ola doutores, meu marido vive falando sozinho, e andando pra la e pra ca, antes era pior de tanto eu

7 respostas
ola doutores, meu marido vive falando sozinho, e andando pra la e pra ca, antes era pior de tanto eu reclamar diminuiu, mas ja virou habito, e como se conversasse com alguém, que pode ser isso? E como eu devo lidar com isso?
Algo importante que ficou faltando no seu relato é a informação se ele sabe que está falando sozinho ou se entende que realmente está falando com alguém. No caso da primeira opção pode ser um habito sem grandes problemas, já na segunda opção pode ser realmente um problema de saúde mental mais sério. Convém investigar também se isso o traz sofrimento. Em caso de dúvida recomendo a avaliação de um profissional, pode ser tanto um psicólogo, quanto um psiquiatra.

Olá!!

Primeiramente quero deixar o sentido patológico de falar sozinho de lado apenas para lembrar que quando estamos pensando também estamos falando sozinhos, e as vezes um destes pensamentos escapam na fala.
Partido deste principio, acredito que o primeiro passo estar em conversar com o seu marido para entender o que é este falar sozinho para ele. Tente perceber se existem outros comportamentos diferentes além deste como por exemplo, insônia ou falta de concentração, sentimento de estar sendo vigiado,mudanças nos hábitos de higiene ou até mesmo uma preocupação excessiva com religião, estes sintomas juntos com o falar sozinho fazem com que a bandeira de alerta se levante. Para uma ajuda maior, procure um especialista.

Até logo.
Olá, primeiramente seria interessante observar se isso não é um habito ou sinal de uma ansiedade, ou se o falar sozinho não é uma forma dele solucionar seus problemas de modo que isso em vez de ser feito apenas mentalmente, aparece em fala.

Em segundo lugar, penso ser importante manifestar sua preocupação a seu marido e sugerir, dependendo da reação dele, a possibilidade de procurarem um profissional da área da Saúde Mental (psicólogo ou psiquiatra).
Prezada Boa Noite!
Me parece que você está sozinha nesta situação, ou seja observando seu marido e reclamando com ele . Seria muito importante consultar um profissional da saúde, psicólogo e ou psiquiatra. Pode ser um nível de ansiedade e ou outro quadro que precisa ser investigado, mas não fique sozinha busque ajuda e com isso esclarecimentos e isso pode ajudar seu marido e inclusive sua relação com ele.
Sucesso e Obrigada.
Olá! Há vários fatores fatores que causam esse comportamento, medicamentos, idade avançada, até mesmo ansiedade pode levar a falar sozinho, pois o cérebro funciona de maneira mais acelerada. O recomendado é procurar um Psiquiatra e Psicólogo para análise do caso e se necessário iniciar um tratamento. Não deixe de buscar ajuda, pois quanto mais precoce o acompanhamento, melhores são os resultados.
Abraços.
Olá,

Primeiro temos que levar em consideração que esse comportamento pode não incomodá-lo ou causar sofrimento, da mesma forma que aflige a senhora. Por conta disso se torna igualmente importante pensar na relação de vocês dois, como casal, e não só num tratamento para este sintoma específico dele. Sendo assim, uma avaliação pode ser importante para entender se há uma resposta à uma escuta alucinatória ( escutar vozes ) ou é apenas um pensamento em voz alta, um solilóquio.
Aconselharia conversar com ele a respeito, não para reclamar e mendá-lo parar, mas sim para questionar a possibilidade de irem ao profissional de saúde mental tirar dúvidas, juntos.Tanto psicólogo quanto psiquiátra podem auxiliar nestes casos.

Um abraço,
Danilo
Acho que a pergunta sobre "o que pode ser isso?" Já foi bastante respondida e eu concordo com meus colegas, no sentido de que faltam informações para sabermos distinguir um possível funcionamento pessoal do seu marido de alguma possibilidade de funcionamento patológico. Com relação à pergunta "como proceder?" Essa é bem mais sensível. Seguindo a esteira da resposta do Clayton, se um hábito não causa sofrimento ou limitação em nossas vidas, não vemos porquê mudar, aliás, nem o vemos como um problema. Então, independentemente, de ser ou não um funcionamento patológico, o procedimento é respeitar o funcionamento dele. Se ele quiser ir a uma consulta com um psicólogo, ótimo! Se ele não quiser ir, cabe apenas respeitar a vontade dele.
Um grande abraço!