Olá,doutores. Fui diagnosticado com depressão (CID 32). Estou com sérios problemas na memória de

10 respostas
Olá,doutores. Fui diagnosticado com depressão (CID 32). Estou com sérios problemas na memória de longo prazo, tenho muita dificuldade para acessá-la, parecem estar com algum tipo de bloqueio e sendo apagadas. Além disso, tenho algumas perdas de memória recente. O episódio depressivo tem relação?
Olá, geralmente quando chegamos a um quadro de depressão, é por que por algum tempo já repetimos padrões que nos prejudicam e algumas pessoas próximas ao nosso convívio. Como tristeza constante, falta de ânimo, alteração de sono, e a memória pode sim se afetada,
Um bom tratamento com acompanhamento psiquiátrico e de psicoterapias, seriam ideais para uma melhora.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Estudos neuropsicológicos em indivíduos deprimidos mostram alterações de atenção e memória. A avaliação neuropsicológica ajuda investigar se a queixa de memória se justifica pelos quadro depressivo. Te aconselho a procurar um médico neurologista, e conversar com ele sobre a possibilidade de realizar uma avaliação neuropsicológica. Abraços
Olá! Bom dia! Seria importante que você buscasse ajuda terapêutica para compreender o motivo dessas memórias estarem sendo esquecidas ou bloqueadas. Muitas vezes esse esquecimento pode ser um mecanismo de defesa para que você não tenha que lidar na consciência, com possíveis aspectos que possam ser muito dolorosos ou traumáticos, uma vez que a depressão é um processo de reconexão que "obriga" o sujeito a revisar os passos que o levaram para esse lugar. Caso seja necessário, procure o auxílio de um neurologista e de um psiquiatra também. Abraço.
Pode ser que tenha. A depressão tende a prejudicar memória e atenção, e produzir um estado de menor clareza mental.
Busque um tratamento e veja se esses sintomas reduzem ou somem. É o melhor jeito de saber com certeza.
Dependendo da sua idade, seria bom você procurar um neurologista, para afastar quaisquer causas orgânicas da dificuldade de acessar as memórias. A depressão pode, sim, dificultar o acesso à sua cognição, mas, se a perda de memória está chamando tanto a atenção, só você para ficar tranquilo, vá ao neuro e peça para fazer alguns exames, apenas para ter certeza de que a perda da memória é só devida à depressão mesmo.
Todas as respostas anteriores. Fundamental: procurar terapia pracre-significar e trazer consciência às questões. Pergunta: Você já está tomando algum medicamento pora depressão? Porque podem causar esquecimentos também, a depender de que remédio for e como atuam em cada organismo, mas, se estiver tomando, cabe averiguar isso com seu médico.
Os colegas responderam muito bem as perguntas. Agora é só buscar apoio psicológico e psiquiátrica de forma casada. Segundo Aaron Back, as chances de dar um resultado e diminuir a recaída é bem maior. Grande abraço!
Há uma possibilidade de ter uma relação como não.
O intteressante seria fazer exames neurológicos e entender melhor de onde advém essas perdas de memória.
A depressão gera uma limitação cognitiva, uma letargia física e mental. Pensar acaba se tornando uma tarefa desafiadora, pequenas contas parecem impossíveis de fazer de cabeça. Portanto, pode ser que tenha sim relação.
Sim. É comum essa patologia gerar esse tipo de sintoma. Procure a psicoterapia. Boa sorte!
Boa tarde, como já os colegas falaram a depressão pode causar perda de memoria, porem a psicoterapia é um instrumento necessário para se manter presentes a se mesmos e não perde -la. A terapia com EMDR e Brainspotting ajudam e reconstruir as lembranças a curto e longo prazo que; as vezes removemos porque dolorosas ou tristes demais,
É importante frequentar a psicoterapia!

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Susan Hortas

Susan Hortas

Psicanalista

Santos

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.