Olá! Carboidratos simples são todos os que não tem fibras na composição? Frutas estão incluidas?

6 respostas
Olá! Carboidratos simples são todos os que não tem fibras na composição? Frutas estão incluidas?
Os carboidratos são divididos em simples e complexos. Carboidratos simples têm estruturas químicas básicas e são rapidamente digeridos, exemplos: frutose (em frutas) e sacarose (açúcar comum).
Carboidratos complexos têm estruturas mais elaboradas e são digeridos lentamente, como amidos e fibras.
Frutas contêm carboidratos simples, mas também possuem fibras e outros nutrientes, moderando a resposta glicêmica.
Ou seja, para considerar o impacto na glicemia (se este é o seu objetivo) temos que ver o contexto todo: quantidade, refeição, quais outros alimentos consumir no mesmo horário.
E sim, mesmo com carboidratos simples, frutas são saudáveis e devem ser incluídas em uma dieta equilibrada e principalmente as que possuem mais fibras não tem um impacto negativo no controle da glicemia e perda de peso, desde que consumida na quantidade e frequencia certa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá
Simplificando: os carboidratos simples possuem um alto índice glicêmico, são digeridos e absorvidos rapidamente pelo corpo. Já os carboidratos complexos exigem um maior esforço do corpo para a sua digestão e liberação de energia, possuindo assim, um índice glicêmico mais baixo.
Os carboidratos que ingerimos devem se enquadrar principalmente na categoria complexa, juntamente com carboidratos simples NATURAIS (como frutas, legumes e leite) em vez de carboidratos refinados (pão branco, macarrão, etc.) ou alimentos com adição de açúcares (doces, refrigerantes e assados).
Ou seja, as frutas são carboidratos que em sua composição possuem fibras e fitoquímicos que irão lentificar a absorção de glicose no seu organismo, fazendo com que o pâncreas produza a insulina de uma forma prandial, evitando assim picos de hiperinsulinemia e consequentemente de hiperglicemia, dando mais saciedade (evitando assim picos de fome ou vontade por alimentos gordurosos e/ou doces).
Se consumidas de acordo com suas necessidades fisiológicas e combinações nutricionais orientadas pelo nutricionista, melhor ainda.
Mas te adianto que não precisa ter receio do tipo de carboidrato da fruta, elas são ótimas aliadas na saúde humana quando bem administradas.

Olá, tudo bem ? Não necessariamente. O que vai definir é o índice glicêmico de cada alimento.

Por exemplo: O abacaxi e o morango são fontes de carboidrato simples, porém a velocidade de absorção do abacaxi é muito superior ao morango. Mas isso não deveria ser levado em consideração se você não possui nenhum tipo de patologia específica, pois as frutas possuem ALTO VALOR NUTRITIVO para o nosso corpo. Mas caso deseje diminuir esse índice, recomendo que associe a refeição uma porção de proteína (assim reduzirá a velocidade de absorção do carboidrato e lhe trará muito mais saciedade).
Espero ter lhe ajudado!
Os carboidratos simples são de mais rápida absorção e maior índice glicêmico. Por isso, geralmente são pobres em fibras!
Por outro lado, os carboidratos complexos como raízes (batata doce, mandioca/aipim), leguminosas como feijão, vegetais e legumes e grãos como aveia e quinoa são riquíssimos em fibras e demoram um pouco mais para serem digeridos, o que traz muitos benefícios para seu corpo (saciedade, melhora da saúde intestinal...).

Sobre as frutas, em geral, também são riquíssimas em fibras, principalmente se ingeridas com cascas e bagaços! Algumas são absorvidas mais rapidamente que outras, sendo fontes de energia rápida (banana, laranja, uva, caqui, açaí..), e então, as frutas são grande aliadas, participando da sua alimentação em conversa com o seu objetivo!
Os carboidratos podem ser classificados como simples ou complexos, e essa classificação não está diretamente relacionada à presença de fibras. Vamos entender melhor:

Carboidratos Simples:

Definição: Carboidratos simples são compostos por uma ou duas moléculas de açúcar. São rapidamente digeridos e absorvidos pelo corpo, elevando os níveis de glicose no sangue mais rapidamente.
Exemplos: Açúcares encontrados em doces, bolos, refrigerantes, mel, xaropes, frutas (frutose), leite (lactose), entre outros.
Carboidratos Complexos:

Definição: Carboidratos complexos consistem em cadeias longas de moléculas de açúcar. Eles são digeridos mais lentamente, proporcionando uma liberação gradual de glicose no sangue.
Exemplos: Grãos integrais, vegetais, legumes, feijões, lentilhas, quinoa, aveia, entre outros.
Fibras:

Definição: As fibras são um tipo de carboidrato complexo que não é digerido pelo corpo. Elas podem ser solúveis (encontradas em aveia, maçãs, feijões) ou insolúveis (encontradas em cereais integrais, vegetais), e desempenham um papel importante na saúde digestiva.
Olá! Carboidratos simples são açúcares que são rapidamente absorvidos pelo corpo. Eles incluem açúcares como glicose, frutose e sacarose, e geralmente estão presentes em alimentos como doces, refrigerantes e farinhas refinadas.

Entretanto, nem todos os carboidratos simples são "ruins". As frutas, por exemplo, contêm açúcares simples, como a frutose, mas também são ricas em fibras, vitaminas e minerais. A fibra nas frutas ajuda a retardar a absorção dos açúcares, o que é benéfico para a saúde.

Então, enquanto os carboidratos simples são frequentemente associados a alimentos processados e açucarados, as frutas são uma fonte saudável de carboidratos simples devido aos seus nutrientes e fibras. É sempre bom consumir frutas como parte de uma dieta equilibrada!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.