Olá Doutores: Os exames de sangue abaixo podem prever com certeza se a pessoa poderá ter infarto,derrame,embolia

2 respostas
Olá Doutores: Os exames de sangue abaixo podem prever com certeza se a pessoa poderá ter infarto,derrame,embolia e avc?
Dímero D, Vita C reativa, coagulograma, lipidograma,troponina e mioglobina cardíaca,creatina kinase. Há outros mais específicos?
Olá! Gostaria de lhe esclarecer que tudo depende da clínica do paciente, ou seja, além do que o paciente está sentindo, os exames como eletrocardiograma, os sinais vitais (frequência cardíaca, pressão arterial, saturação de oxigênio) e os fatores de risco (História na família, tabagismo, sobrepeso, diabetes, doenças auto imune, dentre outros), não isenta a doença se os exames se apresentarem normais, pensando em uma possibilidade aguda. Já em uma avaliação para atuar na prevenção dessas doenças além desses exames de sangue existe outros exames de imagem que podem ajudar no diagnóstico precoce do desenvolvimento dessas doenças, onde podemos atuar na prevenção. Agende uma consulta e após uma boa anamnes e exame físico, o cardiologista poderá lhe solicitar os exames mais indicados❣️

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, nenhum desses exames pode prever com certeza se uma pessoa poderá ou não ter um infarto, derrame ou qualquer uma dessas doenças citadas. Na verdade, os exames são chamados de completares exatamente porque complementam um diagnóstico feito baseado nos sinais e sintomas apresentados e nos fatores de risco existentes. Mesmo porque, ter um desses exames alterados não é patognomonico de uma doença específica. Por exemplo, ter a troponina alterada indica que houve lesão do músculo cardíaco mas não necessariamente que essa lesão foi causada por um infarto. Isso porque outras doenças podem elevar a troponina, como insuficiência renal, sepse, entre outras. Ou seja, o mais importante é ter um estilo de vida saudável e evitar os fatores de risco desencadeantes dessas doenças, além de realizar, pelo menos, uma revisão clínica anual. Um abraço e espero ter ajudado.

Especialistas

Bruno Bussade

Bruno Bussade

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Vinícius Gago

Vinícius Gago

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Rafael Fernandes Martins

Rafael Fernandes Martins

Cardiologista

São Paulo

Tiago Bignoto

Tiago Bignoto

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Luiz Claudio Mendes Carvalho

Luiz Claudio Mendes Carvalho

Cardiologista

Santos

Dilson R. Sá Ferreira

Dilson R. Sá Ferreira

Médico clínico geral

São Luís

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Infarto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.