratar com gesso? Obrigado!
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Tratamento cirúrgico da pseudoartrose da ossos carpiano
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.