Olá, como saber se uma reflexão sobre os acontecimentos são distorções cognitivas, pensamento disfun

16 respostas
Olá, como saber se uma reflexão sobre os acontecimentos são distorções cognitivas, pensamento disfuncionais ou realidade?
Olá!!

É necessário entender em quais contextos o que você está chamando de "reflexões" acontecem. Seria na psicoterapia? Seria por pensamentos intrusivos que você tem, com teor catastrófico etc? É importante também que seja investigado das possíveis origens dessas reflexões; a frequência que isso acontece; os eventuais prejuízos cotidianos derivados desses pensamentos... Tudo isso são perguntas que você pode responder em um contexto de psicoterapia para que, então, compreendendo como funcionam, possa trabalhar em estratégias direcionadas para deixá-las mais funcionais ou diminuir as ocorrências.

Para discernir entre reflexões que são distorções cognitivas, pensamentos disfuncionais ou realidade, é útil observar alguns pontos. Primeiro, busque por evidências objetivas que apoiem ou contradigam seus pensamentos, considerando se estão alinhados com fatos reais ou baseados em suposições. Reflita sobre padrões de pensamento recorrentes e se eles seguem uma lógica consistente ou parecem distorcidos e exagerados. Considere também como seus pensamentos afetam suas emoções, se geram emoções intensas e negativas ou uma gama mais equilibrada de sentimentos. Procure a perspectiva de outras pessoas de confiança para validar ou desafiar seus pensamentos, e analise criticamente a lógica por trás deles. Ao ponderar sobre esses aspectos, você estará melhor equipado para distinguir entre distorções cognitivas, pensamentos disfuncionais e realidade. Além disso, recomendo iniciar o acompanhamento psicológico, pois pode oferecer orientação e apoio adicionais nesse processo de reflexão e autoavaliação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Olá, espero que fique bem e que esteja bem...Identificar se uma reflexão é uma distorção cognitiva, um pensamento disfuncional ou uma avaliação da realidade pode ser desafiador. Algumas estratégias úteis incluem conhecer as distorções cognitivas comuns, examinar a evidência por trás de suas reflexões, usar o questionamento socrático (perguntas cuidadosamente selecionadas para estimular o pensamento crítico e a reflexão, visando descobrir verdades, ex: "Como você chegou a essa conclusão?" "Existe outra maneira de ver isso?") para explorar a validade de seus pensamentos, observar seus sentimentos em relação às reflexões e buscar diferentes perspectivas ao conversar com outras pessoas. Reconhecer e corrigir pensamentos distorcidos pode levar a uma visão mais equilibrada da realidade.
Se estiver com muita dificuldade procure um profissional da saúde mental para te auxiliar neste processo.
Espero ter ajudado.
Fique bem
Do inicio, distorções cognitivas e pensamentos disfuncionais podem ser a sua realidade. Ate, se me permite complementar a sua reflexão, o mais importante seriam os processos inconscientes e seus sentimentos. Lembrando que a auto analise tem muitas limitações. Em analise ou terapia seria mais assertivo.
Olá, para compreender a sua dúvida seria importante um acompanhamento profissional, a psicoterapia poderia te auxiliar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
As distorções cognitivas acontecem qdo temos pensamentos disfunçionais, os pensamentos intrusivos são pensamentos automáticos que invadem nossa mente sem pedir licença, portanto são carregados de crenças que devem ser checadas através da criação de um novo pensamento , ou seja é necessário questionar, criticar os pensamentos para que você possa analisa-los.
Evidências contra e a favor , o porquê está pensando assim, qual crença te leva a pensar tal coisa.
Buscar um equilíbrio entre a razão e a emoção
Olá, como vai?

Distorções Cognitivas são padrões de pensamento que tendem a ser automáticos e negativos, levando a percepções distorcidas da realidade. São formas errôneas de processar informações, muitas vezes resultantes de crenças subjacentes ou aprendizado prévio, que podem afetar o humor e o comportamento. Exemplos incluem generalização excessiva, pensamento preto e branco (dualidade), filtro mental (focando apenas nos aspectos negativos), leitura mental (presumir saber o que os outros estão pensando), entre outros.

Pensamentos Disfuncionais são pensamentos que não são úteis ou que são prejudiciais para o indivíduo, muitas vezes levando a emoções negativas e comportamentos não adaptativos. Eles podem ser baseados em distorções cognitivas ou podem surgir de crenças centrais negativas sobre si mesmo, os outros e o mundo.

Para distinguir entre distorções cognitivas, pensamentos disfuncionais e a realidade, psicólogos geralmente recomendam:

Autoconsciência: Tornar-se ciente de seus próprios padrões de pensamento. Isso pode ser feito através da prática de mindfulness (atenção plena) ou mantendo um diário de pensamentos, onde você registra pensamentos automáticos e as situações que os desencadearam.

Questionamento: Desafiar esses pensamentos, perguntando a si mesmo quão verdadeiros eles realmente são. Isso pode incluir buscar evidências que suportem ou refutem o pensamento, considerar outras interpretações dos fatos, e avaliar a utilidade desses pensamentos.

Experimentação Comportamental: Testar a validade dos seus pensamentos através da experimentação. Por exemplo, se você acredita que algo ruim vai acontecer se você fizer uma determinada ação, tente fazer a ação de qualquer maneira em um ambiente seguro para ver o que realmente acontece.

Feedback Externo: Conversar sobre seus pensamentos e percepções com outras pessoas pode ajudar a obter uma perspectiva diferente. Terapeutas, amigos de confiança ou familiares podem oferecer insights externos que desafiam as distorções cognitivas.

Educação Emocional e Cognitiva: Aprender sobre distorções cognitivas e pensamento crítico pode ajudar a identificar quando você está engajado em tais padrões e como redirecionar esses pensamentos.

Espero ter ajudado de alguma forma.
UM PENSAMENTO PRECISA TER A FUNÇÃO DE UMA PEÇA DE QUBRA CABEÇA: SE A PEÇA ENCAIXA BEM NO LUGAR COM CONFORTO ESSE PENSAMENTO VEIO DO UNIVERSO E É VERDADE; SE CAUSAR MAL ESTAR, ANGUSTIA, ANSIEDADE E PÂNICO. ESSE PENSAMENTO NÃO ENCAIXA E PRECISA SER DESCARTADO!
Um abraço,
Lea
Olá! Obrigada pela pergunta. Dizemos que as distorções cognitivas são padrões disfuncionais do pensamento. O que pensamos está diretamente ligado às nossas emoções e comportamentos. Por isso, as distoções cognitivas podem causar diversos níveis de sofrimento, o que pode acontecer sem que percebamos. Por exemplo, se alguém faz distorção cognitiva acerca de seu valor pessoal e se vê de modo negativo, vai apresentar sentimentos como ansiedade, tristeza e frustração. A Psicoterapia é um processo que permite
modificá-las para que a pessoa pense de um modo mais realista e positivo. Isso não significa, entretanto, fazer com que alguém seja sempre otimista. Ao contrário, o objetivo é construir uma relação mais próxima entre a realidade e o modo de ser e de pensar. Procure um Psicologo
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 250
Oi! Como vai?

Isso pode ser melhor analisado na terapia, principalmente na abordagem TCC que trabalha com distorções cognitivas.

Falando de uma maneira geral, você pode buscar por evidências que confirmem ou esse pensamento (pode ser experiências de vida, fala de outras pessoas...) e pode fazer perguntas a si mesmo para estimular essa reflexão.

Na TCC trabalhamos muito com a metacognição - que é pensar sobre nosso pensamento -, assim podemos analisá-lo como um pensamento e não um como fato. Também temos uma lista com as distorções cognitivas mais frequentes para ajudar o paciente a ter estratégias para questionar seus pensamentos.
Boa tarde! Imagino que se você está fazendo essa pergunta utilizando termos técnicos é porque já deve ter algum conhecimento prévio sobre distorções cognitivas. O que ocorre é que as distorções cognitivas ou pensamentos disfuncionais nem sempre estão totalmente em desacordo com a realidade,mas de alguma maneira faltam elementos mais evidentes que comprovem a veracidade do pensamento ou esse pensamento não ajude em nada sendo disfuncional! Acredito que se você fizer psicoterapia com base TCC te ajudará a discernir melhor seus pensamentos. Fico à disposição no online ou presencial.
Olá! Talvez facilite compreender que os pensamentos disfuncionais são exatamente aqueles que parecem surgir de forma automática, sem qualquer tipo de reflexão mais aprofundada, ganhando o título de verdade absoluta, ou seja, de algo que dificilmente poderia ser contestado. Já as distorções cognitivas surgem como maneiras tendenciosas ou enviesadas de perceber determinadas situações, comumente através de padrões de pensamentos reproduzidos. E, por fim, a própria realidade pode ser entendida também como algo construído através da experiência. Nesse sentido, o que parece concreto para alguém, pode ser interpretado de outa forma por diferentes sujeitos. Logo, a prática da reflexão segue sendo bastante positiva, talvez não para chegar ao real exatamente, mas com o intuito de ampliar nosso entendimento ou ciar novas perspectivas. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Olá! Para identificar se um pensamento se refere a uma distorção cognitiva ou a realidade você pode fazer a análise de evidencias que confirmam o pensamento e as evidências que não confirmam o pensamento. As evidências precisam ser, necessariamente, fatos concretos, visíveis e observáveis, não podem ser baseadas em percepções subjetivas ou interpretações. A partir da análise desses fatos é possível chegar a uma conclusão mais realista sobre o pensamento e avaliar se é um pensamento realista ou distorcido.
Boa tarde,
Distorção cognitiva e pensamentos disfuncionais são a mesma coisa. Se há distorção da realidade ou dos acontecimentos a reflexão também será distorcida. Espero ter lhe ajudado
Olá,

É uma excelente pergunta e demonstra sua conscientização sobre a importância da reflexão em relação aos seus pensamentos. Identificar se uma reflexão está relacionada a distorções cognitivas, pensamentos disfuncionais ou à realidade é uma parte significativa do processo terapêutico.

Durante nossas sessões, trabalharemos juntos para desenvolver a habilidade de reconhecer padrões de pensamento. Distorções cognitivas muitas vezes envolvem pensamentos automáticos negativos e generalizações excessivas. Vamos explorar esses padrões e questionar a validade deles.

É importante lembrar que a percepção da realidade pode ser subjetiva, mas nosso objetivo é avaliar a objetividade dos pensamentos. Juntos, aprenderemos a distinguir entre pensamentos baseados em evidências concretas e aqueles influenciados por emoções intensas.

Estou aqui para apoiá-lo nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento cognitivo. Fique à vontade para trazer exemplos específicos durante nossas sessões, e juntos poderemos analisar e trabalhar na construção de uma perspectiva mais equilibrada.

Com dedicação e colaboração, alcançaremos uma compreensão mais clara dos seus pensamentos e emoções.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!