Olá. Comecei a tomar 0.5 mg de Rivotril há cerca de 1 mês por indicação médica. Tomo antes de dormir

3 respostas
Olá. Comecei a tomar 0.5 mg de Rivotril há cerca de 1 mês por indicação médica. Tomo antes de dormir e tem me ajudado no controle da ansiedade. Apenas tenho duvidas quanto a possibilidade de me criar dependencia na medicação. Isso é possível, mesmo em doses pequenas como essa?
Bom dia!
Sim, é possível.

Tanto o rivotril como os demais medicamentos da mesma família (são chamados de benzodiazepínicos) podem causar dependência química e psicológica, em que ocorre:
1 Tolerância: necessidade de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito.
2 Abstinência: ocorre quando quem é dependente para de tomar a medicação repentinamente. Pode ocorrer insônia, piora da ansiedade, cefaleia, irritabilidade e sintomas semelhantes a gripe.

Por isso, em geral o clonazepam e as outras medicações semelhantes devem ser utilizadas temporariamente para evitar o desenvolvimento de dependência.
Existem exceções em que se julga que a necessidade e benefício do remédio valha a pena apesar da dependência. Além disso algumas pessoas não desenvolvem dependência, mesmo após uso prolongado da medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
cria dependência sim
Na estratégia para controle e tratamento da ansiedade,práticas como yoga,meditação e atividade física durante o dia ajudam muito, além de se medicar com medicação ansiolítica coadjuvante ao medicamento citado por voçê
O uso de rivotril, bem como das outras medicações do grupo dos benzodiazepínicos, é útil de maneira restrita e com tempo breve de utilização (geralmente não ultrapassando muito 4 semanas de uso), sendo essa indicação, entre outros motivos, devido ao alto potencial de dependência.

Esse tipo de medicação na maioria das vezes não é indicado como tratamento único, mas visando melhora de quadros transitórios ou sintomas de aumento de ansiedade ocorrendo em virtude da introdução de medicações para o tratamento mais prolongado de transtornos de ansiedade, como inibidores seletivos de receptação de serotonina e outras classes de medicamentos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1655 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.