Ola! Bom do nada eu começo a sentir um aperto no peito, uma agustia de imediato n consigo chorar mai

35 respostas
Ola! Bom do nada eu começo a sentir um aperto no peito, uma agustia de imediato n consigo chorar mais depois vai apertando mais e mais e mais ate que eu choro, isso é crise de ansiedade ou so angustia?
Olá, bom dia!
Talvez você possa também levar em consideração que ambas as situações, crise de ansiedade e a angústia, podem coexistir. Porém, a situação descrita por você possuí inúmeras nuances e particularidades, que são só suas e apenas você pode falar sobre. O surgimento destes sintomas pode ser lido como resposta a algo ou alguma coisa, e que podem estar associadas a vivências diversas, mas que cabe a você e @ profissional com escuta especializada avaliar a situação na singularidade do seu caso. É importante você procurar ajuda profissional - análise/psicoterapia - caso você deseje. E caso seja urgente também, e isto tenha lhe causado bastante sofrimento e até incapacitações. Abçs!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi... às vezes parece que é do nada. Mesmo que não perceba imediatamente, algum pensamento, alguma lembrança, sensação pode ser o desencadeador da emoção. É interessante que você observe a emoção associada a contextos, não geográficos especificamente, mas a algo que ouviu, viu, percebeu, sentiu antes ... Nosso cérebro trabalha por associação. Às vezes, as informações são pareadas, resgatando memórias emotivas. Ex.: Na infância seus cuidadores demoram para te buscar na escola e você ficou desesperada, mas não conseguia chorar, apenas um aperto no peito, só conseguiu chorar quando eles chegaram. Hoje, sensações parecidas com daquela criança esquecida podem surgir, se uma pessoa que marcou com você atrasar um pouquinho. É interessante investigar. E junto com psicólogo essa descoberta se torna possível e mais fácil.
Sensação de aperto no peito pode ser uma das inúmeras manifestações da ansiedade. É importante entender o seu contexto, acontecimentos passados ou recentes que provocaram emoções desagradáveis, bem como a frequência destas manifestações, se há momentos específicos em que elas ocorrem. Se for muito frequente, valeria fazer uma consulta médica para descartar hipótese relacionada à problema no coração. E então, buscar uma ajuda psicológica para tratar a ansiedade.
Ansiedade profunda gera angústia. Mas aconselho uma ajuda psicológica pra falar sobre essa questão.
Olá! É provável que esses sentimentos que você relata sejam de um conflito interno que sua mente não está dando conta. Acredito que o mais importante nesse momento não é definir se é ansiedade ou angústia e sim a eliminação desses sintomas. E para isso é necessário uma investigação junto a um profissional de saúde especializado para que possa descobrir a raiz desses sentimentos que estão lhe levando ao sofrimento. E assim você iniciar o processo de elaboração ressignificação.
Olá!! É importante que busque ajuda de um profissional. Muitas vezes temos algumas emoções e aparentemente não há um motivo, mas a partir do processo terapêutico conseguimos identificar os gatilhos que geram essa angustia/ansiedade. O quanto antes buscar ajudar melhor, assim vai aprender a reestruturar e compreender o motivo real e buscar uma solução.
Olá
Os sintomas descritos correspondem a um quadro de ansiedade. Importante buscar ajuda profissional para que possa trabalhar suas questões e melhorar.
Há um misto entre seus sentimentos. Ansiedade e Depressão. Vale consultar um psicólogo para avaliar melhor seus sentimentos para obter um diagnóstico preciso é possível tratamento
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso. Complementando as colocações dos outros profissionais, penso que mais importante do que definir se é angústia ou ansiedade, seria compreender a origem e os gatilhos que estão despertando esses sintomas. Sugiro que você busque uma psicoterapia para identificar as causas e, assim, construir alternativas para aliviar essa sensação tão ruim. Fico à disposição!
Os sintomas indicam sim questões relacionadas a um quadro de ansiedade. Entenda que quanto antes buscar ajuda profissional, mais efetivo pode ser o tratamento.
Olá! Pode ser as duas coisas. É recomendável que você busque ajuda para uma avaliação mais profunda. O autoconhecimento através da psicoterapia pode ser um bom acompanhamento neste momento se você tiver interesse. Um abraço.
Olá! Você disse que sente "do nada", mas é interessante observar o que estava acontecendo no momento próximo ao aparecimento dos sintomas que você descreveu, para começar a entender o que pode estar despertando essas sensações. Fazer psicoterapia pode ajudar a você localizar as causas e a encontrar ou desenvolver formas criativas de lidar com elas. Fique à vontade se quiser mandar mensagem privada e tirar alguma outra dúvida.
Olá! A ansiedade e angústia são normais e esperadas em vários momentos da nossa vida. A ansiedade antecipa algum momento desafiador para nós e nos leva a tomar determinadas atitudes, diante de um problema. A angústia acontece quando algo não vai bem e nos impulsiona à mudança. O problema é quando os dois ocorrem, mas ao invés de nos levarem a um movimento diante da vida, nos impedem de caminhar, nos levando à estagnação. Sugiro que procure fazer psicoterapia para entender e lidar com ambos, de forma mais saudável. Um abraço!
Olá, provavelmente você está apresentando ataque de pânico (que é proveniente de ansiedade) ou uma crise de ansiedade, são características comuns delas. Elas tem origem de um comportamento de perigo, você se sente em perigo, sem mesmo estar realmente numa situação iminente. Procure ajuda de um profissional, ele vai te ajudar a lidar melhor com seus gatilhos, reações, comportamentos e pensamentos. A compreender a origem dos sintomas. Fique bem, estou à disposição.
Olá,
Normalmente é assim que aparece, "do nada". É importante olhar para sua vida hoje e ver o que está acontecendo, se está em um bom ou mal momento, parece ser do nada, mas tem sempre uma razão.
Então olhar para si, faz toda a diferença.
Um abraço.
Pelo que você coloca, você deve estar com ansiedade e depressão. Para se ter certeza, procure ajuda terapêutica, assim será identificado o que está gerando esta angustia e ansiedade para possível tratamento.
Olá, tudo bem?
Pelo que você colocou pode ser um início de depressão... ou pode ser sintomas de luto... podem ser, muitas coisas. Acredito que você só vai entender o que está sentindo quando começar uma psicoterapia. Boa Sorte!
Bom dia! Apenas com essas informações não é possível dizer o que está acontecendo. Essa angústia pode estar relacionada a um quadro de ansiedade ou não.
O mais indicado seria que você procurasse acompanhamento psicológico para melhor compreensão dos seus sintomas, além de identificar diante de quais situações eles são apresentados e o que pode estar mantendo esses sintomas.
A sensação de angústia pode estar presente em momentos de ansiedade intensa, bem como a angústia (aperto no peito) pode ser desencadeadora de ansiedade. Para além da nomenclatura do que você sente, é mais importante que você se preocupe com outros critérios como por exemplo se existe um motivo aparente para você sentir isso (por exemplo, estar próximo de uma prova importante, ou um familiar estar em situação delicada de vida, ou você está passando pelo término de uma relação amorosa e etc) a intensidade das sensações desagradáveis é paralisante, ou se é muito frequente no seu dia a dia, atrapalhando concentração ou atividades corriqueiras, bem como sono, apetite, encontros sociais ou interações, desempenho no trabalho/estudos e etc. Caso seja, independente do nome que se dê, é importante que um profissional o avalie, pois o primeiro critério para qualquer Transtorno de Humor ou de Ansiedade, é que traga algum tipo de prejuízo ao indivíduo, e isso deve ser avaliado para só então ser respondido.
Olá boa tarde!
Com seu breve relato fica difícil afirmar um diagnóstico, mas sim, trata-se de sintomas de ansiedade elevada, mas também pode ter algo mais, como uma depressão por exemplo, por isso é muito importante que você procure um psicólogo para junto com você entender melhor todo o contexto e poder te ajudar de uma melhor maneira. A ansiedade quando se eleva muito pode causar as crises. Geralmente está associada aos pensamentos e preocupações , perceba se isso está acontecendo com você, e tente fazer exercícios de respiração e relaxamento para aliviar os sintomas, mas para tratar a causa o importante é fazer um acompanhamento psicológico. Me coloco à sua disposição, um forte abraço!
Olá! Me parece uma vivencia que leva ao sofrimento. Se ansiedade ou angustia são situações que requerem atenção e cuidado e quanto antes melhor. Sugiro que procure ajuda especializada para descobrir e tratar as causas que tem levado a este sofrimento.
Olá! A angústia pode estar relacionada à ansiedade, mas seria necessário entender melhor o contexto e demais sentimentos envolvidos para um diagnóstico correto.
Importante considerar que todos sentimos ansiedade e angústia diante de algumas situações, mas se estes sentimentos prejudicam a sua funcionalidade normal do dia a dia, é indicado que procure ajuda profissional para conviver com eles de forma mais saudável.
Olá! Dizemos na clínica que a angústia é um afeto que não engana, isso significa que ela denúncia um sintoma, uma questão própria do sujeito. É importante que você procure auxílio psicológico para compreender pelo quê vem passando, por como enfrentar essa questão, enfim.
Bom dia, pelos sintomas descritos dá impressão de ser crise de ansiedade mas seria muito válido ser acompanhado por um Psicólogo para que juntos possam identificar quais situações no seu contexto estão lhe deixando assim
Olá! Sendo crise de ansiedade ou angústia, pode ser importante que você busque um profissional e possa colocar algo disso em palavra. Em psicanálise, considera-se que questões inconscientes sempre vão retornar de algum jeito, geralmente em forma de sintomas e sofrimento. Assim, num processo de análise, você pode tentar compreender o que esses sintomas estão trazendo de você e construir ferramentas outras para lidar com as questões e diminuir esse sofrimento.
Olá, boa tarde, tudo bem?
Esses sintomas de angústia ou aperto no peito são bem comuns na ansiedade ou até mesmo em alguns momentos de transtornos depressivos. Porém, para um diagnóstico mais específico, é necessário procurar um profissional especializado, como um Psiquiatra. Mas não deixe de procurar auxílio e apoio psicológico, para serem trabalhadas as situações que te levam a ter essas crises.

Espero ter esclarecido.
Estou à disposição!
Olá!!! Nas síndromes ansiosas de forma geral, as pessoas frequentemente sentem sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade em concentrar-se. Sendo também muito comum sintomas físicos como, cefaleias, dores musculares, dores ou queimação no estômago, palpitações ou taquicardia, tontura, formigamento nos dedos ou lábio, sudorese fria, desconforto respiratório ou sensação de asfixia, náuseas, dor ou desconforto torácico, dentre outros sintomas.
É importante buscar auxílio profissional para que medidas sejam tomadas com o objetivo de aliviar inicialmente esses desconfortos e tratar as causas que os ocasionam.
Busque por psicólogo que você confie e sinta-se acolhida(o) nas suas necessidades. É de suma importância para o tratamento essa relação de transparência e confiança.
Espero ter auxiliado!
Um carinhoso abraço.
Olá, como vai? Sinto muito por se sentir assim, esses sintomas podem estar relacionados as duas causas, porém com poucos elementos é mais difícil responder por aqui. Aconselho que realize uma consulta psiquiátrica e faça acompanhamento psicológico. Fique bem.
Olá! O que você descreve parece ser uma experiência de ansiedade ou angústia intensa. Os sintomas que você menciona, como aperto no peito e agitação, são comuns em crises de ansiedade e podem ser muito desconfortáveis e assustadores.

No entanto, somente com essa descrição não é possível fazer um diagnóstico preciso. É importante lembrar que a ansiedade e a angústia podem ser causadas por muitos fatores diferentes, incluindo fatores físicos, emocionais e psicológicos.

Se você estiver enfrentando esses sintomas com frequência, é recomendável que você procure ajuda profissional de um profissional de saúde mental. Eles podem avaliar seus sintomas e ajudá-lo a determinar se você está lidando com uma crise de ansiedade, angústia ou outro transtorno de saúde mental. Eles também podem fornecer tratamento e orientação para ajudá-lo a lidar com seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Oi!
Isso parece ser um sintoma ansioso, é importante perceber como sua vida está atualmente, como se sente em relação à vida pessoal, trabalho, e outras areas. Se perceber verdadeiramente, suas sensações, emoções, o que a deixa satisfeita ou insatisfeita, é um grande passo, e a terapia lhe ajudará nesse processo de autoconhecimento. E se quiser iniciar essa jornnada fique à vontade para me contatar, tirar suas dúvidas e quem sabe iniciar seu processo de terapia,
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa
Pode ser as duas coisas, já que uma pode levar a outra. Se essa situação está se repetindo ou trazendo desconforto, fazer psicoterapia vai te ajudar a entender e lidar com esses sentimentos. Espero que fique bem. Abraço
Olá, como tem passado?
Importante pensar que há uma angústia aí, alguns sofrimentos ainda sem nome que te trazem e fazem sentir alguns afetos que incomodam. Um aperto que aumenta, uma angústia que aumenta até o momento do choro, parece que há conteúdo aí, coisas a serem ditas, pensadas, elaboradas e solucionadas após um determinado tempo, tempo esse que você irá determinar, em uma terapia com algum psicólogo que goste, sinta confiança e que a transferência se estabeleça.
Espero ter ajudado, fique bem e até mais.
Olá, como você está? Primeiramente é importante ressaltar que sem uma avaliação detalhada, não é possível fazer um diagnóstico preciso. No entanto, os sintomas que você descreve, como aperto no peito, agonia imediata seguida de choro, podem estar associados tanto à ansiedade quanto à angústia.

A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas e causar sintomas físicos como aperto no peito, respiração acelerada e sensação de sufocamento, especialmente em situações estressantes ou desencadeadoras de preocupação intensa.

Por outro lado, a angústia também pode se manifestar com sintomas físicos semelhantes, como aperto no peito e dificuldade em expressar emoções, podendo levar a momentos de choro como uma forma de alívio emocional.

Para obter um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado, recomendo que você consulte um profissional da saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, que poderá avaliar sua situação de forma mais abrangente e oferecer o suporte necessário. Me coloco à disposição para eventuais dúvidas! Abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem! Compreendo sua preocupação e a intensidade dos sentimentos que você está enfrentando. Sensações como um aperto no peito, angústia e a vontade de chorar podem ser extremamente desconfortáveis e perturbadoras. Esses sintomas podem sim estar associados a crises de ansiedade, mas também podem ser um sinal de outras questões emocionais.
É muito importante buscar ajuda médica para garantir que não haja uma causa física para esses sintomas. Consultar um médico pode proporcionar uma avaliação completa e assegurar que seu corpo esteja saudável. Isso também ajudará a descartar qualquer condição médica que possa estar contribuindo para o que você está sentindo.
Além disso, buscar ajuda psicológica é fundamental. A terapia pode oferecer um espaço seguro e adequado para explorar e entender melhor esses sentimentos. Um psicólogo pode ajudar a identificar gatilhos específicos que estão causando essas crises de angústia ou ansiedade e trabalhar com você para desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes. Com a terapia, você pode aprender técnicas para gerenciar e aliviar esses sintomas, além de promover um maior autoconhecimento e equilíbrio emocional.
Entender as causas desses sentimentos e trabalhar maneiras construtivas de lidar e mudar pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar geral. Gerenciar as emoções, inclusive de ansiedade e a angústia não é algo que você precisa ou deva enfrentar sozinho. A ajuda profissional pode proporcionar suporte e ferramentas necessárias para que você se sinta melhor e mais no controle de suas emoções.
Havendo interesse para iniciar esse caminho de autoconhecimento e alívio, estou aqui para ajudar. Me mande uma mensagem. Agende uma consulta e vamos trabalhar juntos para entender e superar essas sensações, promovendo uma vida mais equilibrada e saudável.
Conte comigo! Estou à disposição para lhe apoiar nesse processo. Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Mestre e Psicóloga Adriana de Araújo
@psicologaadrianadearaujo
O que você está descrevendo – um aperto no peito seguido de uma sensação de angústia que cresce até você chorar – pode sim estar relacionado a uma crise de ansiedade. A ansiedade pode se manifestar tanto física quanto emocionalmente, e essa sensação de aperto no peito é um sintoma muito comum.

A diferença entre uma simples angústia e uma crise de ansiedade está na intensidade e nos outros sintomas que podem acompanhar essa sensação, como falta de ar, coração acelerado, tremores ou a sensação de perda de controle. Porém, mesmo que não se manifeste como uma crise intensa, essa angústia constante é um sinal de que algo não está bem emocionalmente e merece atenção.

A terapia pode ajudar a entender o que está causando esses sentimentos, além de oferecer estratégias para lidar com o aperto no peito antes que ele se intensifique. Com o acompanhamento certo, você pode desenvolver formas de acolher suas emoções e diminuir esse desconforto emocional.

@annymuniz.psi

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.