Olá! De vez em quando, tenho acordado sem vontade de fazer as coisas, sem foco e com vontade de fica

35 respostas
Olá! De vez em quando, tenho acordado sem vontade de fazer as coisas, sem foco e com vontade de ficar deitado, mesmo tendo dormido bem. O que diferencia essa situação da preguiça ou de um possível transtorno mental? Devo procurar um psicólogo?
Tudo vai depender da intensidade e da frequência que isso acontece e o quanto traz de problemas na sua vida. As vezes pode ser uma reação a alguma situação e não necessariamente Depressão. De vez em quando não parece ser muito, mas na dúvida avalie com um profissional, especialmente se isso persistir.

Algo que pode ajudar a responder é: mesmo quando você se sente assim, o que efetivamente você faz? Você acorda com preguiça e não sai da cama ou acorda com preguiça e faz o que precisa ser feito? Se você faz a segunda opção, como se sente após realizar as atividades? Preguiça é normal e algo que sempre acompanha o ser humano, o que difere é como vamos lidar com ela. No caso da depressão, há uma perda gradual de interesse e prazer nas coisas em geral, o humor fica mais triste, o mundo fica mais "cinza", há cada vez menos ânimo para diferentes aspectos. Coisas que antes davam prazer perdem o significado, e por aí vai. Para esclarecer melhor, consulte um Psicólogo, ele vai te ajudar a entender melhor tudo isso.
Tem dias que a gente não quer fazer algo e gostaria de dormir, nestes dias pode ser porque a semana foi muito corrida, cansativa e você teve pouco descanso durante a semana ou durante aquele dia, se for isso, sugiro que coloque mais um pouco de descanso no seu dia a dia.
Agora, se você não consegue manter o foco, não tem mais motivação para fazer nem as coisas que gosta, quer passar o dia inteiro dormindo para os dias passarem mais rápido, então, temos um problema. Pode ser uma situação de estresse, uma tristeza, uma ansiedade, para isto é necessário investigar melhor para saber porque isto está acontecendo com você.
A terapia serve exatamente pra isto, durante a terapia você vai se conhecer melhor, entender porque isto está acontecendo e como mudar está situação para uma que lhe deixe o mais confortável possível.
É preciso investigar. Marque uma consulta com Médico e com Psicólogo.
Sim, o mais indicado é procurar ajuda profissional.
Caso tenha interesse, pode agendar um horário para conversar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 350
Olá, observe melhor a frequência que isso ocorre e se tem trazido prejuízo para o seu dia a dia. E então procure um profissional de psicologia para fazer um avaliação mais precisa. Fique bem!
Olá! Pode ser uma tristeza situacional relacionada a alguma questão que está ocorrendo no momento na sua vida. É importante identificar a quanto tempo isso está ocorrendo e qual a intensidade desses sintomas. Uma Psi irá te auxiliar com esses tópicos, bem como a lidar com esse desconforto. Espero ter ajudado.
Boa Noite,
É importante se observar, observar os seus pensamentos e sentimentos....e se perguntar em que momentos e situações você se sente assim sem vontade, desmotivado? Veja se é uma situação recorrente ou ocasional. A Psicoterapia Comportamental pode lhe ajudar a encontrar as repostas que busca nesse momento.. Se precisar conversar, estou a disposição. Margaret Araújo Psicóloga.
Olá... tudo depende da proporção que isso esta tendo na sua vida..O quanto isso esta interferindo no seu dia a dia. Se voce perceber que esta deixando de fazer algo ou nao esta conseguindo fazer, é chegado a hora de olhar para isso com mais atenção e fazer terapia. So de voce ja ter vindo aqui verificar, é pq ja deve estar te atrapalhando... e isso ja pode ser um sinal tb para voce buscar ajuda terapuetica.
É uma questão realmente delicada, porque, apesar de a situação chamar a atenção, não conseguiríamos chegar alguma conclusão sobre um transtorno psíquico apenas com essas informações, realmente seria necessário algumas sessões para chegarmos a uma conclusão dessa natureza. Mas se alguns conceitos puderem contribuir para clarear as coisas, a preguiça é um desejo (desejo de repousar e não fazer nada) e como tal, sua satisfação gera prazer, diferente de anedônia, um estado no qual quase não se sente desejo, não se sente prazer em nada. A anedônia pode ser considerada sintoma, propriamente dito, de alguns quadros patológicos.
Antes de mais nada é essencial que procure um médico para uma avaliação física. Exames de hormônios e vitaminas, para evitar ser diagnosticado de forma equivocada, pois sabe-se que a carência de algumas vitaminas e a desregulação hormonal pode ocasionar esses sintomas.
Após a avaliação, caso esteja tudo bem e ainda se sinta dessa forma, procure a avaliação de um psicólogo. Tudo vai depender da frequência, e duração dos seus sintomas, além do contexto que está passando. Procurar ajuda nesse caso é o melhor caminho.
Bom dia
Falta de energia e procrastinação tem um motivo. Se ocorre com certa frequência, sugiro agendar um psicólogo para saber o motivo e, se necessário, tratamento.
Olá! A diferença talvez esteja na intensidade do que está sentindo e a situação de vida que você pode estar passando por ela. É interessante refletir sobre isso principalmente com o apoio de um profissional, como um psicólogo e um médico de sua confiança. Já é um grande passo você ter vindo até aqui para questionar sobre o que tem sentido e reflete que está te incomodando. Me coloco a disposição, abraços.
Olá!
Pode ser algo relacionado à época do ano, inverno. Comemos colegas disseram, são muitos os fatores a serem pesquisados. Se te incomoda é importante passar por avaliação física com médico, rever hábitos e talvez buscar ajuda psicológica
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 130
Depende da intensidade desses sintomas e se sua suposta preguiça não possa ser procrastinação! Faça uma avaliação com um psicólogo!
Oi. Bom, acho que tudo depende da frequência e do prejuízo que esse comportamento traz. Por exemplo: você tem dado conta dos seus compromissos? Se a resposta for afirmativa concordo que talvez valha a pena conversar com um psicólogo até para que você possa dar mais informações sobre você e sobre as circunstâncias da sua vida no momento presente, o que permitiria uma análise mais completa do seu caso. Abraços.
Olá! No seu caso, seria importante investigar alguns fatores, como: o que se passa pela sua cabeça quando você tem esses momentos de "preguiça"? O que você sente? De que forma isso afeta o seu dia? Você realmente deixa de fazer coisas ou ver pessoas importantes pra você quando acorda assim? Como você lida com isso? Com que frequência isso tem acontecido? Todas essas perguntas são importantes serem investigadas para que você possa entender melhor o que está causando isso em você. Então sim, procurar um psicólogo pode te ajudar muito nesse processo.
Olá, a principal diferença seria você gostaria de estar fazendo algo na sua vida e esta procrastinando ou se realmente está cansado e precisa descansar. O adjetivo "preguiça" é muitas vezes considerado algo ruim, mas precisariam identificar o que isso significa para você. Acredito que a terapia pode te ajudar a entender melhor isso. bjs!!!
Boa tarde,
Sim, seria muito bem vinda uma avaliação psicológica e um acompanhamento psicoterapêutico com psicólogo...
Att,
Olá. Recomendo que procure um Psicologo, especialista em Saúde Mental para ser acompanhada, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a lidar com este momento.
Ao sentir-se desmotivado, perde-se toda a perspectiva , os pensamento ficam além e confusos, enfatizando todas as coisas que estão deixando-o descontente, psicologicamente preso. Ignorar o estado de desânimo pode ser altamente prejudicial, levando a problemas como mau desempenho no trabalho ou relacionamentos comprometidos.
Quando se está deprimido por conta do desânimo, é preciso reavaliar sua vida como um todo e perguntar-se como o seu tempo está sendo gasto, e o que está sendo feito para nutrir a sua autoestima. Um profissional da psicologia pode lhe ajudar a se organizar e buscar meios para se motivar, sessões de psicoterapia podem trazer bons resultados.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 100
Olá! Sente-se sem energia pela manhã... mas e como foi o dia anterior? E quais são as perspectivas do dia que se inicia? Algumas tarefas nos parecem desconfortáveis antes de se iniciarem, mas depois se desmistificam. Mesmo que não se trate de algum diagnóstico fechado, ainda assim tira você da rotina (o seu normal parece ser começar com gás total) então pode ser que se beneficie de uma psicoterapia. Autoconhecimento nunca é demais! Até!
Olá! É importante observar a frequência desses momentos e se questionar: Em que circunstancias eles ocorrem? Há algo que os antecede? Se perceber que tristeza, angustia, desânimo e procrastinação começarem a ser constantes em sua vida e que não melhoram com o passar dos dias você deve buscar um atendimento com um psicólogo. É sempre importante se autoconhecer e se cuidar.
Olá! Para responder sua pergunta, acredito que são necessárias mais informações, pois pode ser uma situação do seu contexto atual ou algo que vem acontecendo e você decidiu questionar agora.
Sempre é mais aconselhável, explorar mais cada caso, pois cada pessoa tem sua história de vida, sua forma de ver o mundo e as situações.
Se isso está ocorrendo, às vezes, mesmo assim, já despertou uma dúvida sobre o que está acontecendo com você e pode ser que não seja algo patológico, mas a saúde mental é tão fundamental quanto a saúde física, então vale a pena conversar com um profissional para que você possa entender o que está acontecendo.
Estou a disposição!
Como vai? É importante analisar qual atividade iria desempenhar, refletir sobre o momento atual que está vivendo. A procrastinação é alerta que algo está desajustado e que precisa de atenção. Sugiro que procure um psicólogo e que realize os seus exames periódicos para saber se pode ser falta de alguma vitamina. Espero que fique bem.
Olá! É preciso observar com qual frequência isto vem acontecendo. Nosso estado de humor não é algo constante. Pode ocorrer algo em nossa vida que nos deixe mais dispostos ou mais indispostos. Por enquanto, acredito que você possa se questionar: Quais são os dias em que você acorda sem vontade e sem foco? O que, especificamente, te desagrada, ou te desmotiva nestes dias? Estas perguntas podem ser um início de um processo de auto observação. E este, é o primeiro passo
quando temos algum incômodo ou preocupação em relação à nossa saúde emocional/mental.
Olá, tudo bem?

O que popularmente se chama de preguiça é ume estado de desmotivação, de cansaço, temporário, uma indisposição para realizar algo, que não permanece por muito tempo. Não de pode comparar um transtorno mental, como o depressivo, que é algo sério, a um estado momentâneo.
O transtorno depressivo é um conjunto de sintomas, como a tristeza, angústia, isolamento, apatia, anedonia, problemas com o sono, choro, dentre outros, que se apresentam de forma persistente e recorrente, por pelo menos duas semanas, causando grandes prejuízos para o indivíduo, em diversos âmbitos da vida.
Recomendo que, se sente que algo não está bem, procure um profissional da Psicologia para melhor compreender essa situação, os seus sintomas e emoções. O psicoterapeuta te auxiliará e te apresentará um plano de intervenção que se adeque ao seu caso.
Procure ajuda.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.

Olá, sim o ideal seria procurar um psicólogo para entender melhor o que esta bloqueando a sua energia para a realização de suas atividades, e se possível também procurar um medico, fazer alguns exames clinico, saber como está a saúde no geral, se cuida!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico - R$ 100
Se isso estiver te prejudicando, procure um psicólogo. Se for tudo bem, bom descanso.
Olá! É normal ter dias em que você pode se sentir sem motivação ou com pouca energia, mesmo após ter dormido bem. No entanto, se essa sensação persistir e começar a afetar sua vida cotidiana de forma significativa, pode ser útil considerar a possibilidade de procurar ajuda profissional.

A preguiça é uma sensação temporária de falta de motivação, que pode ser causada por diversos fatores, como estresse, falta de sono, monotonia ou tédio. Geralmente, a preguiça pode ser superada com pequenas mudanças na rotina, como fazer uma atividade física, buscar fazer algo que goste, se envolver em uma nova atividade ou mudar o ambiente.

No entanto, se você está enfrentando uma falta persistente de vontade de fazer as coisas, perda de interesse nas atividades que costumava gostar, dificuldade em se concentrar e outros sintomas, isso pode indicar a presença de um transtorno mental, como a depressão. A depressão é uma condição de saúde mental que afeta o humor, a energia, o interesse e a motivação para realizar atividades cotidianas.

Um psicólogo ou outro profissional de saúde mental pode ser útil em casos como esse. Um psicólogo pode ajudar a avaliar seus sintomas, fornecer apoio emocional, oferecer estratégias de enfrentamento e ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com a falta de motivação e outros sintomas associados à depressão ou a outros transtornos mentais.

É importante lembrar que buscar ajuda profissional não é sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção ao autocuidado e bem-estar. Se você está se sentindo preocupado ou incomodado com a falta de motivação e a perda de interesse nas atividades cotidianas, considerar a busca de apoio de um profissional de saúde mental pode ser uma opção valiosa para entender e lidar com esses sentimentos.
Oi!
Sinto muito pelo que voce está passando.
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a seus sintomas. Entender quais os contextos, a frequência, e as formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tratar essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Um transtorno mental traz prejuízo a sua vida, seja social, trabalho, relacionamentos e etc, e se repete de forma consistente e tem outros sintomas, não somente falta de vontade de fazer as coisas. Abraço.
Olá. Tente observar com que frequência isso acontece, e se tem causado prejuízos na sua vida. Busque ajuda profissional caso identifique dificuldades em lidar sozinho com a situação.
Te convidamos para uma consulta: Conversa inicial - acolhimento - R$ 130
Olá! É compreensível que você esteja se questionando sobre essa situação. A diferença entre sentir-se desmotivado ocasionalmente e enfrentar um possível transtorno mental pode ser sutil, mas é importante prestar atenção aos padrões e à persistência dos sintomas. Quando sentimentos de apatia, falta de foco e desinteresse persistem por um longo período, mesmo após uma boa noite de sono, pode indicar a presença de questões emocionais mais profundas.

Consultar um psicólogo pode ser uma excelente ideia. Um profissional pode ajudá-lo a entender melhor esses sentimentos, explorar suas causas subjacentes e desenvolver estratégias para lidar com eles de forma eficaz. Não hesite em marcar uma consulta comigo para discutir essas questões mais detalhadamente. Estou à disposição para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 80
Olá, tudo bem? Espero lhe encontrar bem! Entendo que acordar sem vontade de fazer as coisas, sem foco e com desejo de permanecer deitado pode uma experiência negativa, especialmente quando você dorme bem. É importante diferenciarmos essas sensações para entender melhor o que pode estar acontecendo.
A preguiça é geralmente uma falta temporária de motivação ou interesse em tarefas específicas. Ela pode surgir quando não encontramos algo que nos entusiasme ou quando estamos simplesmente cansados ou estressados. Normalmente, a preguiça não afeta significativamente outras áreas da vida e pode ser superada com um pouco de motivação ou mudança de atividade.
Quando a falta de vontade, o foco e o desejo de permanecer deitado se tornam frequentes e duram por um período mais longo, pode ser um sinal de algo mais importante emocional. Por exemplo, persistência dos sintomas por semanas ou meses.
Impacto negativo nas atividades diárias, como trabalho, estudos e relacionamentos. Presença de outros sintomas, como tristeza, irritabilidade, mudanças no apetite ou sono, sensação de desesperança ou culpa.
Se essas sensações estão afetando sua qualidade de vida e seu funcionamento diário, é aconselhável buscar a ajuda de um psicólogo. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar o que está por trás desses sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com eles.
Havendo interesse por iniciar um acompanhamento terapêutico, conte comigo, me mande uma mensagem. Posso lhe ajudar a entender melhor suas experiências e trabalhar de modo direcionado para seu bem-estar emocional e sua motivação. Estou aqui para ajudar e apoiar você nesse processo. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo
@psicologaadrianadearaujo
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso, mas fico feliz que tenha buscado ajuda. É normal termos dias onde não temos vontade de fazer as coisas. Todas as pessoas passam por isso em alguma fase da vida. A questão que acho importante é que você perceba qual a frequência e intensidade dessas emoções. Quantos dias na semana você tem essa vontade de continuar dormindo? Isso te impede de fazer as coisas da rotina? Você sente que na maioria das vezes precisa fazer um esforço enorme para dar conta das suas atividades? Se as respostas forem sim é importante buscar apoio emocional. A preguiça é passageira. Ela aparece ocasionalmente e logo desaparece, mas emoções ligadas a transtornos, por exemplo, são mais intensas e perduram. Uma questão importante também é identificar há quanto tempo que você está se sentindo assim. Saiba que com o apoio de um Psicólogo você conseguirá compreender melhor o que faz te sentir assim e quais estratégias são possíveis para lidar com isso e ter uma qualidade de vida melhor.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200