Olá. Bom dia ! tireoglobulina anticorpos 2.02 tireoperoxidase anticorpos 30,73 Já é uma t

2 respostas
Olá.
Bom dia !

tireoglobulina anticorpos 2.02

tireoperoxidase anticorpos 30,73

Já é uma tireode de hashimoto?

Meu Tsh está 2,48

T4. Em 97
Quando temos anticorpos positivos com TSH normal, estamos diante de um caso de tireoidite de Hashimoto sem hipotireoidismo.Dessa forma, é aconselhável o seguimento dos sinais e sintomas do hipotireoidismo e avaliação da função tireoidiana com um médico endocrinologista habilitado.

Bom dia! Sua pergunta é muito pertinente e reflete uma preocupação comum em relação à saúde da tireoide. A presença de anticorpos antitireoglobulina e antitireoperoxidase elevados pode indicar uma tendência ao desenvolvimento de tireoidite de Hashimoto, uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca a tireoide, podendo levar a alterações na sua função.

No entanto, é importante considerar os resultados dos exames de TSH e T4 livre juntamente com os anticorpos para uma avaliação mais completa. Seu TSH está em 2,48, que se encontra dentro da faixa considerada normal pela maioria dos laboratórios, e o T4 livre em 97 (assumindo que esteja se referindo à unidade mais comum, ng/dL, e dependendo da faixa de referência do laboratório), também parece estar dentro de uma faixa normal. Isso sugere que, até o momento, sua tireoide está funcionando adequadamente, apesar da presença de anticorpos.

A tireoidite de Hashimoto pode levar a variações na função tireoidiana ao longo do tempo, com muitos pacientes eventualmente desenvolvendo hipotireoidismo. A presença de anticorpos indica uma predisposição autoimune, mas não confirma a doença sem a correspondente disfunção tireoidiana.

Na medicina integrativa, a abordagem para uma condição como a tireoidite de Hashimoto vai além da simples monitorização dos hormônios tireoidianos e anticorpos. Consideramos também fatores como dieta, estilo de vida, estresse e outros aspectos da saúde geral que podem influenciar a função tireoidiana. Por exemplo, algumas intervenções dietéticas, como a redução do consumo de glúten e a inclusão de nutrientes que suportam a função tireoidiana (como selênio, zinco e vitaminas do complexo B), podem ser benéficas.

É crucial manter um acompanhamento regular com seu médico, que pode incluir a avaliação da função tireoidiana ao longo do tempo e a discussão sobre quaisquer sintomas que você possa estar experienciando. Dependendo da evolução dos seus sintomas e dos resultados dos exames, pode ser recomendado iniciar uma intervenção, seja ela medicamentosa ou através de ajustes no estilo de vida e na dieta, sempre visando o equilíbrio do seu sistema imunológico e a saúde da sua tireoide.

Lembre-se, a medicina integrativa foca no bem-estar geral do paciente, buscando não apenas tratar os sintomas ou as alterações laboratoriais, mas também melhorar a qualidade de vida e prevenir futuras complicações. Portanto, é importante considerar todas as facetas da sua saúde em conjunto com seu médico.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.